Saída dupla do ventrículo direito
O ventrículo direito de saída dupla (DORV) é uma doença cardíaca que está presente desde o nascimento (congênita). A aorta se conecta ao ventrículo direito (RV, a câmara do coração que bombeia sangue pobre em oxigênio para os pulmões), em vez de ao ventrículo esquerdo (LV, a câmara que normalmente bombeia sangue rico em oxigênio para o corpo).
Tanto a artéria pulmonar (que transporta sangue pobre em oxigênio para os pulmões) quanto a aorta (que transporta sangue rico em oxigênio do coração para o corpo) vêm da mesma câmara de bombeamento. Nenhuma artéria está conectada ao ventrículo esquerdo (a câmara que normalmente bombeia o sangue para o corpo).
Em uma estrutura cardíaca normal, a aorta se conecta ao VE. A artéria pulmonar normalmente está conectada ao VD. No DORV, ambas as artérias fluem para fora do VD. Isso é um problema porque o RV carrega sangue pobre em oxigênio. Esse sangue então circula por todo o corpo.
Outro defeito denominado defeito do septo ventricular (VSD) sempre ocorre com DORV.
O sangue rico em oxigênio dos pulmões flui do lado esquerdo do coração, através da abertura do VSD e para o VD. Isso ajuda o bebê com DORV, permitindo que o sangue rico em oxigênio se misture com o sangue pobre em oxigênio. Mesmo com essa mistura, o corpo pode não obter oxigênio suficiente. Isso faz com que o coração trabalhe mais para atender às necessidades do corpo. Existem vários tipos de DORV.
A diferença entre esses tipos é a localização do VSD no que se refere à localização da artéria pulmonar e aorta. Os sintomas e a gravidade do problema dependem do tipo de DORV. A presença de estenose da válvula pulmonar também afeta o quadro.
Pessoas com DORV costumam ter outros defeitos cardíacos, como:
- Defeitos da almofada endocárdica (as paredes que separam as quatro câmaras do coração estão mal formadas ou ausentes)
- Coarctação da aorta (estreitamento da aorta)
- Problemas da válvula mitral
- Atresia pulmonar (a válvula pulmonar não se forma adequadamente)
- Estenose da válvula pulmonar (estreitamento da válvula pulmonar)
- Arco aórtico do lado direito (o arco aórtico está à direita em vez de à esquerda)
- Transposição das grandes artérias (a aorta e artéria pulmonar são trocadas)
Os sinais de DORV podem incluir:
- Coração dilatado
- Sopro cardíaco
- Respiração rápida
- Batimento cardíaco acelerado
Os sintomas de DORV podem incluir:
- Má alimentação por se cansar facilmente
- Cor azulada da pele e lábios
- Baqueteamento (espessamento dos leitos ungueais) dos dedos das mãos e dos pés (sinal tardio)
- Falha em ganhar peso e crescer
- Coloração pálida
- Suando
- Pernas ou abdômen inchados
- Problemas respiratórios
Os testes para diagnosticar DORV incluem:
- Radiografias de tórax
- Exame de ultrassom do coração (ecocardiograma)
- Passagem de um tubo fino e flexível no coração para medir a pressão arterial e injetar corante para fotos especiais do coração e das artérias (cateterismo cardíaco)
- Ressonância magnética do coração
O tratamento requer cirurgia para fechar o orifício no coração e direcionar o sangue do ventrículo esquerdo para a aorta. A cirurgia também pode ser necessária para mover a artéria pulmonar ou aorta.
Os fatores que determinam o tipo e o número de operações que o bebê precisa incluem:
- O tipo de DORV
- A gravidade do defeito
- A presença de outros problemas no coração
- A condição geral da criança
O desempenho do bebê depende de:
- O tamanho e a localização do VSD
- O tamanho das câmaras de bombeamento
- A localização da aorta e artéria pulmonar
- A presença de outras complicações (como coarctação da aorta e problemas da válvula mitral)
- A saúde geral do bebê no momento do diagnóstico
- Se o dano pulmonar ocorreu devido a muito sangue fluindo para os pulmões por um longo período de tempo
As complicações do DORV podem incluir:
- Insuficiência cardíaca
- Pressão alta nos pulmões, que não tratada, pode levar a danos permanentes nos pulmões
- Morte
Crianças com essa doença cardíaca podem precisar tomar antibióticos antes do tratamento odontológico. Isso evita infecções ao redor do coração. Os antibióticos também podem ser necessários após a cirurgia.
Ligue para o seu médico se seu filho parecer se cansar facilmente, tiver dificuldade para respirar ou se tiver pele ou lábios azulados. Você também deve consultar o seu provedor se o seu bebê não estiver crescendo ou ganhando peso.
DORV; Anomalia de Taussig-Bing; DORV com VSD duplamente comprometido; DORV com VSD não comprometido; DORV com VSD subaórtica; Cardiopatia congênita - DORV; Defeito cardíaco cianótico - DORV; Defeito de nascença - DORV
- Saída dupla do ventrículo direito
Bichell D. Ventrículo direito de dupla saída. In: Ungerleider RM, Meliones JN, McMillian KN, Cooper DS, Jacobs JP, eds. Doença cardíaca crítica em bebês e crianças. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 58.
Haller C, Van Arsdell GS, Yoo S-J, George-Hyslop CST, Spicer DE, Anderson A. Double-outlet ventricle. Em: Wernovsky G, Anderson RH, Kumar K, et al. Cardiologia Pediátrica de Anderson. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 39.
Webb GD, Smallhorn JF, Therrien J, Redington AN. Cardiopatia congênita no paciente adulto e pediátrico. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 75.