Autor: Joan Hall
Data De Criação: 2 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Novembro 2024
Anonim
Injeção de Irinotecano - Medicamento
Injeção de Irinotecano - Medicamento

Contente

A injeção de irinotecano deve ser administrada sob a supervisão de um médico com experiência na administração de medicamentos quimioterápicos para o câncer.

Você pode sentir os seguintes sintomas enquanto estiver recebendo uma dose de irinotecano ou por até 24 horas depois: coriza, saliva aumentada, pupilas encolhidas (círculos pretos no meio dos olhos), olhos lacrimejantes, sudorese, rubor, diarreia ( às vezes chamada de 'diarreia precoce') e cólicas estomacais. Informe o seu médico se sentir algum destes sintomas. Seu médico pode lhe dar medicamentos para prevenir ou tratar esses sintomas.

Você também pode ter diarreia grave (às vezes chamada de '' diarreia tardia '') mais de 24 horas depois de receber irinotecano. Esse tipo de diarreia pode ser fatal, pois pode durar muito tempo e levar à desidratação, infecção, insuficiência renal e outros problemas. Informe o seu médico se você tem ou já teve uma obstrução intestinal (bloqueio no intestino). Informe o seu médico e farmacêutico se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: outros medicamentos quimioterápicos para o câncer; diuréticos ('pílulas de água'); ou laxantes tais como bisacodil (Dulcolax) ou senna (em Correctol, Ex-Lax, Peri-Colace, Senokot).


Antes de iniciar o tratamento com irinotecano, converse com seu médico sobre o que fazer se tiver diarreia tardia. Seu médico provavelmente irá lhe dizer para manter a loperamida (Imodium AD) à mão para que você possa começar a tomá-la imediatamente se tiver diarreia tardia. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para tomar loperamida em intervalos regulares ao longo do dia e da noite. Certifique-se de seguir as instruções do seu médico para tomar loperamida; estas serão diferentes das instruções impressas no rótulo da embalagem da loperamida. O seu médico também lhe dirá quais alimentos você deve comer e quais alimentos você deve evitar para controlar a diarreia durante o tratamento. Beba bastante líquido e siga esta dieta cuidadosamente.

Ligue para o seu médico imediatamente na primeira vez que tiver diarreia durante o tratamento. Também chame seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: febre (temperatura superior a 100,4 ° F); calafrios; fezes pretas ou com sangue; diarreia que não cessa em 24 horas; tontura, tontura ou desmaio; ou náuseas e vômitos intensos que o impedem de beber qualquer coisa. O seu médico irá vigiá-lo cuidadosamente e pode tratá-lo com fluidos ou antibióticos, se necessário.


O irinotecano pode causar uma diminuição no número de células sanguíneas produzidas pela medula óssea. Informe o seu médico se você tem ou já teve uma doença do sangue ou síndrome de Gilbert (diminuição da capacidade de quebrar a bilirrubina, uma substância natural do corpo) e se você está sendo tratado com radiação para o estômago ou pélvis (área entre os ossos do quadril ) ou se você já foi tratado com este tipo de radiação. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção; falta de ar; batimento cardíaco rápido; dor de cabeça; tontura; pele pálida; confusão; cansaço extremo ou sangramento ou hematomas incomuns.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico irá solicitar alguns testes para verificar a resposta do seu corpo ao irinotecano.

Converse com seu médico sobre os riscos do uso de irinotecano.

O irinotecano é usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para tratar o câncer retal ou de cólon (câncer que começa no intestino grosso). O irinotecano está em uma classe de medicamentos antineoplásicos chamados inibidores da topoisomerase I. Ele age interrompendo o crescimento das células cancerosas.


O irinotecano é fornecido na forma de líquido para ser administrado por via intravenosa durante 90 minutos (numa veia) por um médico ou enfermeiro. Geralmente, não é administrado mais de uma vez por semana, de acordo com um esquema que alterna uma ou mais semanas quando você recebe irinotecano com uma ou mais semanas quando você não recebe a medicação. Seu médico escolherá o horário mais adequado para você.

