Síndrome metabólica
Síndrome metabólica é o nome de um grupo de fatores de risco que ocorrem juntos e aumentam a chance de ter doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.
A síndrome metabólica é muito comum nos Estados Unidos. Cerca de um quarto dos americanos são afetados. Os médicos não têm certeza se a síndrome é causada por uma única causa. Mas muitos dos riscos da síndrome estão relacionados à obesidade. Muitas pessoas com síndrome metabólica costumavam ser informadas de que tinham pré-diabetes, hipertensão precoce (pressão alta) ou hiperlipidemia leve (alto teor de gordura no sangue).
Os dois fatores de risco mais importantes para a síndrome metabólica são:
- Peso extra nas partes média e superior do corpo (obesidade central). Esse tipo de corpo pode ser descrito como "em forma de maçã".
- Resistência à insulina - a insulina é um hormônio produzido no pâncreas. A insulina é necessária para ajudar a controlar a quantidade de açúcar no sangue. A resistência à insulina significa que algumas células do corpo usam a insulina com menos eficácia do que o normal. Como resultado, o nível de açúcar no sangue aumenta, o que faz com que a insulina aumente. Isso pode aumentar a quantidade de gordura corporal.
Outros fatores de risco incluem:
- Envelhecimento
- Genes que aumentam a probabilidade de você desenvolver essa condição
- Mudanças nos hormônios masculinos, femininos e do estresse
- Falta de exercício
Pessoas com síndrome metabólica geralmente têm um ou mais outros fatores que podem estar relacionados com a doença, incluindo:
- Aumento do risco de coagulação do sangue
- Níveis elevados de substâncias sanguíneas que são um sinal de inflamação em todo o corpo
- Pequenas quantidades de uma proteína chamada albumina na urina
Seu médico irá examiná-lo. Você será questionado sobre sua saúde geral e quaisquer sintomas que você esteja tendo. Podem ser solicitados exames de sangue para verificar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e triglicerídeos.
Você provavelmente será diagnosticado com síndrome metabólica se tiver três ou mais dos seguintes sinais:
- Pressão arterial igual ou superior a 130/85 mm Hg ou você está tomando remédio para pressão alta
- Açúcar no sangue (glicose) em jejum entre 100 a 125 mg / dL (5,6 a 7 mmol / L) ou você foi diagnosticado e está tomando medicamentos para diabetes
- Grande circunferência da cintura (comprimento ao redor da cintura): para homens, 40 polegadas (100 centímetros) ou mais; para mulheres, 35 polegadas (90 centímetros) ou mais [para pessoas de ascendência asiática, 35 polegadas (90 cm) para homens e 30 polegadas (80 cm) para mulheres]
- Colesterol HDL baixo (bom): para homens, menos de 40 mg / dL (1 mmol / L); para mulheres, menos de 50 mg / dL (1,3 mmol / L) ou você está tomando remédio para HDL reduzido
- Níveis de triglicerídeos em jejum iguais ou superiores a 150 mg / dL (1,7 mmol / L) ou você está tomando remédio para reduzir os triglicerídeos
O objetivo do tratamento é reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes.
Seu provedor irá recomendar mudanças no estilo de vida ou medicamentos:
- Perder peso. A meta é perder entre 7% e 10% do seu peso atual. Provavelmente, você precisará comer de 500 a 1.000 calorias a menos por dia. Uma variedade de opções de dieta pode ajudar as pessoas a atingir esse objetivo. Não existe uma dieta "melhor" única para perder peso.
- Faça 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada, como caminhar. Faça exercícios para fortalecer os músculos 2 dias por semana. O exercício de alta intensidade por períodos mais curtos é outra opção. Verifique com seu provedor se você está saudável o suficiente para iniciar um novo programa de exercícios.
- Reduza o colesterol comendo alimentos mais saudáveis, perdendo peso, fazendo exercícios e tomando medicamentos para baixar o colesterol, se necessário.
- Baixe a pressão arterial comendo menos sal, perdendo peso, praticando exercícios e tomando remédios, se necessário.
Seu provedor pode recomendar aspirina em baixas doses diárias.
Se você fuma, agora é a hora de parar. Peça ajuda ao seu provedor para parar. Existem medicamentos e programas que podem ajudá-lo a deixar de fumar.
Pessoas com síndrome metabólica têm um risco aumentado a longo prazo de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2, derrame, doença renal e suprimento insuficiente de sangue para as pernas.
Ligue para o seu provedor se você tiver sinais ou sintomas desta condição.
Síndrome de resistência à insulina; Síndrome X
- Medição da circunferência abdominal
Site da American Heart Association. Sobre a síndrome metabólica. www.heart.org/en/health-topics/metabolic-syndrome/about-metabolic-syndrome. Atualizado em 31 de julho de 2016. Acessado em 18 de agosto de 2020.
Site do National Heart, Lung e Blood Institute. Síndrome metabólica. www.nhlbi.nih.gov/health-topics/metabolic-syndrome. Acessado em 18 de agosto de 2020.
Raynor HA, Champagne CM. Posição da Academia de Nutrição e Dietética: intervenções para o tratamento do sobrepeso e da obesidade em adultos. Dieta J Acad Nutr. 2016; 116 (1): 129-147. PMID: 26718656 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26718656/.
Ruderman NB, Shulman GI. Síndrome metabólica. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 43.