Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Micofenolato de mofetilo
Vídeo: Micofenolato de mofetilo

Contente

Risco de defeitos de nascença:

O micofenolato não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que possam engravidar. Existe um alto risco de que o micofenolato cause aborto (perda da gravidez) durante os primeiros 3 meses de gravidez ou faça com que o bebê nasça com defeitos de nascença (problemas que estão presentes no nascimento).

Você não deve tomar micofenolato se estiver grávida ou se puder engravidar. Você deve ter um teste de gravidez negativo antes de iniciar seu tratamento com micofenolato, novamente 8 a 10 dias depois, e nas consultas de acompanhamento de rotina. Você deve usar um método anticoncepcional aceitável durante o seu tratamento e por 6 semanas após parar de tomar micofenolato. Seu médico lhe dirá quais formas de controle de natalidade são aceitáveis ​​para você usar. O micofenolato pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais), por isso é especialmente importante usar uma segunda forma de anticoncepcional junto com este tipo de anticoncepcional.

Se for um homem com uma parceira que pode engravidar, deve usar um método contraceptivo aceitável durante o tratamento e pelo menos 90 dias após a sua última dose. Não doe esperma durante o tratamento e por pelo menos 90 dias após a última dose.


Ligue para o seu médico imediatamente se você acha que você ou sua parceira está grávida ou se você perdeu o período menstrual.

Devido à possibilidade de a sua dádiva poder ir para uma mulher que pode estar ou ficar grávida, não doe sangue durante o seu tratamento e pelo menos 6 semanas após a sua última dose.

Riscos de infecções graves:

O micofenolato enfraquece o sistema imunológico do corpo e pode diminuir sua capacidade de combater infecções. Lave as mãos com freqüência e evite pessoas que estejam doentes enquanto estiver tomando este medicamento. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, dor de garganta, calafrios ou tosse; hematomas ou sangramento incomuns; dor ou ardor ao urinar; micção frequente; ferida ou ferida vermelha, quente ou que não cicatriza; drenagem de uma ferida na pele; fraqueza geral, cansaço extremo ou sensação de mal-estar; sintomas de '' gripe '' ou um '' resfriado ''; dor ou inchaço no pescoço, virilha ou axilas; manchas brancas na boca ou garganta; herpes labial; bolhas; dor de cabeça ou dor de ouvido; ou outros sinais de infecção.


Você pode estar infectado com certos vírus ou bactérias, mas não apresenta quaisquer sinais de infecção. Tomar micofenolato aumenta o risco de que essas infecções se tornem mais graves e causem sintomas. Informe o seu médico se você tiver qualquer tipo de infecção, como hepatite B ou C, incluindo uma infecção que não causa sintomas.

O micofenolato pode aumentar o risco de desenvolver leucoencefalopatia multifocal progressiva (PML; uma infecção rara do cérebro que não pode ser tratada, evitada ou curada e que geralmente causa morte ou deficiência grave). Informe o seu médico se você tem ou já teve PML, ou outra condição que afeta o seu sistema imunológico, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV); síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS); sarcoidose (uma condição que causa inchaço nos pulmões e às vezes em outras partes do corpo); leucemia (câncer que faz com que muitas células sanguíneas sejam produzidas e liberadas na corrente sanguínea); ou linfoma. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: fraqueza em um lado do corpo ou nas pernas; dificuldade ou incapacidade de controlar seus músculos; confusão ou dificuldade em pensar com clareza; instabilidade; perda de memória; dificuldade em falar ou entender o que os outros dizem; ou falta de interesse ou preocupação com as atividades normais ou coisas com as quais você geralmente se preocupa.


