Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 9 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Cartilagem de tubarão - Creme para Contusões e Dores Musculares
Vídeo: Cartilagem de tubarão - Creme para Contusões e Dores Musculares

Contente

A cartilagem de tubarão (tecido elástico resistente que fornece suporte, assim como o osso) usada para medicina vem principalmente de tubarões capturados no Oceano Pacífico. Vários tipos de extratos são feitos de cartilagem de tubarão, incluindo lactato de esqualamina, AE-941 e U-995.

A cartilagem de tubarão é a mais conhecida no tratamento do câncer. A cartilagem de tubarão também é usada para osteoartrite, psoríase em placas, perda de visão relacionada à idade, cicatrização de feridas, danos à retina do olho devido ao diabetes e inflamação do intestino (enterite).

Algumas pessoas aplicam cartilagem de tubarão diretamente na pele para artrite e psoríase.

Algumas pessoas aplicam cartilagem de tubarão no reto para o câncer.

Banco de dados abrangente de medicamentos naturais avalia a eficácia com base em evidências científicas de acordo com a seguinte escala: Eficaz, Provavelmente eficaz, Possivelmente eficaz, Possivelmente ineficaz, Provavelmente ineficaz, Ineficaz e Evidência insuficiente para classificar.

As classificações de eficácia para CARTILAGEM DE TUBARÃO são como segue:


Provavelmente ineficaz para ...

  • Câncer. A maioria das pesquisas mostra que tomar cartilagem de tubarão por via oral não beneficia pessoas com câncer de mama, cólon, pulmão, próstata ou cérebro previamente tratados. Também não parece beneficiar as pessoas com linfoma não Hodgkin avançado, previamente tratado. A cartilagem de tubarão não foi estudada em pessoas com câncer menos avançado.

Evidência insuficiente para avaliar a eficácia de ...

  • Tumor canceroso chamado sarcoma de Kaposi. Há relatos de que a aplicação de cartilagem de tubarão na pele pode diminuir os tumores chamados sarcoma de Kaposi. Esses tumores são mais comuns em pessoas com HIV.
  • Osteoartrite. Quando aplicados na pele, os produtos que contêm cartilagem de tubarão em combinação com outros ingredientes reduzem os sintomas da artrite. No entanto, qualquer alívio dos sintomas provavelmente se deve ao ingrediente cânfora e não aos outros ingredientes. Além disso, não há pesquisas mostrando que a cartilagem de tubarão é absorvida pela pele.
  • Psoríase. Pesquisas iniciais em pessoas com psoríase em placas mostram que um extrato específico de cartilagem de tubarão (AE-941) melhora a aparência das placas e diminui a coceira quando tomado pela boca ou aplicado na pele.
  • Um tipo de câncer renal denominado carcinoma de células renais. Tomar um extrato de cartilagem de tubarão específico (AE-941) por via oral pode aumentar a sobrevida em pacientes com carcinoma de células renais.
  • Perda de visão relacionada à idade.
  • Cicatrização de feridas.
  • Outras condições.
Mais evidências são necessárias para classificar a cartilagem de tubarão para esses usos.

A cartilagem de tubarão pode impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos necessários para o crescimento do câncer. Também pode prevenir o crescimento de vasos sanguíneos até lesões de psoríase. Isso pode ajudar a curar essas feridas.

Cartilagem de tubarão é POSSIVELMENTE SEGURO para a maioria das pessoas, quando tomado por via oral por até 40 meses ou quando aplicado na pele por até 8 semanas.

Pode causar gosto amargo na boca, náuseas, vômitos, dor de estômago, prisão de ventre, pressão arterial baixa, tontura, açúcar elevado no sangue, níveis elevados de cálcio, fraqueza e fadiga. Também pode causar disfunção hepática. Alguns produtos apresentam odor e sabor desagradáveis.

Precauções e avisos especiais:

Gravidez e amamentação: Não existe informação fiável suficiente sobre a segurança de tomar cartilagem de tubarão se estiver grávida ou a amamentar. Fique do lado seguro e evite o uso.

"Doenças autoimunes", como esclerose múltipla (EM), lúpus (lúpus eritematoso sistêmico, LES), artrite reumatóide (AR) ou outras condições: A cartilagem de tubarão pode fazer com que o sistema imunológico se torne mais ativo. Isso pode aumentar os sintomas de doenças auto-imunes. Se você tiver uma dessas condições, é melhor evitar o uso de cartilagem de tubarão.

