10 maus hábitos (odontológicos) para quebrar
Contente
1. Escovar com muita força
Usar uma escova de dentes com cerdas firmes e muita pressão pode desgastar permanentemente o esmalte protetor (provocando sensibilidade dentária e cáries) e causar retração gengival. Em vez disso, use uma escova macia e movimentos suaves e circulares de esfrega por dois minutos, pelo menos duas vezes por dia. Ao comprar uma escova de dentes, considere que cabeças compactas se movem com mais facilidade em torno de bocas pequenas e cabos longos e flexíveis são melhores do que cabos curtos e rígidos para alcançar os molares traseiros.
Também a considerar: Ficando elétrico. Por fazerem a parte mais difícil para você (e fazê-lo corretamente), as escovas de dente elétricas podem ajudá-lo a remover mais placa bacteriana do que as escovas manuais. Um estudo de 1997 publicado no Journal of Clinical Dentistry mostrou que as escovas de dente elétricas melhoram a saúde periodontal em adultos com problemas gengivais.
2. A pasta de dente errada
Alguns cremes dentais, especialmente aqueles designados "controle do tártaro", são muito abrasivos. Qualquer coisa que pareça arenosa pode corroer o esmalte e causar recuo nas gengivas. O flúor é o único ingrediente de que você precisa. Dentistas recomendados pelo dentista incluem: Mentadent ($ 3,29), Tom's of Maine Natural Toothpaste ($ 4) e Sensodyne Fresh Mint ($ 4,39) para dentes sensíveis.
3. Abandono do fio dental
As bactérias nos dentes podem se transformar em placas, a principal causa de cáries e doenças gengivais, em 24 horas. O uso do fio dental uma vez por dia é essencial para remover a placa bacteriana.
4. Beber muito refrigerante
Refrigerantes carbonatados - diet e regular - contêm ácido fosfórico, que pode corroer os dentes com o passar do tempo. Se você bebe refrigerante, use um canudo para minimizar o contato com os dentes - e escove depois.
5. Alimentos que mancham
O esmalte dentário é como uma esponja. Qualquer coisa que deixe uma mancha em uma xícara ou prato (por exemplo, café, chá, refrigerantes, molho marinara, molho de soja, vinho tinto) deixará os dentes com uma cor amarelada opaca com o tempo. Pergunte ao seu dentista sobre o clareamento a laser, clareamento ou Prophy Power, um novo procedimento no consultório em que o bicarbonato de sódio (um agente de clareamento suave) se mistura com um poderoso jato de água para remover as manchas sem remover o esmalte. Se você quiser usar uma pasta de dente clareadora, considere que ela pode clarear os dentes em alguns tons, mas tende a ser áspera no esmalte.
6. Lanches frequentes
Cada vez que você come algo, especialmente se for um alimento açucarado ou com amido, as bactérias que normalmente vivem em sua boca criam ácidos para quebrar o alimento. Mas esses ácidos também podem atacar os dentes, levando à cárie. Comer frutas e vegetais crus e firmes (como maçãs e cenouras) durante e após as refeições pode ajudar. (Muitos especialistas em odontologia consideram esses alimentos escovas de dente naturais por causa de seu efeito de detergente na placa.)
Mascar chiclete sem açúcar depois de comer também pode ajudar a prevenir cáries, aumentando o fluxo de saliva, o que ajuda a eliminar as bactérias causadoras de cáries. Procure chicletes adoçados com xilitol. Pesquisadores da Universidade de Minnesota em Minneapolis descobriram que a goma contendo o adoçante natural inibia temporariamente o crescimento bacteriano, o que leva à decomposição.
7. Usando os dentes como ferramentas
Rasgar sacos de batatas fritas e soltar nós com os dentes pode causar rachaduras e quebras e danificar as obturações e o trabalho dentário existente. Também arriscado: Mastigar cubos de gelo, barras de chocolate congeladas ou rebuçados duros.
8. Negligenciar problemas
Sangramento gengival e mau hálito crônico são marcas registradas das doenças gengivais. Para combater o mau hálito, beba água suficiente para manter a boca úmida (água e saliva ajudam a controlar as bactérias) e remova o excesso de bactérias com um raspador de língua. Para evitar sangramento nas gengivas, escove e use fio dental diariamente. Se seus sintomas persistirem por mais de alguns dias, consulte seu dentista.
9. Evitando o dentista
Você provavelmente está familiarizado com o conselho de que deve programar limpezas semestrais - mas essa é, na verdade, uma recomendação arbitrária. Agora sabemos que algumas pessoas podem realmente precisar ver um dentista a cada três meses para evitar doenças gengivais.
10. Ignorando seus lábios
Por melhor que seja sua saúde bucal, seu sorriso ainda não brilhará se for emoldurado por lábios secos e rachados. A pele dos lábios, que é mais fina do que as outras peles do corpo, está sujeita à perda de umidade, danos ambientais e alterações devido ao envelhecimento. Usar um bálsamo hidratante diariamente ajudará a manter os lábios macios e macios.