Substituição parcial do joelho
Uma substituição parcial do joelho é uma cirurgia para substituir apenas uma parte de um joelho danificado. Pode substituir a parte interna (medial), a parte externa (lateral) ou a rótula do joelho.
A cirurgia para substituir toda a articulação do joelho é chamada de substituição total do joelho.
A cirurgia de substituição parcial do joelho remove tecido e osso danificados na articulação do joelho. É feito quando a artrite está presente apenas em parte do joelho. As áreas são substituídas por um implante artificial, denominado prótese. O resto do seu joelho é preservado. As substituições parciais do joelho costumam ser feitas com incisões menores, portanto, o tempo de recuperação é menor.
Antes da cirurgia, você receberá um medicamento que bloqueia a dor (anestesia). Você terá um dos dois tipos de anestesia:
- Anestesia geral. Você estará dormindo e sem dor durante o procedimento.
- Anestesia regional (raquidiana ou peridural). Você ficará dormente abaixo da cintura. Você também receberá remédios para relaxar ou sentir sonolência.
O cirurgião fará um corte no seu joelho. Esse corte tem cerca de 7,5 a 13 centímetros de comprimento.
- Em seguida, o cirurgião examina toda a articulação do joelho. Se houver danos em mais de uma parte do joelho, você pode precisar de uma substituição total do joelho. Na maioria das vezes isso não é necessário, porque testes feitos antes do procedimento teriam mostrado esse dano.
- O osso e o tecido danificados são removidos.
- Uma peça feita de plástico e metal é colocada no joelho.
- Uma vez que a peça esteja no local adequado, é fixada com cimento ósseo.
- A ferida é fechada com pontos.
O motivo mais comum para a substituição da articulação do joelho é para aliviar a dor intensa da artrite.
Seu médico pode sugerir a substituição da articulação do joelho se:
- Você não consegue dormir a noite toda por causa da dor no joelho.
- Sua dor no joelho o impede de realizar atividades diárias.
- Sua dor no joelho não melhorou com outros tratamentos.
Você precisa entender como será a cirurgia e a recuperação.
A artroplastia parcial do joelho pode ser uma boa escolha se você tiver artrite em apenas um lado ou parte do joelho e:
- Você é mais velho, magro e não muito ativo.
- Você não tem artrite muito forte do outro lado do joelho ou sob a rótula.
- Você tem apenas uma pequena deformidade no joelho.
- Você tem uma boa amplitude de movimento no joelho.
- Os ligamentos do joelho estão estáveis.
No entanto, a maioria das pessoas com artrite do joelho passa por uma cirurgia chamada artroplastia total do joelho (ATJ).
A substituição do joelho é feita com mais frequência em pessoas com 60 anos ou mais. Nem todas as pessoas podem fazer uma prótese parcial do joelho. Você pode não ser um bom candidato se sua condição for muito grave. Além disso, sua condição médica e física pode não permitir que você faça o procedimento.
Os riscos para esta cirurgia incluem:
- Coágulos de sangue
- Acúmulo de fluido na articulação do joelho
- Falha das peças de reposição para anexar ao joelho
- Danos nos nervos e vasos sanguíneos
- Dor ao ajoelhar-se
- Distrofia simpática reflexa (rara)
Sempre informe ao seu provedor quais medicamentos você está tomando, incluindo ervas, suplementos e medicamentos comprados sem receita médica.
Durante as 2 semanas antes da cirurgia:
- Prepare sua casa.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda pode tomar no dia da cirurgia.
- Pode ser solicitado que você pare de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve), anticoagulantes como varfarina (Coumadin) e outros medicamentos.
- Você pode precisar parar de tomar quaisquer medicamentos que enfraquecem o seu sistema imunológico, incluindo Enbrel e metotrexato.
- Se você tem diabetes, doença cardíaca ou outras condições médicas, seu cirurgião pedirá que você consulte o provedor que o trata dessas condições.
- Informe o seu provedor se você tem bebido muito álcool (mais de um ou dois drinques por dia).
- Se você fuma, você precisa parar. Peça ajuda aos seus provedores. Fumar retarda a cura e a recuperação.
- Informe o seu médico se você pegar um resfriado, gripe, febre, aparecimento de herpes ou outra doença antes da cirurgia.
- Você pode consultar um fisioterapeuta antes da cirurgia para aprender os exercícios que podem ajudá-lo a se recuperar.
- Pratique o uso de bengala, andador, muletas ou cadeira de rodas.
No dia da sua cirurgia:
- Você pode ser instruído a não beber ou comer nada por 6 a 12 horas antes do procedimento.
- Tome os medicamentos que seu provedor disse para você tomar com um gole de água.
- Seu provedor lhe dirá quando chegar ao hospital.
Você pode voltar para casa no mesmo dia ou precisar ficar no hospital por um dia.
Você pode colocar todo o seu peso no joelho imediatamente.
Depois de voltar para casa, você deve tentar fazer o que seu cirurgião lhe disser. Isso inclui ir ao banheiro ou passear nos corredores com ajuda. Você também precisará de fisioterapia para melhorar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos ao redor do joelho.
A maioria das pessoas se recupera rapidamente e sente muito menos dor do que antes da cirurgia. Pessoas que fazem uma artroplastia parcial do joelho se recuperam mais rápido do que aquelas que fazem uma artroplastia total do joelho.
Muitas pessoas conseguem andar sem bengala ou andador dentro de 3 a 4 semanas após a cirurgia. Você precisará de fisioterapia por 3 a 4 meses.
A maioria das formas de exercício está OK após a cirurgia, incluindo caminhada, natação, tênis, golfe e ciclismo. No entanto, você deve evitar atividades de alto impacto, como correr.
A artroplastia parcial do joelho pode ter bons resultados para algumas pessoas. No entanto, a parte não substituída do joelho ainda pode degenerar e você pode precisar de uma substituição completa do joelho no futuro. A substituição parcial interna ou externa apresenta bons resultados por até 10 anos após a cirurgia. A substituição parcial da patela ou femoropatelar não tem resultados tão bons em longo prazo quanto as substituições parciais internas ou externas. Você deve discutir com seu provedor se você é um candidato a uma artroplastia parcial do joelho e qual é a taxa de sucesso para sua condição.
Artroplastia unicompartimental do joelho; Substituição do joelho - parcial; Substituição unicondilar do joelho; Artroplastia - joelho unicompartimental; UKA; Substituição parcial do joelho minimamente invasiva
- Articulação do joelho
- A estrutura de uma junta
- Substituição parcial do joelho - série
Althaus A, Long WJ, Vigdorchik JM. Artroplastia robótica unicompartimental do joelho. In: Scott WN, ed. Insall & Scott Cirurgia do Joelho. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 163.
Jevsevar DS. Tratamento da osteoartrite do joelho: diretriz baseada em evidências, 2ª edição. J Am Acad Orthop Surg. 2013; 21 (9): 571-576. PMID: 23996988 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23996988.
Mihalko WM. Artroplastia do joelho. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 7.
Weber KL, Jevsevar DS, McGrory BJ. Diretriz de Prática Clínica da AAOS: tratamento cirúrgico da osteoartrite do joelho: diretriz baseada em evidências. J Am Acad Orthop Surg. 2016; 24 (8): e94-e96. PMID: 27355287 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27355287.