Níveis elevados de cálcio (hipercalcemia): A cartilagem de tubarão pode aumentar os níveis de cálcio, por isso não deve ser usada por pessoas cujos níveis de cálcio já são muito altos.

Moderado
Seja cauteloso com esta combinação.
Medicamentos que diminuem o sistema imunológico (Imunossupressores)
A cartilagem de tubarão pode aumentar o sistema imunológico. Ao aumentar o sistema imunológico, a cartilagem de tubarão pode diminuir a eficácia dos medicamentos que diminuem o sistema imunológico.

Alguns medicamentos que diminuem o sistema imunológico incluem azatioprina (Imuran), basiliximabe (Simulect), ciclosporina (Neoral, Sandimmune), daclizumabe (Zenapax), muromonab-CD3 (OKT3, Orthoclone OKT3), micofenolato (CellCept), Prograf ), sirolimus (Rapamune), prednisona (Deltasone, Orasone), corticosteróides (glicocorticóides) e outros.
Cálcio
A cartilagem de tubarão pode aumentar os níveis de cálcio. Há uma preocupação de que usá-lo junto com suplementos de cálcio pode tornar os níveis de cálcio muito altos.
Suco de frutas
Sucos de frutas ácidos, como laranja, maçã, uva ou tomate, podem diminuir a resistência da cartilagem de tubarão com o passar dos minutos. Se a cartilagem de tubarão for adicionada a um suco de fruta, ela deve ser adicionada antes do uso.
A dose apropriada de cartilagem de tubarão depende de vários fatores, como idade do usuário, saúde e várias outras condições. No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para a cartilagem de tubarão. Lembre-se de que os produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consulte o seu farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

AE-941, Cartilage de Requin, Cartilage de Requin du Pacifique, Cartilago de Tiburon, Collagène Marin, Extrait de Cartilage de Requin, Liquide de Cartilage Marin, Marine Collagen, Marine Liquid Cartilage, MSI-1256F, Neovastat, Pacific Shark Cartilage, Poudre de Cartilage de Requin, Pó de Cartilagem de Tubarão, Extrato de Cartilagem de Tubarão, Sphyrna lewini, Squalus acanthias.

Para saber mais sobre como este artigo foi escrito, consulte o Banco de dados abrangente de medicamentos naturais metodologia.