O seu médico pode necessitar de atrasar o seu tratamento e ajustar a sua dose se sentir alguns efeitos secundários. Certifique-se de que informa o seu médico como se sente durante o tratamento com irinotecano.

O seu médico pode dar-lhe medicamentos para prevenir náuseas e vômitos antes de receber cada dose de irinotecano. O seu médico também pode dar-lhe outro (s) medicamento (s) para prevenir ou tratar outros efeitos secundários.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

O irinotecano às vezes também é usado junto com outros medicamentos para tratar o câncer de pulmão de pequenas células. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de receber irinotecano,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a irinotecano, sorbitol ou qualquer outro medicamento.
  • informe o seu médico se estiver tomando cetoconazol (Nizoral). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar cetoconazol durante uma semana antes de iniciar o seu tratamento com irinotecano ou durante o seu tratamento.
  • informe o seu médico se estiver tomando erva de São João. Você não deve tomar erva de São João por 2 semanas antes de iniciar o tratamento com irinotecano ou durante o tratamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: atazanavir (Reyataz); gemfibrozil (Lopid); medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol), fenobarbital (Luminal), fenitoína (Dilantin, Phenytek); rifabutina (micobutina); e rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate e Rifater). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve diabetes; intolerância à frutose (incapacidade de digerir o açúcar natural encontrado na fruta); ou doença hepática, pulmonar ou renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se planeja ter um filho. Você ou sua parceira não devem engravidar durante o tratamento com irinotecano. Você precisará ter um teste de gravidez negativo antes de começar a receber este medicamento. Se for mulher, use um método contraceptivo eficaz durante o seu tratamento e 6 meses após a sua dose final. Se for homem e a sua parceira puder engravidar, deve usar um método contraceptivo eficaz (preservativos) durante o seu tratamento e 3 meses após a sua última dose. Se você ou sua parceira engravidar durante o tratamento com irinotecano, chame seu médico. O irinotecano pode prejudicar o feto.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Não deve amamentar enquanto está a receber injecção de irinotecano e nos 7 dias após a sua última dose.
  • você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade em homens e mulheres. Converse com seu médico sobre os riscos de receber injeção de irinotecano.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber irinotecano.
  • deve saber que o irinotecano pode causar tonturas ou afetar a sua visão, especialmente durante as primeiras 24 horas após a administração de uma dose. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • Fale com o seu médico antes de receber qualquer vacinação durante o tratamento com irinotecano.

O seu médico irá informá-lo sobre uma dieta especial a seguir para ajudar a controlar a diarreia durante o tratamento. Siga estas instruções cuidadosamente.

Fale com o seu médico sobre comer toranja e beber sumo de toranja enquanto estiver a receber este medicamento.

O irinotecano pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • náusea
  • vomitando
  • Prisão de ventre
  • inchaço e feridas na boca
  • azia
  • perda de apetite
  • perda de peso
  • perda de cabelo
  • fraqueza
  • sonolência
  • dor, especialmente dor nas costas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • dor no peito
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • estômago inchado
  • ganho de peso inesperado ou incomum
  • inchaço dos braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir

Algumas pessoas que receberam irinotecano desenvolveram coágulos sanguíneos nas pernas, pulmões, cérebro ou coração. Não há informações suficientes para dizer se o irinotecano causou os coágulos sanguíneos. Converse com seu médico sobre os riscos de receber irinotecano.

O irinotecano pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • dor de garganta, febre, calafrios, tosse e outros sinais de infecção
  • diarreia severa

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Camptosar®
  • CPT-11
Última revisão - 15/04/2020

Novos Artigos

Como gerenciar a "gripe de período" (sim, é uma coisa)

Como gerenciar a "gripe de período" (sim, é uma coisa)

A gripe do período não é um termo médico legítimo, ma com certeza reume como alguma peoa e entem trite durante o período.intoma emelhante ao da gripe, como dor de cabe...
Você pode comer sementes de romã?

Você pode comer sementes de romã?

A romã ão uma bela fruta vermelha cheia de emente. De fato, o termo “granato” é derivado do latim medieval “granatum”, que ignifica “muita emente” ou “contendo grão”.A emente repre...