O estresse pode causar enxaqueca?
Contente
- Visão geral
- O que a pesquisa diz?
- Sintomas de estresse e enxaqueca
- Como obter alívio da enxaqueca causada pelo estresse
- Medicamentos
- Outras opções de tratamento
- A linha inferior
Visão geral
Uma enxaqueca causa dor pulsante e pulsante em um ou nos dois lados da cabeça. A dor é mais frequentemente sentida ao redor dos templos ou atrás de um olho. A dor pode durar de 4 a 72 horas.
Outros sintomas geralmente acompanham enxaquecas. Por exemplo, náusea, vômito e sensibilidade à luz são comuns durante uma enxaqueca.
Enxaqueca são diferentes de dores de cabeça. O que os causa não é bem compreendido. Mas existem gatilhos conhecidos, incluindo estresse.
Segundo a American Headache Society, cerca de 4 em cada 5 pessoas com enxaqueca relatam estresse como um gatilho. O relaxamento após um período de alto estresse também foi identificado como um possível gatilho para a enxaqueca.
Então, qual é a conexão entre estresse e enxaqueca? Explicamos a pesquisa, os sintomas e as estratégias de enfrentamento para que você se sinta melhor mais cedo.
O que a pesquisa diz?
Embora o que exatamente causa enxaqueca não tenha sido estabelecido, os pesquisadores acreditam que elas podem ser causadas por alterações nos níveis de certas substâncias químicas no cérebro, como a serotonina. A serotonina ajuda a regular a dor.
Um estudo de 2014 constatou que pessoas com enxaqueca que sofreram uma redução no estresse de um dia para o outro tinham uma probabilidade significativamente maior de ter uma enxaqueca no dia seguinte.
Os pesquisadores acreditam que o relaxamento após altos níveis de estresse foi um gatilho ainda mais significativo para a enxaqueca do que o próprio estresse. Isso é chamado de efeito "desapontamento". Alguns sugerem que esse efeito está associado a outras condições, como resfriado ou gripe.
Sintomas de estresse e enxaqueca
Você provavelmente notará primeiro sintomas de estresse antes dos sintomas de uma enxaqueca. Sintomas comuns de estresse incluem:
- dor de estômago
- tensão muscular
- irritabilidade
- fadiga
- dor no peito
- ritmo cardíaco acelerado
- tristeza e depressão
- falta de desejo sexual
Os sintomas de uma enxaqueca podem começar um ou dois dias antes da enxaqueca. Isso é chamado de estágio pródromo. Os sintomas desse estágio podem incluir:
- fadiga
- desejos de comida
- mudanca de humor
- rigidez do pescoço
- constipação
- bocejo frequente
Algumas pessoas experimentam enxaqueca com aura, que ocorre após o estágio pródromo. Uma aura causa distúrbios da visão. Em algumas pessoas, também pode causar problemas com sensação, fala e movimento, como:
- vendo luzes piscando, pontos brilhantes ou formas
- formigamento no rosto, braços ou pernas
- dificuldade em falar
- perda temporária da visão
Quando a dor de cabeça começa, ela é chamada de fase de ataque. Os sintomas da fase de ataque podem durar de algumas horas a alguns dias, se não forem tratados. A gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa.
Os sintomas podem incluir:
- sensibilidade ao som e à luz
- aumento da sensibilidade a cheiros e toques
- dor de cabeça latejante em um ou nos dois lados da cabeça, nas têmporas ou na frente ou nas costas
- náusea
- vômito
- tontura
- sentindo-se fraco ou tonto
A fase final é chamada de fase pós-drome. Pode causar alterações de humor que variam de euforia e sentir-se muito feliz a se sentir cansado e desgastado. Você também pode ter uma dor de cabeça maçante. Esses sintomas geralmente duram cerca de 24 horas.
Como obter alívio da enxaqueca causada pelo estresse
Os tratamentos para enxaqueca incluem medicamentos para aliviar os sintomas e prevenir futuros ataques. Se o estresse estiver causando enxaquecas, encontrar maneiras de reduzir seus níveis de estresse pode ajudar a prevenir futuros ataques.
Medicamentos
Os medicamentos para aliviar a dor da enxaqueca incluem:
- analgésicos de venda livre (OTC), como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou acetaminofeno (Tylenol)
- Medicamentos para enxaqueca OTC que combinam acetaminofeno, aspirina e cafeína, como Excedrin Migraine
- triptanos, como sumatriptano (Imitrex), almotriptano (Axert) e rizatriptano (Maxalt)
- ergots, que combinam ergotamina e cafeína, como Cafergot e Migergot
- opióides, como codeína
Você também pode receber medicação anti-náusea se sentir náusea e vômito com enxaqueca.
Às vezes, os corticosteróides são usados com outros medicamentos para tratar enxaquecas graves. No entanto, estes não são recomendados para uso frequente devido aos efeitos colaterais.
Você pode ser candidato a medicamentos preventivos se:
- Você experimenta pelo menos quatro ataques graves por mês.
- Você tem ataques que duram mais de 12 horas.
- Você não obtém alívio com medicamentos para aliviar a dor.
- Você experimenta uma aura ou dormência por períodos prolongados.
Medicamentos preventivos são tomados diariamente ou mensalmente para reduzir a frequência, duração e gravidade de suas enxaquecas.
Se o estresse é um gatilho conhecido para suas enxaquecas, seu médico pode recomendar tomar o medicamento apenas em períodos de alto estresse, como levar a uma semana ou evento de trabalho estressante.
Os medicamentos preventivos incluem:
- betabloqueadores, como propranolol
- bloqueadores dos canais de cálcio, como verapamil (Calan, Verelan)
- antidepressivos, como amitriptilina ou venlafaxina (Effexor XR)
- Antagonistas do receptor CGRP, como erenumab-aooe (Aimovig)
Medicamentos anti-inflamatórios prescritos, como naproxeno (Naprosyn), também podem ajudar a prevenir enxaquecas e reduzir os sintomas.
No entanto, descobriu-se que anti-inflamatórios aumentam o risco de sangramento e úlceras gastrointestinais, além de ataques cardíacos. O uso frequente não é recomendado.
Outras opções de tratamento
Existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir o risco de enxaqueca devido ao estresse. Essas coisas também podem ajudar a aliviar os sintomas causados pelo estresse e pela enxaqueca. Considere o seguinte:
- Incorpore exercícios de relaxamento em sua rotina diária, como ioga e meditação.
- Descanse em um quarto escuro quando sentir uma enxaqueca chegando.
- Durma o suficiente, o que pode ser alcançado mantendo uma hora de dormir consistente todas as noites.
- Tente massagem terapêutica. Pode ajudar a prevenir enxaquecas, reduzir os níveis de cortisol e diminuir a ansiedade, de acordo com um estudo de 2006.
- Exercite mais dias do que não. Pode diminuir os níveis de estresse e ajudar a prevenir enxaquecas após um período de estresse.
Se você está tendo problemas para lidar com o estresse e acha que o estresse é um gatilho para suas enxaquecas, fale com seu médico. Eles podem recomendar maneiras de lidar com o estresse.
A linha inferior
Se o estresse é um gatilho para as enxaquecas, trabalhe para reduzir ou eliminar a fonte do estresse. Medicamentos e medidas de autocuidado também podem ajudá-lo a obter alívio dos sintomas e prevenir ou reduzir a frequência de suas enxaquecas.