Testes de rastreio de glicose durante a gravidez
Um teste de rastreamento de glicose é um teste de rotina durante a gravidez que verifica o nível de glicose (açúcar) no sangue de uma mulher grávida.
O diabetes gestacional é um alto nível de açúcar no sangue (diabetes) que começa ou é detectado durante a gravidez.
TESTE DE DUAS ETAPAS
Durante a primeira etapa, você terá um teste de rastreamento de glicose:
- Você não precisa preparar ou alterar sua dieta de forma alguma.
- Você será solicitado a beber um líquido que contém glicose.
- Seu sangue será coletado 1 hora após você beber a solução de glicose para verificar seu nível de glicose no sangue.
Se a glicose no sangue da primeira etapa estiver muito alta, você precisará voltar para um teste de tolerância à glicose de 3 horas. Para este teste:
- NÃO coma ou beba nada (exceto goles de água) por 8 a 14 horas antes do teste. (Você também não pode comer durante o teste.)
- Você será solicitado a beber um líquido que contém glicose, 100 gramas (g).
- O sangue será coletado antes de beber o líquido e novamente mais 3 vezes a cada 60 minutos após bebê-lo. Cada vez, seu nível de glicose no sangue será verificado.
- Reserve pelo menos 3 horas para este teste.
TESTE DE UM PASSO
Você precisa ir ao laboratório uma vez para um teste de tolerância à glicose de 2 horas. Para este teste:
- NÃO coma ou beba nada (exceto goles de água) por 8 a 14 horas antes do teste. (Você também não pode comer durante o teste.)
- Você será solicitado a beber um líquido que contém glicose (75 g).
- O sangue será coletado antes de beber o líquido e novamente mais 2 vezes a cada 60 minutos após bebê-lo. Cada vez, seu nível de glicose no sangue será verificado.
- Reserve pelo menos 2 horas para este teste.
Tanto para o teste de duas etapas quanto para o teste de uma etapa, coma sua comida normal nos dias anteriores ao teste. Pergunte ao seu médico se algum dos medicamentos que você toma pode afetar os resultados do seu teste.
A maioria das mulheres não apresenta efeitos colaterais do teste de tolerância à glicose. Beber a solução de glicose é semelhante a beber um refrigerante muito doce. Algumas mulheres podem sentir náuseas, suor ou vertigens após beberem a solução de glicose. Os efeitos colaterais graves desse teste são muito incomuns.
Este teste verifica se há diabetes gestacional. A maioria das mulheres grávidas faz um teste de rastreamento de glicose entre 24 e 28 semanas de gravidez. O teste pode ser feito mais cedo se você tiver um alto nível de glicose na urina durante as consultas pré-natais de rotina ou se você tiver um alto risco de diabetes.
Mulheres com baixo risco de desenvolver diabetes podem não fazer o teste de rastreamento. Para ser de baixo risco, todas essas afirmações devem ser verdadeiras:
- Você nunca fez um teste que mostrasse que sua glicose no sangue estava acima do normal.
- Seu grupo étnico tem baixo risco de diabetes.
- Você não tem parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos) com diabetes.
- Você tem menos de 25 anos e tem peso normal.
- Você não teve nenhum resultado ruim durante uma gravidez anterior.
TESTE DE DUAS ETAPAS
Na maioria das vezes, um resultado normal para o teste de rastreamento de glicose é um açúcar no sangue igual ou inferior a 140 mg / dL (7,8 mmol / L) 1 hora após beber a solução de glicose. Um resultado normal significa que você não tem diabetes gestacional.
Nota: mg / dL significa miligramas por decilitro e mmol / L significa milimoles por litro.Essas são duas maneiras de indicar a quantidade de glicose no sangue.
Se a glicose no sangue for superior a 140 mg / dL (7,8 mmol / L), a próxima etapa é o teste de tolerância à glicose oral. Este teste mostrará se você tem diabetes gestacional. A maioria das mulheres (cerca de 2 em cada 3) que fazem este teste não tem diabetes gestacional.
TESTE DE UM PASSO
Se o seu nível de glicose estiver abaixo dos resultados anormais descritos abaixo, você não tem diabetes gestacional.
TESTE DE DUAS ETAPAS
Os valores sanguíneos anormais para um teste de tolerância à glicose oral de 100 gramas de 3 horas são:
- Jejum: superior a 95 mg / dL (5,3 mmol / L)
- 1 hora: superior a 180 mg / dL (10,0 mmol / L)
- 2 horas: superior a 155 mg / dL (8,6 mmol / L)
- 3 horas: superior a 140 mg / dL (7,8 mmol / L)
TESTE DE UM PASSO
Os valores sanguíneos anormais para um teste de tolerância à glicose oral de 75 gramas de 2 horas são:
- Jejum: superior a 92 mg / dL (5,1 mmol / L)
- 1 hora: superior a 180 mg / dL (10,0 mmol / L)
- 2 horas: superior a 153 mg / dL (8,5 mmol / L)
Se apenas um dos resultados de sua glicose no sangue no teste de tolerância à glicose oral for superior ao normal, seu provedor pode simplesmente sugerir que você mude alguns dos alimentos que ingere. Então, o seu provedor pode testá-lo novamente após você ter mudado sua dieta.
Se mais de um dos resultados de glicose no sangue estiver acima do normal, você tem diabetes gestacional.
Você pode ter alguns dos sintomas listados acima sob o título "Como será o teste".
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Teste de tolerância à glicose oral - gravidez; OGTT - gravidez; Teste de desafio de glicose - gravidez; Diabetes gestacional - exame de glicose
American Diabetes Association. 2. Classificação e Diagnóstico de Diabetes: Padrões de Assistência Médica em Diabetes-2020. Diabetes Care. 2020; 43 (Suplemento 1): S14-S31. PMID: 31862745 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31862745/.
Comissão de Boletins de Prática - Obstetrícia. Boletim prático nº 190: Diabetes mellitus gestacional. Obstet Gynecol. 2018; 131 (2): e49-e64. PMID: 29370047 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29370047/.
Landon MB, Catalano PM, Gabbe SG. Diabetes mellitus complicando a gravidez. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 45.
Metzger BE. Diabetes mellitus e gravidez. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 45.
Moore TR, Ha Rent-De Mouzon S, Catalono P. Diabetes in Pregnancy. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 59.