O micofenolato pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo linfoma (um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático) e câncer de pele. Informe o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve câncer de pele. Evite a exposição desnecessária ou prolongada à luz solar real e artificial (camas de bronzeamento, lâmpadas solares) e terapia de luz e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar (com fator de FPS 30 ou superior). Isso ajudará a diminuir o risco de desenvolver câncer de pele. Chame seu médico se sentir algum dos seguintes sintomas: dor ou inchaço no pescoço, virilha ou axilas; uma nova ferida ou inchaço na pele; uma mudança no tamanho ou cor de uma toupeira; uma lesão (ferida) na pele marrom ou preta com bordas irregulares ou uma parte da lesão que não se parece com a outra; mudanças na pele; feridas que não cicatrizam; febre inexplicada; cansaço que não passa; ou perda de peso.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com micofenolato e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) http://www.fda.gov/Drugs para obter o Guia de Medicação.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao micofenolato.

Converse com seu médico sobre os riscos de tomar micofenolato.

Micofenolato (CellCept) é usado com outros medicamentos para ajudar a prevenir a rejeição do órgão transplantado (ataque do órgão transplantado pelo sistema imunológico da pessoa que recebe o órgão) em adultos que receberam transplantes de coração e fígado e em adultos e crianças de 3 meses de idade e mais velhos que receberam transplantes renais. Micofenolato (Myfortic) é usado com outros medicamentos para ajudar a prevenir o corpo de rejeitar os transplantes renais. O micofenolato está em uma classe de medicamentos chamados agentes imunossupressores. Ele age enfraquecendo o sistema imunológico do corpo para que ele não ataque e rejeite o órgão transplantado.

O micofenolato é apresentado em cápsulas, comprimidos, comprimidos de liberação retardada (liberta o medicamento no intestino) e uma suspensão (líquido) para administração oral. Geralmente é tomado duas vezes ao dia com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois de comer ou beber, a menos que seu médico lhe diga o contrário). Tome micofenolato aproximadamente à mesma hora todos os dias e tente espaçar as suas doses em cerca de 12 horas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome micofenolato exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O medicamento no comprimido de liberação retardada (Myfortic) é absorvido de forma diferente pelo corpo do que o medicamento na suspensão, comprimido e cápsula (CellCept). Esses produtos não podem ser substituídos uns pelos outros. Cada vez que você tiver sua receita, certifique-se de ter recebido o produto certo. Se você acha que recebeu o medicamento errado, converse com seu médico e farmacêutico imediatamente.

Engula os comprimidos, comprimidos de liberação retardada e cápsulas inteiras; não divida, mastigue ou amasse. Não abra as cápsulas.

Não misture a suspensão de micofenolato com qualquer outro medicamento.

Tenha cuidado para não derramar a suspensão ou respingar na pele. Se a suspensão entrar em contato com a pele, lave bem a área com água e sabão. Se a suspensão entrar em contato com os olhos, enxágue com água pura. Use toalhas de papel úmidas para limpar qualquer líquido derramado.

O micofenolato ajuda a prevenir a rejeição do transplante de órgãos apenas enquanto você estiver tomando o medicamento. Continue a tomar micofenolato mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar micofenolato sem falar com seu médico.

