O envelhecimento muda no rosto
A aparência do rosto e do pescoço geralmente muda com a idade. A perda do tônus muscular e o enfraquecimento da pele dão ao rosto uma aparência flácida ou caída. Em algumas pessoas, a papada flácida pode criar a aparência de um queixo duplo.
Sua pele também resseca e a camada de gordura subjacente encolhe, de modo que seu rosto não tem mais uma superfície lisa e carnuda. Até certo ponto, as rugas não podem ser evitadas. No entanto, a exposição ao sol e o tabagismo provavelmente fazem com que eles se desenvolvam mais rapidamente. O número e o tamanho das manchas e manchas escuras no rosto também aumentam. Essas mudanças de pigmento são em grande parte devido à exposição ao sol.
Dentes faltando e gengivas retraídas mudam a aparência da boca, então seus lábios podem parecer encolhidos. A perda de massa óssea na mandíbula reduz o tamanho da parte inferior da face e torna a testa, o nariz e a boca mais pronunciados. Seu nariz também pode se alongar um pouco.
As orelhas podem aumentar em algumas pessoas (provavelmente causado pelo crescimento da cartilagem). Os homens podem desenvolver cabelos nas orelhas que se tornam mais longos, mais grossos e mais visíveis à medida que envelhecem. A cera fica mais seca porque há menos glândulas de cera nas orelhas e elas produzem menos óleo. A cera endurecida pode bloquear o canal auditivo e afetar sua capacidade de ouvir.
Sobrancelhas e cílios ficam cinza. Como em outras partes do rosto, a pele ao redor dos olhos fica enrugada, criando pés de galinha na lateral dos olhos.
A gordura das pálpebras deposita-se nas órbitas dos olhos. Isso pode fazer com que seus olhos pareçam fundos. As pálpebras inferiores podem afrouxar e podem surgir bolsas sob os olhos. O enfraquecimento do músculo que sustenta a pálpebra superior pode fazer com que as pálpebras caiam. Isso pode limitar a visão.
A superfície externa do olho (córnea) pode desenvolver um anel branco acinzentado. A parte colorida do olho (íris) perde pigmento, fazendo com que a maioria das pessoas muito idosas pareça ter olhos cinza ou azul claro.
- Mudanças no rosto com a idade
Brodie SE, Francis JH. Envelhecimento e distúrbios oculares. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 95.
Perkins SW, Floyd EM. Gestão do envelhecimento da pele. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 23.
Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.