Fluticasona spray nasal
Contente
- Antes de usar o spray nasal de fluticasona,
- O spray nasal de fluticasona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, pare de usar o spray nasal de fluticasona e chame seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência:
O spray nasal de fluticasona sem receita (Flonase Allergy) é usado para aliviar os sintomas de rinite, como espirros e rinorreia, nariz entupido ou coceira e olhos lacrimejantes e coceira causados por febre do feno ou outras alergias (causadas por uma alergia a pólen, mofo, poeira ou animais de estimação). A fluticasona prescrita também é usada para aliviar os sintomas da rinite não alérgica, como espirros e coriza ou nariz entupido, que não são causados por alergias. O spray nasal de fluticasona prescrito (Xhance) é usado para tratar pólipos nasais (inchaço da mucosa nasal). O spray nasal de fluticasona não deve ser usado para tratar sintomas (por exemplo, espirros, nariz entupido, coriza e coceira) causados pelo resfriado comum. A fluticasona está em uma classe de medicamentos chamados corticosteróides. Ele age bloqueando a liberação de certas substâncias naturais que causam sintomas de alergia.
A fluticasona vem como um líquido (com ou sem receita) para pulverizar no nariz. Quando o spray nasal de fluticasona é usado para aliviar a febre do feno e outros sintomas de alergia, ou rinite não alérgica, geralmente é borrifado em cada narina uma vez ao dia. Alternativamente, o spray nasal de fluticasona é algumas vezes pulverizado em cada narina duas vezes ao dia (de manhã e à noite) em uma dose mais baixa, conforme recomendado pelo seu médico. Quando o spray nasal de fluticasona é usado para tratar pólipos nasais, geralmente é borrifado uma ou duas vezes em cada narina, duas vezes ao dia. Se for adulto, começará o tratamento com uma dose mais elevada de spray nasal de fluticasona e, em seguida, diminuirá a dose quando os sintomas melhorarem. Se estiver dando spray nasal de fluticasona a uma criança, você começará o tratamento com uma dose mais baixa do medicamento e aumentará a dose se os sintomas da criança não melhorarem. Diminua a dose quando os sintomas da criança melhorarem. Siga as instruções na receita ou no rótulo do produto com cuidado e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use fluticasona exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais freqüência do que indicado no rótulo da embalagem ou prescrito pelo seu médico.
O spray nasal de fluticasona deve ser usado apenas no nariz. Não engula o spray nasal e tenha cuidado para não borrifar nos olhos ou na boca.
Cada frasco de spray nasal de fluticasona deve ser usado por apenas uma pessoa. Não compartilhe o spray nasal de fluticasona porque pode espalhar germes.
O spray nasal de fluticasona controla os sintomas da febre do feno, alergias, rinite não alérgica ou pólipos nasais, mas não cura essas doenças. A fluticasona funciona melhor quando usada regularmente. Use fluticasona em uma programação regular, a menos que seu médico lhe tenha dito para usá-la conforme necessário. Chame seu médico se os seus sintomas piorarem ou não melhorarem depois de usar o spray nasal de fluticasona sem prescrição médica diariamente por 1 semana.
O spray nasal de fluticasona é projetado para fornecer um certo número de sprays. Após o número marcado de sprays ter sido usado, os sprays restantes no frasco podem não conter a quantidade correta de medicamento. Você deve controlar o número de sprays que usou e descartar o frasco após ter usado o número marcado de sprays, mesmo que ainda contenha algum líquido.
Antes de usar o spray nasal de fluticasona pela primeira vez, leia as instruções escritas que o acompanham. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre como usar o spray nasal.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar o spray nasal de fluticasona,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à fluticasona, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes do spray nasal de fluticasona. Verifique o rótulo da embalagem ou peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando, tomou recentemente ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: claritromicina (Biaxin, em PrevPac); um antifúngico como itraconazol (Onmel, Sporanox), cetoconazol (Extina, Nizoral, Xolegel) ou voriconazol (Vfend); conivaptan (Vaprisol); e um inibidor da protease de HIV, como atazanavir (Reyataz), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra) ou saquinavir (Fortovase, Invirase); e nefazodona. Informe também o seu médico e farmacêutico se estiver usando medicamentos esteróides, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Rayos) para asma, alergias, erupções cutâneas ou problemas oculares. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você fez recentemente uma cirurgia no nariz ou se machucou o nariz de alguma forma, ou se você tem feridas no nariz, se você tem ou já teve catarata (turvação do cristalino do olho), glaucoma ( uma doença ocular), asma (episódios repentinos de respiração ofegante, falta de ar e dificuldade para respirar), qualquer tipo de infecção ou infecção ocular por herpes (infecção que causa feridas na pálpebra ou na superfície dos olhos). Informe também o seu médico se você tem catapora, sarampo ou tuberculose (TB; um tipo de infecção pulmonar), ou se você tem estado perto de alguém que tem uma dessas doenças.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto usa fluticasona, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.
O spray nasal de fluticasona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de cabeça
- secura, ardência, queimação ou irritação no nariz
- náusea
- vomitando
- diarréia
- muco sangrento no nariz
- tontura
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, pare de usar o spray nasal de fluticasona e chame seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência:
- dor severa no rosto
- secreção nasal espessa
- febre, dor de garganta, calafrios, tosse e outros sinais de infecção
- som de assobio vindo do nariz
- urticária
- irritação na pele
- coceira
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- dificuldade em respirar ou engolir
- respiração ofegante
- sentindo tonto
- hemorragias nasais graves ou frequentes
Você deve saber que este medicamento pode fazer com que as crianças cresçam mais lentamente. Fale com o médico do seu filho se ele tiver 2 a 11 anos de idade e precisar usar o spray nasal de fluticasona não prescrito por mais de 2 meses por ano ou se seu filho tiver 12 anos de idade ou mais e precisar usar o spray nasal de fluticasona não prescrito pulverizar por mais de 6 meses por ano.
A fluticasona pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma ou catarata. Provavelmente, você precisará fazer exames oftalmológicos regulares durante o tratamento com fluticasona. Informe o seu médico se você tiver algum dos seguintes: dor, vermelhidão ou desconforto nos olhos; visão embaçada; ver halos ou cores brilhantes ao redor das luzes; ou quaisquer outras mudanças na visão. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento.
O spray nasal de fluticasona pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o à temperatura ambiente e longe do excesso de luz, calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Se alguém engolir spray nasal de fluticasona, ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Flonase® Spray nasal¶
- Flonase® Spray nasal de alívio de alergia
- Flonase® Spray nasal para alívio de alergia sensimista
- Xhance® Spray nasal
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/04/2019