Influenza H1N1 (gripe suína)
O vírus H1N1 (gripe suína) é uma infecção do nariz, garganta e pulmões. É causada pelo vírus da gripe H1N1.
Formas anteriores do vírus H1N1 foram encontradas em porcos (suínos). Com o tempo, o vírus mudou (sofreu mutação) e infectou humanos. O H1N1 é um novo vírus detectado pela primeira vez em humanos em 2009. Ele se espalhou rapidamente pelo mundo.
O vírus H1N1 agora é considerado um vírus normal da gripe. É um dos três vírus incluídos na vacina contra a gripe regular (sazonal).
Você não pode pegar o vírus da gripe H1N1 comendo carne de porco ou qualquer outro alimento, bebendo água, nadando em piscinas ou usando banheiras de hidromassagem ou saunas.
Qualquer vírus da gripe pode ser transmitido de pessoa para pessoa quando:
- Alguém com gripe tosse ou espirra no ar que outras pessoas respiram.
- Alguém toca uma maçaneta, mesa, computador ou balcão com o vírus da gripe e, em seguida, toca a boca, os olhos ou o nariz.
- Alguém toca o muco enquanto cuida de uma criança ou adulto com gripe.
Os sintomas, o diagnóstico e o tratamento da gripe H1N1 são semelhantes aos da gripe em geral.
Gripe suína; Influenza H1N1 tipo A
- Resfriados e gripes - o que perguntar ao seu médico - adulto
- Resfriados e gripes - o que perguntar ao seu médico - criança
- Quando seu bebê ou criança tem febre
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Influenza (gripe). www.cdc.gov/flu/index.htm. Atualizado em 17 de maio de 2019. Acessado em 31 de maio de 2019.
Treanor JJ. Influenza (incluindo influenza aviária e influenza suína). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 167.