Cirurgia retroesternal da tireoide
A glândula tireoide normalmente está localizada na parte frontal do pescoço.Uma tireoide retroesternal se refere à localização anormal de toda ou parte da glândula tireoide abaixo do esterno (esterno).
O bócio retroesternal é sempre uma consideração em pessoas que têm uma massa saindo do pescoço. Um bócio retroesternal geralmente não causa sintomas por anos. Freqüentemente, é detectado quando uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada é feita por outro motivo. Qualquer sintoma geralmente se deve à pressão sobre as estruturas próximas, como a traqueia (traquéia) e o tubo de deglutição (esôfago).
A cirurgia para remover completamente o bócio pode ser recomendada, mesmo se você não tiver sintomas.
Durante a cirurgia:
- Você recebe anestesia geral. Isso o faz adormecer e não consegue sentir dor.
- Você deita de costas com o pescoço ligeiramente estendido.
- O cirurgião faz um corte (incisão) na parte frontal da parte inferior do pescoço, logo acima da clavícula, para determinar se a massa pode ser removida sem abrir o tórax. Na maioria das vezes, a cirurgia pode ser feita dessa forma.
- Se a massa estiver bem no interior do tórax, o cirurgião fará uma incisão ao longo do meio do osso torácico. Todo o bócio é então removido.
- Um tubo pode ser deixado no local para drenar fluidos e sangue. Geralmente é removido em 1 a 2 dias.
- As incisões são fechadas com pontos (suturas).
Esta cirurgia é feita para remover completamente a massa. Se não for removido, pode exercer pressão sobre a traquéia e o esôfago.
Se o bócio retroesternal estiver presente há muito tempo, você pode ter dificuldade para engolir os alimentos, dor leve na região do pescoço ou falta de ar.
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações a medicamentos, problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos, infecção
Os riscos da cirurgia retroesternal da tireoide são:
- Danos às glândulas paratireoides (pequenas glândulas perto da tireoide) ou ao seu suprimento de sangue, resultando em baixo cálcio
- Danos na traqueia
- Perfuração do esôfago
- Lesão da corda vocal
Durante as semanas antes da cirurgia:
- Pode ser necessário fazer exames que mostrem exatamente onde está localizada sua glândula tireoide. Isso ajudará o cirurgião a localizar a tireoide durante a cirurgia. Você pode fazer uma tomografia computadorizada, ultrassom ou outros exames de imagem.
- Você também pode precisar de medicamentos para a tireoide ou tratamentos com iodo 1 a 2 semanas antes da cirurgia.
Informe o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma, mesmo aqueles comprados sem receita. Isso inclui ervas e suplementos.
Vários dias a uma semana antes da cirurgia:
- Pode ser solicitado que você pare temporariamente de tomar medicamentos para afinar o sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil), naproxeno (Aleve), clopidogrel (Plavix), varfarina (Coumadin), entre outros.
- Preencha todas as receitas de remédios para dor e cálcio de que precisará após a cirurgia.
- Informe o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma, mesmo aqueles comprados sem receita. Isso inclui ervas e suplementos. Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor.
No dia da cirurgia:
- Siga as instruções sobre quando parar de comer e beber.
- Tome todos os medicamentos que seu provedor disse para você tomar com um pequeno gole de água.
- Certifique-se de chegar ao hospital a tempo.
Você pode precisar ficar no hospital durante a noite após a cirurgia para que possa ser observado por qualquer sangramento, alteração no nível de cálcio ou problemas respiratórios.
Você pode ir para casa no dia seguinte se a cirurgia foi feita no pescoço. Se o tórax foi aberto, você pode ficar no hospital por vários dias.
Provavelmente, você conseguirá se levantar e andar no dia seguinte ou no dia seguinte à cirurgia. A recuperação total deve demorar cerca de 3 a 4 semanas.
Você pode sentir dor após a cirurgia. Peça ao seu provedor instruções sobre como tomar medicamentos para a dor depois de ir para casa.
Siga todas as instruções para se cuidar depois de voltar para casa.
O resultado dessa cirurgia geralmente é excelente. A maioria das pessoas precisa tomar comprimidos de hormônio da tireoide (reposição do hormônio da tireoide) pelo resto da vida, quando toda a glândula é removida.
Subesternal da tireoide - cirurgia; Bócio mediastinal - cirurgia
- Tireóide retroesternal
Kaplan EL, Angelos P, James BC, Nagar S, Grogan RH. Cirurgia da tireóide. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 96.
Smith PW, Hanks LR, Salomone LJ, Hanks JB. Tireoide. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 36.