Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 18 Julho 2021
Data De Atualização: 19 Abril 2025
Anonim
Alterações do envelhecimento nos pulmões - Medicamento
Alterações do envelhecimento nos pulmões - Medicamento

Os pulmões têm duas funções principais. Uma é levar oxigênio do ar para o corpo. A outra é remover o dióxido de carbono do corpo. Seu corpo precisa de oxigênio para funcionar corretamente. O dióxido de carbono é um gás que o corpo produz quando usa oxigênio.

Durante a respiração, o ar entra e sai dos pulmões. Quando você inspira (inspira), o ar flui através das vias respiratórias para os pulmões. As vias aéreas são feitas de tecido elástico. Faixas de músculos e outros tecidos de suporte envolvem cada via respiratória para ajudar a mantê-las abertas.

O ar continua fluindo para os pulmões até preencher as pequenas bolsas de ar. O sangue circula em torno dessas bolsas de ar através de pequenos vasos sanguíneos chamados capilares. O oxigênio atravessa a corrente sanguínea no local onde os vasos sanguíneos e os sacos de ar se encontram. É também aqui que o dióxido de carbono atravessa a corrente sanguínea até os pulmões para ser expirado (expirado).

MUDANÇAS DE ENVELHECIMENTO EM SEU CORPO E SEUS EFEITOS NOS PULMÕES

Alterações nos ossos e músculos do tórax e da coluna:

  • Os ossos ficam mais finos e mudam de forma. Isso pode alterar o formato de sua caixa torácica. Como resultado, sua caixa torácica não pode expandir e contrair tão bem durante a respiração.
  • O músculo que sustenta sua respiração, o diafragma, fica enfraquecido. Essa fraqueza pode impedi-lo de inspirar ou expirar ar suficiente.

Essas mudanças em seus ossos e músculos podem diminuir o nível de oxigênio em seu corpo. Além disso, menos dióxido de carbono pode ser removido de seu corpo. Podem ocorrer sintomas como cansaço e falta de ar.


Mudanças no tecido pulmonar:

  • Os músculos e outros tecidos próximos às vias respiratórias podem perder a capacidade de mantê-las completamente abertas. Isso faz com que as vias aéreas se fechem facilmente.
  • O envelhecimento também faz com que os sacos de ar percam a forma e se tornem folgados.

Essas alterações no tecido pulmonar podem permitir que o ar fique preso nos pulmões. Muito pouco oxigênio pode entrar em seus vasos sanguíneos e menos dióxido de carbono pode ser removido. Isso torna difícil respirar.

Mudanças no sistema nervoso:

  • A parte do cérebro que controla a respiração pode perder algumas de suas funções. Quando isso acontece, seus pulmões não conseguem obter oxigênio suficiente. Uma quantidade insuficiente de dióxido de carbono pode deixar os pulmões. A respiração pode ficar mais difícil.
  • Os nervos das vias respiratórias que provocam a tosse tornam-se menos sensíveis. Grandes quantidades de partículas, como fumaça ou germes, podem se acumular nos pulmões e dificultar a tosse.

Mudanças no sistema imunológico:

  • Seu sistema imunológico pode ficar mais fraco. Isso significa que seu corpo é menos capaz de lutar contra infecções pulmonares e outras doenças.
  • Seus pulmões também são menos capazes de se recuperar após a exposição à fumaça ou outras partículas prejudiciais.

PROBLEMAS COMUNS


Como resultado dessas mudanças, os idosos correm maior risco de:

  • Infecções pulmonares, como pneumonia e bronquite
  • Falta de ar
  • Baixo nível de oxigênio
  • Padrões respiratórios anormais, resultando em problemas como apnéia do sono (episódios de respiração interrompida durante o sono)

PREVENÇÃO

Para diminuir os efeitos do envelhecimento nos pulmões:

  • Não fume. Fumar prejudica os pulmões e acelera o envelhecimento pulmonar.
  • Faça exercícios físicos para melhorar a função pulmonar.
  • Levante-se e mova-se. Ficar deitado na cama ou sentado por longos períodos permite que o muco se acumule nos pulmões. Isso o coloca em risco de infecções pulmonares. Isso é especialmente verdadeiro logo após a cirurgia ou quando você está doente.

OUTRAS ALTERAÇÕES RELACIONADAS AO ENVELHECIMENTO

Conforme você envelhece, você terá outras mudanças, incluindo:

  • Em órgãos, tecidos e células
  • Nos ossos, músculos e articulações
  • No coração e vasos sanguíneos
  • Em sinais vitais
  • Cílios respiratórios
  • Mudanças no tecido pulmonar com a idade

Davies GA, Bolton CE. Alterações no sistema respiratório relacionadas à idade. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 17.


Meuleman J, Kallas HE. Geriatria. In: Harward MP, ed. Segredos médicos. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 18.

Walston JD. Sequelas clínicas comuns do envelhecimento. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 22.

Popular Hoje

Chronicon cria um espaço para pessoas com condições crônicas se conectarem e aprenderem

Chronicon cria um espaço para pessoas com condições crônicas se conectarem e aprenderem

A Healthline fez parceria com a Chronicon para ete evento de um dia.Ao 15 ano, Nitika Chopra etava coberta da cabeça ao pé com poríae doloroa, uma condição que foi diagnoticad...
Como essas três posições de sono afetam sua saúde intestinal

Como essas três posições de sono afetam sua saúde intestinal

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Quando etamo no ...