O micofenolato também é usado para tratar a doença de Crohn (uma condição na qual o corpo ataca o revestimento do trato digestivo, causando dor, diarreia, perda de peso e febre). Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar micofenolato,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a micofenolato, ácido micofenólico, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do produto com micofenolato ou ácido micofenólico que está tomando. Se estiver a tomar micofenolato líquido, informe o seu médico e farmacêutico se é alérgico ao aspartame ou sorbitol. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: carvão ativado; aciclovir (Zovirax); certos antibióticos, como amoxicilina e ácido clavulânico (Augmentin), ciprofloxacina (Cipro) e sulfametoxazol / trimetoprim (Bactrim); azatioprina (Azasan, Imuran); colestiramina (Prevalite); ganciclovir (Cytovene, Valcyte); outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico; isavuconazônio (Cresemba); probenecida (Probalan); inibidores da bomba de prots, tais como lansoprazole (Dexilant, Prevacid) e pantoprazole (Protonix); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, Rifater); telmisartan (Micardis, em Twynsta); valaciclovir (Valtrex); e valganciclovir (Valcyte). Informe também o seu médico se estiver a tomar uma combinação de norfloxacina (Noroxin) e metronidazol (Flagyl). Muitos outros medicamentos também podem interagir com o micofenolato, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Informe também o seu médico se parar de tomar algum dos seus medicamentos. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • se estiver a tomar sevelâmero (Renagel, Renvela) ou antiácidos que contenham magnésio ou alumínio, tome-os 2 horas após tomar micofenolato.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve síndrome de Lesch-Nyhan ou síndrome de Kelley-Seegmiller (doenças hereditárias que causam níveis elevados de uma determinada substância no sangue, dores nas articulações e problemas de movimento e comportamento); anemia (um número menor do que o normal de glóbulos vermelhos); neutropenia (número inferior ao normal de glóbulos brancos); úlceras ou qualquer doença que afete seu estômago, intestinos ou sistema digestivo; qualquer tipo de câncer; ou doença renal ou hepática.
  • informe o seu médico se estiver amamentando.
  • você deve saber que o micofenolato pode deixá-lo sonolento, confuso, com tonturas, vertigens ou causar tremores incontroláveis ​​em uma parte do corpo. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • não tome nenhuma vacina sem falar com o seu médico. Pergunte ao seu médico se você deve tomar a vacina contra a gripe antes ou durante o tratamento, porque tomar micofenolato pode aumentar o risco de infecção.
  • se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que a suspensão de micofenolato contém aspartame, uma fonte de fenilalanina.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Se estiver a tomar micofenolato comprimido, cápsula ou suspensão (Cellcept), tome a dose em falta assim que se lembrar. No entanto, se a próxima dose for a menos de 2 horas de distância, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Se está a tomar o comprimido de micofenolato de libertação retardada (Myfortic), tome a dose em falta assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O micofenolato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • Prisão de ventre
  • dor de estômago ou inchaço
  • náusea
  • vomitando
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • dor, especialmente nas costas, músculos ou articulações
  • dor de cabeça
  • gás
  • sensação de formigamento, formigamento ou queimação na pele
  • rigidez ou fraqueza muscular

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • diarreia, dor de estômago súbita e intensa
  • inchaço das mãos, braços, pés, tornozelos ou pernas
  • dificuldade ao respirar
  • dor no peito
  • irritação na pele
  • coceira
  • batimento cardíaco rápido
  • tontura
  • desmaio
  • falta de energia
  • pele pálida
  • sangramento ou hematoma incomum
  • bancos pretos e alcatroados
  • sangue vermelho nas fezes
  • vômito sangrento
  • vômito que parece com borra de café
  • sangue na urina
  • amarelecimento da pele ou olhos

O micofenolato pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). A suspensão de micofenolato também pode ser armazenada no refrigerador. Não congele a suspensão de micofenolato. Elimine qualquer suspensão de micofenolato não utilizada após 60 dias.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • dor de estômago
  • náusea
  • vomitando
  • azia
  • diarréia
  • febre, dor de garganta, calafrios, tosse e outros sinais de infecção

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • CellCept®
  • Myfortic®
Última revisão - 15/05/2019

Seleção Do Site.

O anti-séptico bucal mágico funciona?

O anti-séptico bucal mágico funciona?

O enxaguatório bucal mágico tem uma variedade de nome: enxaguatório bucal milagroo, enxaguatório bucal medicamentoo mito, enxaguatório mágico de Mary e enxaguante bucal m...
27 coisas que você deve saber antes de "perder" sua virgindade

27 coisas que você deve saber antes de "perder" sua virgindade

Não há 1 definição de virgindade. Para algun, er virgem ignifica que você não teve nenhum tipo de exo com penetração - eja vaginal, anal ou memo oral. Outro pod...