O que é o óleo MCT e é o próximo superalimento?
Contente
- O que exatamente é o óleo MCT?
- Os benefícios de saúde e condicionamento físico do óleo MCT
- Como usar o óleo MCT
- Onde obter óleo MCT
- Revisão para
Há um meme que diz algo como: "Cabelo crespo? Óleo de coco. Pele ruim? Óleo de coco. Crédito ruim? Óleo de coco. Amamentação ruim? Óleo de coco." Sim, parece que o mundo enlouqueceu um pouco de óleo de coco, convencido de que derramar óleo de coco sobre, bem, tudo, iria curar todas as suas aflições. (Relacionado: Como realmente usar óleo de coco para um cabelo melhor)
Isso porque o óleo de coco estava sendo considerado um superalimento com alto teor de gorduras saudáveis e naturais, que não apenas deixava a pele macia, mas também convertia o colesterol ruim em bom. E, claro, pode até ajudá-lo a perder peso. Mas acontece que o óleo de coco teve sua boa reputação em primeiro lugar porque contém triglicerídeos de cadeia média ou, para abreviar, MCTs. O que é óleo MCT, exatamente? É saudável? Quais são alguns usos do óleo MCT? Descubra tudo isso aqui.
O que exatamente é o óleo MCT?
O MCT é um ácido graxo saturado artificial. O "óleo MCT puro" (o tipo testado nos estudos abaixo) é feito em laboratório pela combinação de triglicerídeos de cadeia média de óleo de coco e óleo de palma. Por que não somente coco ou somente Palma? Porque a palma simples e o coco puro também contêm triglicerídeos de cadeia mais longa."Estamos descobrindo que o óleo de coco é uma mistura dessas cadeias", diz a nutricionista Jessica Crandall. Essa é parte da razão pela qual foi relatado recentemente que o óleo de coco pode não ser tão saudável quanto você pensa.
Compreender o poder dos MCTs se resume em entender por que eles são melhores para você do que seus primos de longa cadeia.
Os comprimentos dos triglicerídeos de cadeia média e longa representam quantas moléculas de carbono estão ligadas. Por que meio é melhor do que longo? MCTs (6 a 8 moléculas de carbono) são digeridos mais rapidamente e são considerados uma fonte de combustível limpo para o corpo e o cérebro, diz Crandall, o que significa que darão ao seu corpo a energia de que precisa sem enchê-lo com um monte de coisas que não 't-como açúcar adicionado e ingredientes processados. Cadeias longas (10 a 12 moléculas de carbono) demoram mais para metabolizar e são armazenadas como gordura no processo.
Você provavelmente foi treinado para temer a gordura saturada, mas agora os pesquisadores e os fanáticos por exercícios físicos estão sugerindo que nem todas as gorduras saturadas merecem uma má reputação, e isso inclui a gordura encontrada no óleo MCT puro. A teoria é que, ao consumir essa gordura de digestão rápida, o corpo rapidamente a absorve e metaboliza como combustível, enquanto mais gorduras de cadeia mais longa de queima lenta, como azeite, manteiga, gordura de carne bovina, óleo de palma e óleo de coco, são armazenadas .
Esta diferença de digestão pode ser o motivo de Mark Hyman, M.D., autor de Coma gordura, emagreça, chama o óleo MCT de "a gordura secreta que faz você emagrecer". O Dr. Hyman diz que o óleo MCT é um "super combustível" para as células porque "aumenta a queima de gordura e aumenta a clareza mental".
Os benefícios de saúde e condicionamento físico do óleo MCT
A maioria dos benefícios à saúde que cercam a campanha publicitária do óleo de MCT tem a ver com a perda de peso e seu metabolismo, e um estudo descobriu que as pessoas viram mais perda de peso e diminuição da gordura corporal por consumir óleo de MCT em vez de azeite de oliva. O bônus de perda de peso que o óleo MCT fornece pode ter muito a ver com a maior taxa de queima, o que significa que seu corpo é capaz de metabolizar rapidamente a gordura, dando um pequeno impulso ao seu metabolismo no processo.
