Teste Tensilon
O teste Tensilon é um método para ajudar a diagnosticar a miastenia gravis.
Um medicamento denominado Tensilon (também denominado edrofônio) ou um medicamento simulado (placebo inativo) é administrado durante este teste. O médico administra o medicamento por uma de suas veias (por via intravenosa, por via intravenosa). Você também pode receber um medicamento chamado atropina antes de receber Tensilon, de forma que você não sabe que está recebendo o medicamento.
Você será solicitado a realizar alguns movimentos musculares repetidamente, como cruzar e descruzar as pernas ou se levantar da posição sentada em uma cadeira. O provedor verificará se o Tensilon melhora a força muscular. Se você tiver fraqueza nos músculos oculares ou faciais, o efeito do Tensilon sobre isso também será monitorado.
O teste pode ser repetido e você pode fazer outros testes do Tensilon para ajudar a identificar a diferença entre a miastenia gravis e outras condições.
Normalmente, nenhuma preparação especial é necessária. Siga as instruções do seu provedor sobre como se preparar.
Você sentirá uma picada aguda quando a agulha IV for inserida. O medicamento pode causar uma sensação de estômago embrulhado ou uma ligeira sensação de aumento da frequência cardíaca, especialmente se a atropina não for administrada primeiro.
O teste ajuda:
- Diagnosticar miastenia gravis
- Diga a diferença entre miastenia gravis e outras condições cerebrais e do sistema nervoso semelhantes
- Monitore o tratamento com medicamentos anticolinesterásicos orais
O teste também pode ser feito para doenças como a síndrome de Lambert-Eaton. Este é um distúrbio no qual a comunicação falha entre os nervos e os músculos leva à fraqueza muscular.
Em muitas pessoas com miastenia gravis, a fraqueza muscular melhora logo após receber Tensilon. A melhora dura apenas alguns minutos. Para alguns tipos de miastenia, o Tensilon pode piorar a fraqueza.
Quando a doença piora o suficiente para necessitar de tratamento (crise miastênica), ocorre uma breve melhora na força muscular.
Quando há uma overdose de anticolinesterase (crise colinérgica), o Tensilon tornará a pessoa ainda mais fraca.
O medicamento usado durante o teste pode causar efeitos colaterais, incluindo desmaios ou insuficiência respiratória. É por isso que o teste é feito por um provedor em um ambiente médico.
Miastenia gravis - teste de tensilon
- Fadiga muscular
Chernecky CC, Berger BJ. Teste Tensilon - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 1057-1058.
Sanders DB, Guptill JT. Distúrbios da transmissão neuromuscular. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 109.