  1. Merly L, Smith SL. Propriedades pró-inflamatórias do suplemento de cartilagem de tubarão. Immunopharmacol Immunotoxicol. 2015; 37: 140-7. Veja o resumo.
  2. Sakai S, Otake E, Toida T, Goda Y. Identificação da origem do sulfato de condroitina em "alimentos saudáveis". Chem Pharm Bull (Tóquio). 2007; 55: 299-303. Veja o resumo.
  3. Conselho Editorial do PDQ Terapias Integrativas, Alternativas e Complementares. Cartilagem (bovina e tubarão) (PDQ®): Versão para profissionais de saúde. PDQ Cancer Information Summaries [Internet]. Bethesda (MD): National Cancer Institute (US); 2002. 2016 21 de julho. Ver resumo.
  4. O extrato de cartilagem Goldman E. Shark foi testado como um novo tratamento para a psoríase. Skin All News 1998; 29: 14.
  5. Administração de Alimentos e Medicamentos. O FDA toma medidas contra o marketing de drogas não aprovadas. FDA talk paper (10 de dezembro de 1999)
  6. Lane W e Milner M. Uma comparação de cartilagem de tubarão e cartilagem bovina. Townsend Lett 1996; 153: 40-42.
  7. Zhuang, L, Wang, B, Shivji, G e et al. AE-941, um novo inibidor da angiogênese, tem efeito antiinflamatório significativo na hipersensibilidade de contato. J Invest Derm 1997; 108: 633.
  8. Estudo de escalonamento de dose de Turcotte P. Fase I de AE-941, um agente antiangiogênico, em paciente com degeneração macular relacionada à idade. Retina Society Conference (Havaí, 2 de dezembro de 1999).
  9. Saunder DN. Antagonista da angiogênese como tratamento para psoríase: resultados de ensaios clínicos de fase I com AE-941. Conferência da Academia Americana de Dermatologia, Nova Orleans, Louisiana, 19 a 24 de março de 1999.
  10. Aeterna Laboratories Inc. Estudo randomizado de Fase III de AE-941 (Neovastat; Extrato de Cartilagem de Tubarão) em pacientes com carcinoma de células renais metastático refratário à imunoterapia. 2001.
  11. Escudier, B, Patenaude, F, Bukowski, R e et al. Justificativa para um ensaio clínico de fase III com AE-941 (Neovastat (R)) em pacientes com carcinoma de células renais metastático refratários à imunoterapia. Ann Oncol 2000; 11 (suplemento 4): 143-144.
  12. Dupont E, Alaoui-Jamali M, Wang T e et al. Atividade angiostática e antitumoral de AE-941 (Neovastat), uma fração molecular derivada da cartilagem de tubarão. Proceedings of the American Association for Cancer Research 1997; 38: 227.
  13. Shimizu-Suganuma, Masum, Mwanatambwe, Milanga, Iida, Kazum e et al. Efeito da cartilagem de tubarão no crescimento do tumor e tempo de sobrevivência in vivo (resumo do encontro). Proc Annu Meet Am Soc Clin Oncol 1999; 18: A1760.
  14. Anônimo. Atividade angiostática e antitumoral de AE-941 (neovastat-R), uma fração molecular derivada da cartilagem de tubarão (resumo do encontro). Proc Annu Meet Am Assoc Cancer Res 1997; 38: A1530.
  15. Cataldi, JM e Osborne, DL. Efeitos da cartilagem de tubarão na neovascularização do tumor mamário in vivo e proliferação celular in vitro (resumo do encontro). FASEB Journal 1995; 9: A135.
  16. Jamali MA, Riviere P, Falardeau A e et al. Efeito de AE-941 (Neovastat), um inibidor da angiogênese, no modelo metastático de carcinoma de pulmão de Lewis, eficácia, prevenção de toxicidade e sobrevivência. Clin Invest Med 1998; (supl): S16.
  17. Saad F, Klotz L, Babaian R, Lacombe L, Champagne P e Dupont E. Ensaio de fase I / II em AE-941 (Neovastat) em pacientes com câncer de próstata metastático refratário (apresentação abstrata). Reunião Anual da Associação Urológica Canadense (24 a 27 de junho de 2001).
  18. Rosenbluth, RJ, Jennis, AA, Cantwell, S e et al. Cartilagem oral de tubarão no tratamento de pacientes com tumores cerebrais primários avançados. Um estudo piloto de fase II (resumo da reunião). Proc Annu Meet Am Soc Clin Oncol 1999; 18: A554.
  19. Dupont E, Savard RE, Jourdain C, Juneau C, Thibodeau A, Ross N e et al. Propriedades antiangiogênicas de um novo extrato de cartilagem de tubarão: papel potencial no tratamento da psoríase. J Cutan Med Surg 1998; 2: 146-152.