A pesquisa também analisou se o óleo MCT poderia ser usado para tratar certas condições gastrointestinais relacionadas à má absorção de nutrientes. É a digestão "rápida e simples" de MCTs que pode ser a chave, relata um artigo publicado em Gastroenterologia prática. Acontece que o comprimento de uma cadeia de ácidos graxos influencia sua digestão e absorção no trato gastrointestinal. Algumas pessoas não conseguem digerir cadeias mais longas de forma eficiente e, portanto, não obtêm os nutrientes de que o corpo precisa, mas elas estão capaz de digerir e absorver com sucesso esses MCTs de metabolização rápida.
Outros estudos também associam os MCTs à diminuição das doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer, "mas essa pesquisa é muito limitada", diz Crandall.
Mas aqui está a coisa interessante que separa o óleo MCT da embalagem. "Nenhum dos benefícios do óleo de MCT se mostrou verdadeiro com o óleo de coco", diz Crandall. Por que não? Novamente, tudo se resume ao tipo de gordura saturada encontrada nessas cadeias médias. (Relacionado: As gorduras saturadas são realmente o segredo para uma vida mais longa?)
Como usar o óleo MCT
O óleo MCT puro é um líquido límpido e insípido que deve ser consumido puro, sem o aquecer. Não é refinado, por isso tem um ponto de fumaça baixo, semelhante ao óleo de linhaça, óleo de gérmen de trigo e óleo de noz, e não responde bem ao calor. Basicamente, cozinhar não é um dos usos do óleo do MCT.
Então, como você pode usar o óleo MCT? Adicione o óleo puro ao café, vitaminas ou molhos para salada. É fácil escorregar para uma refeição ou bebida sem muito trabalho, já que o tamanho da porção geralmente varia entre apenas meia colher de sopa e até 3 colheres de sopa. A maioria dos óleos 100% MCT no mercado recomenda começar com meia colher de sopa para ver como o sistema digestivo responde. Muito rápido pode levar a problemas digestivos. E não se esqueça de que o MCT ainda é uma gordura líquida com densidade calórica - 1 colher de sopa chega a 100 calorias. (Relacionado: O café ceto à prova de balas com manteiga é realmente saudável?)
"Ter mais de 300 calorias em óleo por dia, mesmo MCT com todos os seus benefícios, não dará ao seu metabolismo uma rotação grande o suficiente para compensar essas calorias", diz Crandall.
Onde obter óleo MCT
Varejistas de suplementos e mercearias de alimentos naturais comercializam óleo e pó de MCT com preços moderados por US $ 14 a US $ 30. Mas Crandall observa que esses óleos são todos "misturas patenteadas" que, como o óleo de coco, contêm apenas algum MCT e não será a proporção exata de MCTs de palma e coco usados em laboratórios e pesquisas. Essa mistura de óleo MCT de "grau médico" não está disponível ao público, mas Crandall estima que, se fosse, custaria mais de US $ 200 por um minúsculo recipiente de 8 onças. Por enquanto, você terá que ler os rótulos dos ingredientes e trabalhar com o que tem.
Atualmente, não há diretrizes ou regulamentações sobre se uma mistura patenteada pode rotular um produto como "óleo 100% MCT puro". “Essas marcas não precisam divulgar quais são seus blends e não há padrões oficiais de suplementos que devam ser cumpridos”, diz ela.
Então, como saber se o óleo ou suplemento MCT que você encontra na prateleira é legítimo? Crandall chama isso de "estágio de rato de laboratório". Embora o sistema digestivo de cada pessoa seja diferente, ela sugere encontrar um óleo MCT que seja uma mistura de óleos de coco e palma (evite qualquer coisa que diga que é simplesmente um derivado do coco) e, em seguida, comece aos poucos e veja como seu corpo reage.