Diabetes tipo 2 - planejamento de refeições
Quando você tem diabetes tipo 2, reservar um tempo para planejar suas refeições ajuda muito a controlar o açúcar no sangue e o peso.
Seu foco principal é manter o nível de açúcar no sangue (glicose) dentro da faixa-alvo. Para ajudar a controlar o açúcar no sangue, siga um plano alimentar que tenha:
- Alimentos de todos os grupos alimentares
- Menos calorias
- Aproximadamente a mesma quantidade de carboidratos em cada refeição e lanche
- Gorduras saudáveis
Junto com uma alimentação saudável, você pode ajudar a manter o açúcar no sangue dentro da faixa desejada, mantendo um peso saudável. Pessoas com diabetes tipo 2 geralmente estão acima do peso ou são obesas. Perder até 4,5 quilos pode ajudá-lo a controlar melhor o diabetes. Comer alimentos saudáveis e permanecer ativo (por exemplo, 60 minutos no total de caminhada ou outra atividade por dia) pode ajudá-lo a atingir e manter sua meta de perda de peso. A atividade permite que os músculos usem o açúcar do sangue sem a necessidade de insulina para mover o açúcar para as células musculares.
COMO OS CARBOIDRATOS AFETAM O AÇÚCAR SANGUÍNEO
Os carboidratos nos alimentos fornecem energia ao corpo. Você precisa comer carboidratos para manter sua energia. Mas os carboidratos também aumentam o açúcar no sangue mais alto e mais rápido do que outros tipos de alimentos.
Os principais tipos de carboidratos são amidos, açúcares e fibras. Aprenda quais alimentos contêm carboidratos. Isso ajudará no planejamento das refeições para que você possa manter o açúcar no sangue dentro dos limites desejados. Nem todos os carboidratos podem ser decompostos e absorvidos pelo corpo. Alimentos com mais carboidratos não digeríveis, ou fibras, têm menor probabilidade de aumentar o açúcar no sangue fora da faixa de meta. Isso inclui alimentos como feijão e grãos inteiros.
PLANEJAMENTO DE REFEIÇÕES PARA CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 2
Os planos de refeições devem levar em consideração a quantidade de calorias que as crianças precisam para crescer. Em geral, três pequenas refeições e três lanches por dia podem ajudar a atender às necessidades calóricas. Muitas crianças com diabetes tipo 2 estão acima do peso. A meta deve ser capaz de atingir um peso saudável comendo alimentos saudáveis e praticando mais atividades (150 minutos por semana).
Trabalhe com um nutricionista registrado para elaborar um plano de alimentação para seu filho. Um nutricionista registrado é um especialista em alimentação e nutrição.
As dicas a seguir podem ajudar seu filho a se manter na linha:
- Nenhum alimento está fora dos limites. Saber como diferentes alimentos afetam o açúcar no sangue do seu filho ajuda você e seu filho a manter o açúcar no sangue dentro do intervalo desejado.
- Ajude seu filho a aprender que quantidade de comida é uma quantidade saudável. Isso é chamado de controle de parcela.
- Faça com que sua família mude gradualmente de beber refrigerante e outras bebidas açucaradas, como sucos e bebidas esportivas, por água ou leite desnatado.
PLANEJANDO REFEIÇÕES
Todo mundo tem necessidades individuais. Trabalhe com seu médico, nutricionista ou educador em diabetes para desenvolver um plano de refeições que funcione para você.
Ao fazer compras, leia os rótulos dos alimentos para fazer melhores escolhas alimentares.
Uma boa forma de garantir que obtém todos os nutrientes de que necessita durante as refeições é utilizar o método do prato. Este é um guia alimentar visual que o ajuda a escolher os melhores tipos e as quantidades certas de alimentos para comer. Incentiva porções maiores de vegetais sem amido (metade do prato) e porções moderadas de proteína (um quarto do prato) e amido (um quarto do prato).
COMA UMA VARIEDADE DE ALIMENTOS
Comer uma grande variedade de alimentos ajuda você a se manter saudável. Tente incluir alimentos de todos os grupos de alimentos em cada refeição.
VEGETAIS (2½ a 3 xícaras ou 450 a 550 gramas por dia)
Escolha vegetais frescos ou congelados sem adição de molhos, gorduras ou sal. Vegetais sem amido incluem vegetais verde-escuros e amarelos-escuros, como pepino, espinafre, brócolis, alface romana, repolho, acelga e pimentão. Os vegetais ricos em amido incluem milho, ervilha, feijão, cenoura, inhame e taro. Observe que a batata deve ser considerada um amido puro, como pão branco ou arroz branco, em vez de um vegetal.
FRUTAS (1½ a 2 xícaras ou 240 a 320 gramas por dia)
Escolha frutas frescas, congeladas, enlatadas (sem adição de açúcar ou xarope) ou frutas secas sem açúcar. Experimente maçãs, bananas, frutas vermelhas, cerejas, coquetel de frutas, uvas, melão, laranja, pêssego, pêra, mamão, abacaxi e passas. Beba sucos 100% frutas sem adição de adoçantes ou xaropes.
