Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 15 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Baixo nível de açúcar no sangue - recém-nascidos - Medicamento
Baixo nível de açúcar no sangue - recém-nascidos - Medicamento

Um nível baixo de açúcar no sangue em bebês recém-nascidos também é chamado de hipoglicemia neonatal. Refere-se ao baixo nível de açúcar no sangue (glicose) nos primeiros dias após o nascimento.

Os bebês precisam de açúcar no sangue (glicose) para obter energia. A maior parte dessa glicose é usada pelo cérebro.

O bebê recebe glicose da mãe através da placenta antes do nascimento. Após o nascimento, o bebê obtém glicose da mãe por meio do leite ou da fórmula. O bebê também pode produzir glicose no fígado.

O nível de glicose pode cair se:

  • Há muita insulina no sangue. A insulina é um hormônio que extrai a glicose do sangue.
  • O bebê não consegue produzir glicose suficiente.
  • O corpo do bebê está usando mais glicose do que está sendo produzido.
  • O bebê não consegue ingerir glicose suficiente ao se alimentar.

A hipoglicemia neonatal ocorre quando o nível de glicose de um recém-nascido causa sintomas ou está abaixo da faixa considerada segura para a idade do bebê. Ocorre em cerca de 1 a 3 em cada 1000 nascimentos.


O nível baixo de açúcar no sangue é mais provável em bebês com um ou mais destes fatores de risco:

  • Nasceu cedo, tem uma infecção grave ou precisou de oxigênio logo após o parto
  • A mãe tem diabetes (esses bebês costumam ser maiores do que o normal)
  • Crescimento mais lento do que o esperado no útero durante a gravidez
  • Menor ou maior em tamanho do que o esperado para sua idade gestacional

Bebês com baixo nível de açúcar no sangue podem não apresentar sintomas. Se o seu bebê tem um dos fatores de risco para baixo nível de açúcar no sangue, as enfermeiras do hospital verificarão o nível de açúcar no sangue do seu bebê, mesmo se não houver sintomas.

Além disso, o nível de açúcar no sangue é frequentemente verificado em bebês com estes sintomas:

  • Pele de cor azulada ou pálida
  • Problemas respiratórios, como pausas na respiração (apnéia), respiração rápida ou grunhido
  • Irritabilidade ou apatia
  • Músculos soltos ou frouxos
  • Má alimentação ou vômito
  • Problemas para manter o corpo aquecido
  • Tremores, tremores, sudorese ou convulsões

Os recém-nascidos com risco de hipoglicemia devem fazer um exame de sangue para medir o nível de açúcar no sangue com frequência após o nascimento. Isso será feito com um talão de calcanhar. O médico deve continuar a fazer exames de sangue até que o nível de glicose do bebê permaneça normal por cerca de 12 a 24 horas.


Outros exames possíveis incluem a triagem neonatal para distúrbios metabólicos, como exames de sangue e urina.

Bebês com baixo nível de açúcar no sangue precisarão receber alimentação extra com leite materno ou fórmula. Os bebês que são amamentados podem precisar receber fórmula extra se a mãe não for capaz de produzir leite suficiente. (A extração manual e a massagem podem ajudar as mães a extrair mais leite.) Às vezes, um gel de açúcar pode ser administrado por via oral temporariamente se não houver leite suficiente.

O bebê pode precisar de uma solução de açúcar administrada por uma veia (por via intravenosa) se não conseguir comer pela boca ou se o nível de açúcar no sangue estiver muito baixo.

O tratamento continuará até que o bebê consiga manter o nível de açúcar no sangue. Isso pode levar horas ou dias. Os bebês que nasceram cedo, têm uma infecção ou nasceram com baixo peso podem precisar de tratamento por um período mais longo.

Se a baixa de açúcar no sangue continuar, em casos raros, o bebê também pode receber medicamentos para aumentar o nível de açúcar no sangue. Em casos muito raros, os recém-nascidos com hipoglicemia muito grave que não melhoram com o tratamento podem necessitar de cirurgia para remover parte do pâncreas (para reduzir a produção de insulina).


A perspectiva é boa para recém-nascidos que não apresentam sintomas ou que respondem bem ao tratamento. No entanto, o baixo nível de açúcar no sangue pode retornar em um pequeno número de bebês após o tratamento.

É mais provável que a condição volte quando os bebês são retirados dos fluidos administrados por uma veia antes de estarem totalmente prontos para comer por via oral.

Bebês com sintomas mais graves têm maior probabilidade de desenvolver problemas de aprendizagem. Isso é mais comum para bebês com peso abaixo da média ou cujas mães têm diabetes.

O nível de açúcar no sangue grave ou persistente pode afetar a função mental do bebê. Em casos raros, podem ocorrer insuficiência cardíaca ou convulsões. No entanto, esses problemas também podem ser causados ​​pela causa subjacente da baixa de açúcar no sangue, e não como resultado da própria baixa de açúcar no sangue.

Se você tiver diabetes durante a gravidez, converse com seu provedor para controlar seu nível de açúcar no sangue. Certifique-se de que o nível de açúcar no sangue do seu recém-nascido seja monitorado após o nascimento.

Hipoglicemia neonatal

Davis SN, Lamos EM, Younk LM. Hipoglicemia e síndromes hipoglicêmicas. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 47.

Garg M, Devaskar SU. Distúrbios do metabolismo de carboidratos em neonatos. In: Martin RM, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2020: cap 86.

Sperling MA. Hipoglicemia. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 111.

Interessante Hoje

3 tarefas que facilitam a mudança para a insulina basal

3 tarefas que facilitam a mudança para a insulina basal

Quando você recebe um diagnótico de diabete tipo 2, eu médico pode iniciar modificaçõe no etilo de vida, como dieta e exercício. Ou você pode começar a tomar um...
Por que a ciência diz que o ácido hialurônico é o Santo Graal para uma hidratação jovem e sem rugas

Por que a ciência diz que o ácido hialurônico é o Santo Graal para uma hidratação jovem e sem rugas

O ácido hialurônico (AH) é um glicoaminoglicano de ocorrência natural encontrado em todo o tecido conjuntivo do corpo. O glicoaminoglicano ão implemente carboidrato não a...