Linfoma de Hodgkin em crianças
O linfoma de Hodgkin é um câncer do tecido linfático. O tecido linfático é encontrado nos gânglios linfáticos, baço, amígdalas, fígado, medula óssea e outros órgãos do sistema imunológico. O sistema imunológico nos protege contra doenças e infecções.
Este artigo é sobre o linfoma de Hodgkin clássico em crianças, o tipo mais comum.
Em crianças, o linfoma de Hodgkin tem maior probabilidade de ocorrer entre os 15 e 19 anos. A causa desse tipo de câncer é desconhecida. Mas, certos fatores podem desempenhar um papel no linfoma de Hodgkin em crianças. Esses fatores incluem:
- Vírus Epstein-Barr, o vírus que causa a mononucleose
- Algumas doenças em que o sistema imunológico não funciona bem
- História familiar de linfoma de Hodgkin
As infecções comuns na primeira infância também podem aumentar o risco.
Os sintomas de linfoma de Hodgkin incluem:
- Edema indolor dos gânglios linfáticos no pescoço, axilas ou virilha (glândulas inchadas)
- Febre inexplicada
- Perda de peso inexplicável
- Suor noturno
- Fadiga
- Perda de apetite
- Comichão por todo o corpo
O profissional de saúde fará o histórico médico do seu filho. O provedor fará um exame físico para verificar se há nódulos linfáticos inchados.
O provedor pode realizar esses testes de laboratório quando houver suspeita de doença de Hodgkin:
- Testes de química do sangue - incluindo níveis de proteína, testes de função hepática, testes de função renal e nível de ácido úrico
- ESR ("taxa de sed")
- Hemograma completo (CBC)
- Radiografia de tórax, que geralmente mostra sinais de uma massa na área entre os pulmões
Uma biópsia de linfonodo confirma o diagnóstico de linfoma de Hodgkin.
Se a biópsia mostrar que seu filho tem linfoma, mais testes serão feitos para descobrir até que ponto o câncer se espalhou. Isso é chamado de teste. O estadiamento ajuda a orientar o futuro tratamento e acompanhamento.
- Tomografia computadorizada do pescoço, tórax, abdômen e pélvis
- Biópsia de medula óssea
- PET scan
A imunofenotipagem é um teste laboratorial usado para identificar células, com base nos tipos de antígenos ou marcadores na superfície da célula. Este teste é usado para diagnosticar o tipo específico de linfoma, comparando as células cancerosas às células normais do sistema imunológico.
Você pode optar por procurar atendimento em um centro de câncer infantil.
O tratamento dependerá do grupo de risco em que seu filho se enquadra. Outros fatores que serão considerados incluem:
- A idade do seu filho
- Sexo
- Efeitos colaterais do tratamento
O linfoma do seu filho será agrupado como de baixo risco, risco intermediário ou alto risco com base em:
- O tipo de linfoma de Hodgkin (existem diferentes formas de linfoma de Hodgkin)
- O estágio (onde a doença se espalhou)
- Se o tumor principal é grande e classificado como "doença em massa"
- Se este é o primeiro câncer ou se voltou (recorrência)
- A presença de febre, perda de peso e suores noturnos
Na maioria das vezes, a quimioterapia é o primeiro tratamento.
- Seu filho pode precisar ficar no hospital em primeiro lugar. Mas os medicamentos de quimioterapia são normalmente administrados em uma clínica e seu filho ainda viverá em casa.
- A quimioterapia é administrada nas veias (IV) e às vezes por via oral.
Seu filho também pode receber radioterapia por meio de raios-x de alta potência em áreas afetadas pelo câncer.
Outros tratamentos podem incluir:
- Terapia direcionada que usa drogas ou anticorpos para matar células cancerosas
- A quimioterapia em altas doses pode ser seguida por um transplante de células-tronco (usando as próprias células-tronco do seu filho)
- A cirurgia não é comumente usada para remover este tipo de câncer, mas pode ser necessária em casos raros
Ter um filho com câncer é uma das coisas mais difíceis com que você lidará como pai. Explicar o que significa ter câncer para seu filho não será fácil. Você também precisará aprender como obter ajuda e suporte para que possa lidar com a situação com mais facilidade.
Ter um filho com câncer pode ser estressante. Participar de um grupo de apoio onde outros pais ou famílias compartilham experiências em comum pode ajudar a aliviar seu estresse.
- Sociedade de Leucemia e Linfoma - www.lls.org
- The National Children’s Cancer Society - www.thenccs.org/how-we-help/
O linfoma de Hodgkin é curável na maioria dos casos. Mesmo que essa forma de câncer volte, as chances de cura são boas.
Seu filho precisará fazer exames e exames de imagem regulares durante anos após o tratamento. Isso ajudará o provedor a verificar se há sinais de retorno do câncer e quaisquer efeitos do tratamento de longo prazo.
Os tratamentos para o linfoma de Hodgkin podem apresentar complicações. Os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia podem aparecer meses ou anos após o tratamento. Esses são chamados de "efeitos tardios". É importante conversar sobre os efeitos do tratamento com sua equipe de saúde. O que esperar em termos de efeitos tardios depende dos tratamentos específicos que seu filho recebe. A preocupação com os efeitos tardios deve ser contrabalançada pela necessidade de tratar e curar o câncer.
Continue acompanhando o médico do seu filho para monitorar e ajudar a prevenir essas complicações.
Entre em contato com o seu médico se seu filho tiver gânglios linfáticos inchados com febre que permanece por muito tempo ou se tiver outros sintomas de linfoma de Hodgkin. Ligue para o médico do seu filho se ele tiver linfoma de Hodgkin e tiver efeitos colaterais do tratamento.
Linfoma - Hodgkin - crianças; Doença de Hodgkin - crianças; Câncer - linfoma de Hodgkin - crianças; Linfoma de Hodgkin infantil
Site da American Society of Clinical Oncology (ASCO). Linfoma - Hodgkin - infância. www.cancer.net/cancer-types/lymphoma-hodgkin-childhood. Atualizado em dezembro de 2018. Acessado em 7 de outubro de 2020.
Hochberg J, Goldman SC, Cairo MS. Linfoma. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 523.
Site do National Cancer Institute. Tratamento do linfoma de Hodgkin na infância (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/lymphoma/hp/child-hodgkin-treatment-pdq. Atualizado em 3 de fevereiro de 2021. Acessado em 23 de fevereiro de 2021.