  20. Lane IW e Contreras E. Alta taxa de bioatividade (redução no tamanho bruto do tumor) observada em pacientes com câncer avançado tratados com material de cartilagem de tubarão. J Naturopath Med 1992; 3: 86-88.
  21. Wilson JL. A cartilagem de tubarão tópica subjuga a psoríase. Altern Comp Ther 2000; 6: 291.
  22. Riviere M, Latreille J e Falardeau P. AE-941 (Neovastat), um inibidor da angiogênese: resultados de ensaios clínicos de câncer de fase I / II. Cancer Invest 1999; 17 (suppl 1): 16-17.
  23. Milner M. Um guia para o uso de cartilagem de tubarão no tratamento de artrite e outras doenças inflamatórias das articulações. Amer Chiropractor 1999; 21: 40-42.
  24. Leitner SP, Rothkopf MM, Haverstick DD e et al. Dois estudos de fase II de pó de cartilagem de tubarão seca oral (SCP) em pacientes com câncer de mama metastático ou de próstata refratário ao tratamento padrão. Amer Soc Clin Oncol 1998; 17: A240.
  25. Evans WK, Latreille J, Batist G e et al. AE-941, um inibidor da angiogênese: justificativa para o desenvolvimento em combinação com quimioterapia / radioterapia de indução em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC). Proffered Papers 1999; S250.
  26. Riviere M, Falardeau P, Latreille J e et al. Resultados de ensaios clínicos de câncer de pulmão de fase I / II com AE-941 (Neovastat ®), um inibidor da angiogênese. Clin Invest Med (suplemento) 1998; S14.
  27. Riviere M, Alaoui-Jamali M, Falardeau P e et al. Neovastat: um inibidor da angiogênese com atividade anticâncer. Proc Amer Assoc Cancer Res 1998; 39: 46.
  28. Sem autores. Resumos de ensaios clínicos Neovastat. 2001;
  29. Aeterna Laboratories Inc. Estudo de fase II de AE-941 (Neovastat; Cartilagem de Tubarão) em pacientes com recidiva precoce ou mieloma múltiplo refratário. 2001. Número de contato para informações 1-888-349-3232.
  30. Felzenszwalb, I., Pelielo de Mattos, J. C., Bernardo-Filho, M., e Caldeira-de-Araujo, A. Preparação contendo cartilagem de tubarão: proteção contra espécies reativas de oxigênio. Food Chem Toxicol 1998; 36: 1079-1084. Veja o resumo.
  31. Coppes, M.J., Anderson, R.A., Egeler, R.M., e Wolff, J.E. Alternativeotherapy for the treatment of infant cancer. N Engl.J Med 9-17-1998; 339: 846-847. Veja o resumo.
  32. Davis, P.F., He, Y., Furneaux, R.H., Johnston, P.S., Ruger, B.M., e Slim, G.C. Inhibition of angiogenesis por ingestão oral de cartilagem de tubarão em pó em um modelo de rato. Microvasc.Res 1997; 54: 178-182. Veja o resumo.
  33. McGuire, T. R., Kazakoff, P. W., Hoie, E. B., e Fienhold, M. A. Antiproliferative activity of shark cartilage with and without tumor necrose factor-alpha in human human vein vein endothelium. Pharmacotherapy 1996; 16: 237-244. Veja o resumo.
  34. Kuettner, K. E. e Pauli, B. U. Inhibition of neovascularization by a cartilage factor. Ciba Found.Symp. 1983; 100: 163-173.Veja o resumo.
  35. Lee, A. e Langer, R. Shark cartilage contém inibidores da angiogênese tumoral. Science 9-16-1983; 221: 1185-1187. Veja o resumo.
  36. Korman, D. B. [Antiangiogenic and antitumor properties of cartilage]. Vopr.Onkol. 2012; 58: 717-726. Veja o resumo.
  37. Patra, D. e Sandell, L. J. Antiangiogenic and anticancer molecule in cartilage. Expert.Rev Mol.Med 2012; 14: e10. Veja o resumo.
  38. de Mejia, E. G. e Dia, V. P. O papel das proteínas e peptídeos nutracêuticos na apoptose, angiogênese e metástase de células cancerosas. Cancer Metastasis Rev 2010; 29: 511-528. Veja o resumo.
  39. Bargahi, A., Hassan, Z. M., Rabbani, A., Langroudi, L., Noori, S. H., e Safari, E. Efeito da proteína derivada da cartilagem de tubarão na atividade das células NK. Immunopharmacol.Immunotoxicol. 2011; 33: 403-409. Veja o resumo.
