Cabelo excessivo ou indesejado em mulheres
Na maioria das vezes, as mulheres têm cabelos finos acima dos lábios e no queixo, no peito, no abdômen ou nas costas. O crescimento de pêlos escuros e grossos nessas áreas (mais típico do crescimento de pêlos de padrão masculino) é chamado de hirsutismo.
As mulheres normalmente produzem baixos níveis de hormônios masculinos (andrógenos). Se o seu corpo produz muito desse hormônio, você pode ter crescimento indesejado de pelos.
Na maioria dos casos, a causa exata nunca é conhecida. A condição geralmente ocorre em famílias.
Uma causa comum de hirsutismo é a síndrome do ovário policístico (SOP). Mulheres com SOP e outras condições hormonais que causam o crescimento indesejado de pelos também podem ter:
- Acne
- Problemas com períodos menstruais
- Problemas para perder peso
- Diabetes
Se esses sintomas começarem repentinamente, você pode ter um tumor que libera hormônios masculinos.
Outras causas raras de crescimento indesejado de pelos podem incluir:
- Tumor ou câncer da glândula adrenal.
- Tumor ou câncer de ovário.
- Síndrome de Cushing.
- Hiperplasia adrenal congênita.
- Hipertecose - uma condição em que os ovários produzem muitos hormônios masculinos.
O uso de certos medicamentos também pode ser a causa do crescimento indesejado de pelos, incluindo:
- Testosterona
- Danazol
- Esteróides anabolizantes
- DHEA
- Glicocorticóides
- Ciclosporina
- Minoxidil
- Fenitoína
Fisiculturistas mulheres podem tomar hormônios masculinos (esteróides anabolizantes), o que pode resultar em crescimento excessivo de pelos.
Em casos raros, mulheres com hirsutismo têm níveis normais de hormônios masculinos e a causa específica do crescimento indesejado de pelos não pode ser identificada.
O principal sintoma dessa condição é a presença de pelos escuros e ásperos em áreas sensíveis aos hormônios masculinos. Essas áreas incluem:
- Queixo e lábio superior
- Peito e abdômen superior
- Costas e nádegas
- Parte interna da coxa
Seu médico irá examiná-lo e perguntar sobre seus sintomas.
Os testes que podem ser feitos podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Teste de testosterona
- Teste de sulfato de DHEA
- Ultra-som pélvico (se virilização ou desenvolvimento de características masculinas estiver presente)
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética (se houver virilização)
- Exame de sangue de 17-hidroxiprogesterona
- Teste de estimulação ACTH
O hirsutismo é geralmente um problema de longo prazo. Existem muitas maneiras de remover ou tratar os pêlos indesejáveis. Alguns efeitos do tratamento duram mais do que outros.
- Medicação-- Medicamentos como pílulas anticoncepcionais e medicamentos anti-andrógenos são uma opção para algumas mulheres.
- Eletrólise -- A corrente elétrica é usada para danificar permanentemente os folículos capilares individuais para que não voltem a crescer. Este método é caro e vários tratamentos são necessários. Pode ocorrer inchaço, cicatrizes e vermelhidão da pele.
- Energia do laser direcionada para a cor escura (melanina) dos cabelos - este método é melhor para uma grande área de cabelos muito escuros. Não funciona em cabelos loiros ou ruivos.
As opções temporárias incluem:
- Barbear -- Embora isso não cause o crescimento de mais cabelo, pode torná-lo mais espesso.
- Produtos químicos, depenagem e depilação -- Essas opções são seguras e econômicas. No entanto, os produtos químicos podem irritar a pele.
Para mulheres com sobrepeso, a perda de peso pode ajudar a reduzir o crescimento do cabelo.
Os folículos capilares crescem por cerca de 6 meses antes de cair. Portanto, leva muitos meses tomando remédio antes de você notar uma diminuição no crescimento do cabelo.
Muitas mulheres obtêm bons resultados com medidas temporárias para remover ou clarear os cabelos.
Na maioria das vezes, o hirsutismo não causa problemas de saúde. Mas muitas mulheres acham isso incômodo ou constrangedor.
Ligue para o seu provedor se você tiver algum dos seguintes:
- O cabelo cresce rapidamente.
- Você também tem características masculinas, como acne, voz rouca, aumento da massa muscular, queda de cabelo de padrão masculino, aumento do clitóris e redução do tamanho dos seios.
- Você está preocupado com o fato de que o medicamento que está tomando pode estar aumentando o crescimento de pelos indesejáveis.
Hipertricose; Hirsutismo; Cabelo - excessivo (mulheres); Cabelo excessivo em mulheres; Cabelo - mulher - excessivo ou indesejado
Bulun SE. Fisiologia e patologia do eixo reprodutivo feminino. In: Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 17.
Habif TP. Doenças do cabelo. Em: Habif TP, ed. Dermatologia Clínica: Um Guia Colorido para Diagnóstico e Terapia. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 24.
Rosenfield RL, Barnes RB, Ehrmann DA. Hiperandrogenismo, hirsutismo e síndrome dos ovários policísticos. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 133.