GRÃOS (3 a 4 onças ou 85 a 115 gramas por dia)
Existem 2 tipos de grãos:
- Os grãos inteiros não são processados e possuem o grão inteiro. Exemplos são farinha de trigo integral, aveia, fubá integral, amaranto, cevada, arroz integral e selvagem, trigo sarraceno e quinua.
- Os grãos refinados foram processados (moídos) para remover o farelo e o germe. Os exemplos são farinha branca, fubá desidratado, pão branco e arroz branco.
Os grãos têm amido, um tipo de carboidrato. Os carboidratos aumentam o nível de açúcar no sangue. Para uma alimentação saudável, certifique-se de que metade dos grãos que você ingere todos os dias sejam grãos inteiros. Os grãos inteiros têm muita fibra. As fibras na dieta evitam que o nível de açúcar no sangue suba rápido demais.
ALIMENTOS PROTEÍNOS (5 a 6½ onças ou 140 a 184 gramas por dia)
Alimentos protéicos incluem carnes, aves, frutos do mar, ovos, feijões e ervilhas, nozes, sementes e alimentos de soja processados. Coma peixes e aves com mais frequência. Retire a pele do frango e do peru. Selecione cortes magros de carne bovina, vitela, porco ou caça selvagem. Corte toda a gordura visível da carne. Asse, asse, grelhe, grelhe ou ferva em vez de fritar. Ao fritar proteínas, use óleos saudáveis, como azeite de oliva.
LEITE (3 xícaras ou 245 gramas por dia)
Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura. Esteja ciente de que leite, iogurte e outros laticínios têm açúcar natural, mesmo quando não contêm açúcar adicionado. Leve isso em consideração ao planejar refeições para permanecer dentro da faixa-alvo de açúcar no sangue. Alguns produtos lácteos sem gordura têm muito açúcar adicionado. Certifique-se de ler o rótulo.
ÓLEOS / GORDURAS (não mais do que 7 colheres de chá ou 35 mililitros por dia)
Os óleos não são considerados um grupo alimentar. Mas eles têm nutrientes que ajudam seu corpo a se manter saudável. Os óleos são diferentes das gorduras porque permanecem líquidos à temperatura ambiente. As gorduras permanecem sólidas à temperatura ambiente.
Limite a ingestão de alimentos gordurosos, especialmente aqueles ricos em gordura saturada, como hambúrgueres, alimentos fritos, bacon e manteiga.
Em vez disso, escolha alimentos com alto teor de gorduras poliinsaturadas ou monoinsaturadas. Isso inclui peixes, nozes e óleos vegetais.
Os óleos podem aumentar o açúcar no sangue, mas não tão rápido quanto o amido. Os óleos também são ricos em calorias. Tente usar no máximo o limite diário recomendado de 7 colheres de chá (35 mililitros).
E SOBRE ÁLCOOL E DOCES?
Se você optar por beber álcool, limite a quantidade e beba com uma refeição. Verifique com seu médico como o álcool afetará o açúcar no sangue e para determinar uma quantidade segura para você.
Os doces são ricos em gordura e açúcar. Mantenha o tamanho das porções pequeno.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a evitar comer muitos doces:
- Peça colheres e garfos extras e divida a sobremesa com outras.
- Coma doces sem açúcar.
- Sempre peça o menor tamanho de porção ou tamanho infantil.
SUA EQUIPE DE CUIDADOS DE DIABETES ESTÁ LÁ PARA AJUDÁ-LO
No início, o planejamento das refeições pode ser exaustivo. Mas será mais fácil à medida que seu conhecimento sobre os alimentos e seus efeitos no açúcar no sangue aumentarem. Se você estiver tendo problemas com o planejamento das refeições, converse com sua equipe de tratamento de diabetes. Eles estão lá para ajudá-lo.
Dieta para diabetes tipo 2; Dieta - diabetes - tipo 2
- Carboidratos simples
- Carboidratos complexos
- Gorduras saturadas
- Leia os rótulos dos alimentos
- meu prato
American Diabetes Association. 5. Facilitando a mudança de comportamento e bem-estar para melhorar os resultados de saúde: Padrões de Assistência Médica em Diabetes-2020. Diabetes Care. 2020; 43 (Suplemento 1): S48 – S65. PMID: 31862748 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31862748/.
American Diabetes Association. 3. Prevenção ou retardo do diabetes tipo 2: Padrões de Assistência Médica em Diabetes-2020. Diabetes Care. 2020; 43 (Suplemento 1): S32-S36. PMID: 31862746 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31862746/.
Site da American Diabetes Association. Centro de alimentação para diabetes. www.diabetesfoodhub.org. Acessado em 4 de maio de 2020.
Evert AB, Dennison M, Gardner CD, et al. Terapia nutricional para adultos com diabetes ou pré-diabetes: um relatório de consenso. Diabetes Care. 2019; 42 (5): 731-754. PMID: 31000505 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31000505/.
Riddle MC, Ahmann AJ. Terapêutica do diabetes mellitus tipo 2. In: Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 35.