  40. Lee, S. Y. e Chung, S. M. Neovastat (AE-941) inibe a inflamação das vias aéreas via VEGF e supressão de HIF-2 alfa. Vascul.Pharmacol 2007; 47 (5-6): 313-318. Veja o resumo.
  41. Pearson, W., Orth, M. W., Karrow, N. A., Maclusky, N. J., e Lindinger, M. I. Efeitos antiinflamatórios e condroprotetores de nutracêuticos da mistura de Sasha em um modelo de inflamação de explante de cartilagem. Mol Nutr Food Res 2007; 51: 1020-1030. Veja o resumo.
  42. Kim, S., de, A., V, Bouajila, J., Dias, AG, Cyrino, FZ, Bouskela, E., Costa, PR, e Nepveu, F. Alfa-fenil-N-terc-butil nitrona ( Derivados do PBN: síntese e ação protetora contra danos microvasculares induzidos por isquemia / reperfusão. Bioorg.Med Chem 5-15-2007; 15: 3572-3578. Veja o resumo.
  43. Merly, L., Simjee, S. e Smith, S. L. Induction of inflamatório cytokines by cartilage extract. Int Immunopharmacol. 2007; 7: 383-391. Veja o resumo.
  44. Moses, M. A., Sudhalter, J. e Langer, R. Identification of an inhibitor of neovascularization from cartilage. Science 6-15-1990; 248: 1408-1410. Veja o resumo.
  45. Ratel, D., Glazier, G., Provencal, M., Boivin, D., Beaulieu, E., Gingras, D., e Beliveau, R. Direct-action fibrinolytic enzimas in shark cartilage extract: potencial terapêutico papel em vascular desordens. Thromb.Res. 2005; 115 (1-2): 143-152. Veja o resumo.
  46. Gingras, D., Labelle, D., Nyalendo, C., Boivin, D., Demeule, M., Barthomeuf, C., e Beliveau, R. O agente antiangiogênico Neovastat (AE-941) estimula a atividade do ativador do plasminogênio tecidual. Invest New Drugs 2004; 22: 17-26. Veja o resumo.
  47. Latreille, J., Batist, G., Laberge, F., Champagne, P., Croteau, D., Falardeau, P., Levinton, C., Hariton, C., Evans, WK, and Dupont, E. Phase Estudo I / II de segurança e eficácia de AE-941 (Neovastat) no tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas. Clin Lung Cancer 2003; 4: 231-236. Veja o resumo.
  48. Bukowski, R. M. AE-941, um composto antiangiogênico multifuncional: ensaios em carcinoma de células renais. Expert.Opin.Investig.Drugs 2003; 12: 1403-1411. Veja o resumo.
  49. Jagannath, S., Champagne, P., Hariton, C., e Dupont, E. Neovastat em mieloma múltiplo. Eur.J.Haematol. 2003; 70: 267-268. Veja o resumo.
  50. A FDA concede o status de medicamento órfão ao Neovastat da Aeterna para câncer renal. Expert.Rev Anticancer Ther 2002; 2: 618. Veja o resumo.
  51. Dupont, E., Falardeau, P., Mousa, SA, Dimitriadou, V., Pepin, MC, Wang, T., e Alaoui-Jamali, MA Antiangiogenic and antimetastatic properties of Neovastat (AE-941), um extrato oralmente ativo derivado de tecido de cartilagem. Clin Exp Metastasis 2002; 19: 145-153. Veja o resumo.
  52. Beliveau, R., Gingras, D., Kruger, EA, Lamy, S., Sirois, P., Simard, B., Sirois, MG, Tranqui, L., Baffert, F., Beaulieu, E., Dimitriadou, V., Pepin, MC, Courjal, F., Ricard, I., Poyet, P., Falardeau, P., Figg, WD e Dupont, E. O agente antiangiogênico Neovastat (AE-941) inibe o fator de crescimento endotelial vascular efeitos biológicos mediados. Clin Cancer Res 2002; 8: 1242-1250. Veja o resumo.
  53. Weber, M. H., Lee, J. e Orr, F. W. The effect of Neovastat (AE-941) em um modelo experimental de tumor ósseo metastático. Int J Oncol 2002; 20: 299-303. Veja o resumo.
  54. Barber, R., Delahunt, B., Grebe, S. K., Davis, P. F., Thornton, A. e Slim, G. C. A cartilagem de tubarão oral não abole a carcinogênese, mas retarda a progressão do tumor em um modelo murino. Anticancer Res 2001; 21 (2A): 1065-1069. Veja o resumo.
  55. Gonzalez, RP, Soares, FS, Farias, RF, Pessoa, C., Leyva, A., Barros Viana, GS e Moraes, MO Demonstração do efeito inibidor da cartilagem de tubarão oral na angiogênese induzida por fator de crescimento de fibroblastos básico em coelhos córnea. Biol.Pharm.Bull. 2001; 24: 151-154. Veja o resumo.
  56. Brem, H. e Folkman, J. Inhibition of tumor angiogenesis mediated by cartilage. J Exp.Med 2-1-1975; 141: 427-439. Veja o resumo.
