6 novas maneiras de remediar cicatrizes
Contente
Dizem que cada cicatriz conta uma história, mas quem disse que você tem que compartilhar essa história com o mundo? A maioria das cicatrizes (desencadeadas quando o sistema de reparo do corpo produz muito colágeno do tecido da pele no local da ferida) melhora por conta própria com o tempo, tornando-se mais leves e flexíveis. Mas algumas cicatrizes permanecem como lembretes vitalícios de uma cirurgia, um deslize de cortar o pão ou, pior ainda, um evento doloroso na vida. "Ninguém sabe por que alguma cura vai mal", diz Tina S. Alster, M.D., especialista em cicatrizes e diretora do Instituto de Cirurgia Dermatológica a Laser de Washington. A boa notícia, no entanto, é que há cada vez mais opções para diminuir a aparência de uma cicatriz. Aqui está o que você precisa saber.
1. Você não precisa mais viver com marcas de bexigas.
As injeções de gordura ou colágeno podem aumentar essas cicatrizes instantaneamente, mas os efeitos duram apenas cerca de quatro meses (custo médio: US $ 250 por injeção). Para recortes mais profundos, o laser Nd: Yag parece ajudar, estimulando a formação de colágeno sob a pele, que pode suavizar as cicatrizes. Quatro a seis desses tratamentos seguidos de microdermoabrasão ($ 400- $ 600 para o tratamento combinado) são muito eficazes, diz Robert W. Weiss, M. D., professor de dermatologia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins em Baltimore.
A dermoabrasão, um método mais antigo no qual a pele é "lixada" com escovas de arame, ainda é eficaz, particularmente em novas cicatrizes (de quatro a oito semanas), diz John Marion Yarborough Jr., M. D., dermatologista de Nova Orleans. Mas o tratamento é doloroso e a recuperação pode levar de duas semanas a um mês.
2. Você pode aplainar cicatrizes elevadas.
Lâminas de silicone e curativos de poliuretano para redução de cicatrizes têm sido mostrados em estudos para ajudar a prevenir a formação de cicatrizes levantadas e para achatá-las depois que se instalam (custo: $ 17- $ 105). Embora esses produtos produzam os melhores resultados em cicatrizes mais recentes, as cicatrizes mais antigas também apresentam melhora.
Os especialistas não têm certeza de como funciona a cobertura de silicone, mas a teoria prevalecente é que ela aplica pressão sobre a cicatriz, o que pode suprimir a formação de colágeno em excesso, diz David Leffell, M.D., professor de dermatologia na Escola de Medicina da Universidade de Yale e autor de Pele Total (Hyperion, 2000). Os curativos podem ser usados assim que a crosta cair da ferida e devem ser usados todos os dias por dois a quatro meses. Quer uma solução mais rápida? Experimente o suave laser de corante pulsátil, que pode aplainar uma cicatriz elevada em apenas uma sessão (custo: a partir de US $ 400).
Produtos para experimentar: Folha de gel de silicone Biodermis Epi-Derm ($ 28- $ 135; 800-EPI-DERM), Curad Scar Therapy Cosmetic Pads ($ 17; em farmácias), DDF Scar Management Patches ($ 30- $ 105, dependendo do tamanho; ddfskin.com) ou ReJuveness Folhas de silicone puro (a partir de US $ 20, dependendo do tamanho, para uma folha reutilizável; 800-588-7455).
O gel Mederma (US $ 30; em farmácias) também pode ajudar a reduzir o aparecimento de cicatrizes elevadas. Seu extrato de cebola patenteado tem demonstrado em estudos do fabricante ajudar a reduzir a formação de parte do tecido cicatricial, razão pela qual é mais eficaz quando usado em novas cicatrizes.
3. Uma combinação de terapias funciona melhor em quelóides.
Tem havido sucesso no achatamento de quelóides (protuberâncias nodosas de tecido cicatricial mais comuns em pessoas de ascendência mediterrânea ou africana), primeiro cortando ou congelando o queloide, seguido por uma série de injeções de esteróides - uma logo após a cirurgia e três em seguida - injeções nos próximos três meses (custo: dependendo da extensão da cicatriz, $ 1.000- $ 5.000 para extirpá-la e $ 250 por injeção). "Esta combinação funciona em 70-80 por cento dos pacientes", diz Steven G. Wallach, M.D., professor clínico assistente de cirurgia plástica e reconstrutiva no Albert Einstein College of Medicine na cidade de Nova York.
4. Cicatrizes de cesariana podem ser minimizadas.
A incisão para uma cesariana (ou apendicectomia) é tão profunda que, à medida que cicatriza, o tecido da cicatriz se fixa diretamente no músculo subjacente, puxando a cicatriz para baixo. A correção inclui cortar sob a pele para cortar o tecido conjuntivo, fazendo com que a cicatriz apareça. Em seguida, a gordura é injetada para preencher a lacuna resultante e evitar que a pele se reconecte ao músculo (custo: $ 600- $ 1.000).
5. Cicatrizes pigmentadas podem ser clareadas com sucesso.
Aplicar um creme clareador à base de hidroquinona prescrito depois que a ferida cicatrizar pode funcionar, mas pode causar vermelhidão, coceira, ardência e até mesmo sensibilidade ao sol se você tiver uma pele que se irrita facilmente. Você também pode tentar clareadores de venda livre mais suaves como o MD Formulations Vit-A-Plus Illuminating Serum (US $ 65; mdformulations.com) com vitamina C e extrato de alcaçuz, um produto botânico que foi comprovado em estudos como um clareador eficaz da pele .
Um novo procedimento no consultório também pode ajudar. Nele, pequenos pedaços de pele saudável são transplantados para a área escurecida. As células transplantadas se multiplicam, espalhando pigmento normal para a área após algumas semanas, explica Leffell, que foi o pioneiro do procedimento, chamado de transplante de pigmento flip-top. Fale com seu dermatologista para obter mais informações.
6. Você pode ocultar eficazmente uma cicatriz.
Um corretivo seco adere melhor à pele do que um cremoso, diz o profissional de maquiagem baseado em Los Angeles Collier Strong. Experimente fórmulas em bastão ou maconha como o L'Oréal Cover Expert Concealer (US $ 10; em drogarias) para o rosto e definido com um pó como Neutrogena Healthy Defense Protective Powder FPS 30 (US $ 12; em drogarias). Para cicatrizes grandes no corpo, opte por uma base corretiva como CoverBlend By Exuviance Corrective Leg & Body Makeup (US $ 16; 800-225-9411) ou Dermablend Leg and Body Cover Crème (US $ 16,50; 877-900-6700).