  57. Koch, A. E. O papel da angiogênese na artrite reumatóide: desenvolvimentos recentes. Ann Rheum.Dis. 2000; 59 Suplemento 1: i65-i71. Veja o resumo.
  58. Talks, K. L. e Harris, A. L. Status atual de fatores antiangiogenic. Br J Haematol. 2000; 109: 477-489. Veja o resumo.
  59. Morris, G. M., Coderre, J. A., Micca, P. L., Lombardo, D. T., e Hopewell, J. W. Boron neutron capture therapy of the rat 9L gliosarcoma: Evaluation of the effects of shark cartilage. Br J Radiol. 2000; 73: 429-434. Veja o resumo.
  60. Renckens, C. N. e van Dam, F. S. [O fundo nacional do câncer (Koningin Wilhelmina Fonds) e a terapia Houtsmuller para o câncer]. Ned.Tijdschr.Geneeskd. 7-3-1999; 143: 1431-1433. Veja o resumo.
  61. Moses, MA, Wiederschain, D., Wu, I., Fernandez, CA, Ghazizadeh, V., Lane, WS, Flynn, E., Sytkowski, A., Tao, T., e Langer, R. Troponin I é presente na cartilagem humana e inibe a angiogênese. Proc Natl.Acad.Sci.U.S.A 3-16-1999; 96: 2645-2650. Veja o resumo.
  62. Moller HJ, Moller-Pedersen T, Damsgaard TE, Poulsen JH. Demonstração de sulfato de queratina imunogênica em 6-sulfato de condroitina comercial de cartilagem de tubarão. Implicações para ensaios ELISA. Clin Chim Acta 1995; 236: 195-204. Veja o resumo.
  63. Lu C, Lee JJ, Komaki R, et al. Quimiorradioterapia com ou sem AE-941 no câncer de pulmão de células não pequenas em estágio III: um ensaio clínico randomizado de fase III. J Natl Cancer Inst 2010; 102: 1-7. Veja o resumo.
  64. Loprinzi CL, Levitt R., Barton DL, et al. Avaliação da cartilagem de tubarão em pacientes com câncer avançado: um estudo do North Central Cancer Treatment Group. Cancer 2005; 104: 176-82. Veja o resumo.
  65. Batist G, Patenaude F, Champagne P, et al. Neovastat (AE-941) em pacientes com carcinoma de células renais refratário: relato de um estudo de fase II com dois níveis de dose. Ann Oncol 2002; 13: 1259-63 .. Ver resumo.
  66. Sauder DN, Dekoven J, Champagne P, et al. Neovastat (AE-941), um inibidor da angiogênese: resultados de ensaios clínicos de fase I / II randomizados em pacientes com psoríase em placas. J Am Acad Dermatol 2002; 47: 535-41. Veja o resumo.
  67. Gingras D, Renaud A., Mousseau N., et al. Inibição de proteinase de matriz por AE-941, um composto antiangiogênico multifuncional. Anticancer Res 2001; 21: 145-55 .. Ver resumo.
  68. Falardeau P, Champagne P, Poyet P, et al. Neovastat, um medicamento antiangiogênico multifuncional de ocorrência natural, em ensaios clínicos de fase III. Semin Oncol 2001; 28: 620-5 .. Ver resumo.
  69. Boivin D, Gendron S, Beaulieu E, et al. O agente antiangiogênico Neovastat (AE-941) induz a apoptose das células endoteliais. Mol Cancer Ther 2002; 1: 795-802 .. Ver resumo.
  70. Cohen M, Wolfe R, Mai T, Lewis D. Um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de um creme tópico contendo sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina e cânfora para osteoartrite do joelho. J Rheumatol 2003; 30: 523-8 .. Ver resumo.
  71. May B, Kuntz HD, Kieser M, Kohler S. Eficácia de uma combinação fixa de óleo de hortelã-pimenta / óleo de cominho em dispepsia não ulcerosa. Arzneimittelforschung 1996; 46: 1149-53. Veja o resumo.
  72. Anon. AEterna anuncia o início do recrutamento de pacientes para o ensaio clínico de fase III patrocinado pelo NIH do AE-941 / Neovastat no tratamento de câncer de pulmão. Aeterna 2000 News Release 2000, 17 de maio.
  73. Sheu JR, Fu CC, Tsai ML, Chung WJ. Efeito do U-995, um potente inibidor da angiogênese derivado da cartilagem de tubarão, nas atividades antiangiogênese e antitumoral. Anticancer Res 1998; 18: 4435-41. Veja o resumo.
  74. Fontenele JB, Viana GS, Xavier-Filho J, de-Alencar JW. Atividade antiinflamatória e analgésica de uma fração solúvel em água da cartilagem de tubarão. Braz J Med Biol Res 1996; 29: 643-6. Veja o resumo.
  75. Fontenele JB, Araujo GB, de Alencar JW, Viana GS. Os efeitos analgésicos e antiinflamatórios da cartilagem de tubarão são devidos a uma molécula de peptídeo e são dependentes do sistema de óxido nítrico (NO). Biol Pharm Bull 1997; 20: 1151-4. Veja o resumo.
  76. Gomes EM, Souto PR, Felzenszwalb I. A preparação contendo cartilagem de tubarão protege as células contra danos induzidos por peróxido de hidrogênio e mutagênese. Mutat Res 1996; 367: 204-8. Veja o resumo.
  77. Mathews J. Media alimenta o frenesi sobre a cartilagem de tubarão como tratamento do câncer. J Natl Cancer Inst 1993; 85: 1190-1. Veja o resumo.
  78. Bhargava P, Trocky N, Marshall J, et al. Um estudo de fase I de segurança, tolerância e farmacocinético de dose crescente, infusão contínua de duração crescente de MSI-1256F (Lactato de esqualamina) em pacientes com câncer avançado. Proc Am Soc Clinical Oncol 1999; 18: A698.
  79. Kalidas M, Hammond LA, Patnaik P, et al. Um estudo de fase I e farmacocinético (PK) do inibidor da angiogênese, lactato de esqualamina (MSI-1256F). Proc Am Soc Clinical Oncol 2000; 19: A698.
  80. Patnaik A, Rowinsky E, Hammond L, et al. Um estudo de fase I e farmacocinético (PK) do inibidor exclusivo da angiogênese, lactato de esqualamina (MSI-1256F). Proc Am Soc Clinical Oncol 1999; 18: A622.
  81. Evans WK, Latreille J, Batist G, et al. AE-941, um inibidor da angiogênese: justificativa para o desenvolvimento em combinação com quimioterapia / radioterapia de indução em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC). Proc Am Soc Clinical Oncol 1999; 18: A1938.
  82. Rosenbluth RJ, Jennis AA, Cantwell S, DeVries J. Cartilagem de tubarão oral no tratamento de pacientes com tumores cerebrais primários avançados. Um estudo piloto de fase II. Proc Am Soc Clinical Oncol 1999; 18: A554.
  83. Leitner SP, Rothkopf MM, Haverstick L, et al. Dois estudos de fase II de pó de cartilagem de tubarão seca oral (SCP) em pacientes (pts) com câncer de mama metastático ou de próstata refratário ao tratamento padrão. Proc Am Soc Clinical Oncol 1998; 17: A240.
  84. Natl Cancer Institute CancerNet. Site da cartilagem: www.cancer.gov (Acessado em 18 de agosto de 2000).
  85. Berbari P, Thibodeau A, Germain L, et al. Efeitos antiangiogênicos da administração oral de extrato líquido de cartilagem em humanos. J Surg Res 1999; 87: 108-13. Veja o resumo.
  86. Hillman JD, Peng AT, Gilliam AC, Remick SC. Tratamento do Sarcoma de Kaposi com administração oral de cartilagem de tubarão em um homem homossexual soropositivo para o vírus da imunodeficiência humana 8-soropositivo para o vírus da imunodeficiência humana. Arch Dermatol 2001; 137: 1149-52. Veja o resumo.
  87. Resumos de ensaios clínicos Neovastat. Apresentado na 92ª reunião anual da American Association for Cancer Research. 27 de março de 2001.
  88. Wilson JL. A cartilagem de tubarão tópica subjuga a psoríase: revisão da pesquisa e resultados clínicos preliminares. Altern Complement Ther 2000; 6: 291.
  89. Miller DR, Anderson GT, Stark JJ, et al. Ensaio de fase I / II da segurança e eficácia da cartilagem de tubarão no tratamento do câncer avançado. J Clin Oncol 1998; 16: 3649-55. Veja o resumo.
  90. Lane IW, Comac L. Sharks não tem câncer. Garden City, NY: Avery Publishing Group; 1992.
  91. Hunt TJ, Connelly JF. Cartilagem de tubarão para tratamento de câncer. Am J Health Syst Pharm 1995; 52: 1756-60. Veja o resumo.
  92. Ashar B, Vargo E. Hepatite induzida por cartilagem de tubarão [carta]. Ann Intern Med 1996; 125: 780-1. Veja o resumo.
Última revisão - 14/03/2019

Recomendado Por Nós

Apendicite

Apendicite

A apendicite é uma condição na qual o apêndice inflama. O apêndice é uma pequena bol a pre a ao inte tino gro o.A apendicite é uma cau a muito comum de cirurgia de e...
Zaleplon

Zaleplon

Zaleplon pode cau ar comportamento de ono grave ou potencialmente fatai . Alguma pe oa que tomaram zaleplon aíram da cama e dirigiram eu carro , prepararam e comeram, fizeram exo, fizeram liga...