Autor: William Ramirez
Data De Criação: 17 Setembro 2021
Data De Atualização: 12 Novembro 2024
Anonim
Injeção de Ibritumomabe - Medicamento
Injeção de Ibritumomabe - Medicamento

Contente

Várias horas antes de cada dose de injeção de ibritumomabe, um medicamento chamado rituximabe (Rituxan) é administrado. Alguns pacientes tiveram reações alérgicas graves ou com risco de vida enquanto receberam rituximabe ou logo após terem recebido rituximabe. Essas reações ocorreram com mais frequência com a primeira dose de rituximabe. Alguns pacientes morreram dentro de 24 horas após o recebimento de rituximabe. Informe o seu médico se você é alérgico a rituximabe ou medicamentos feitos de proteínas murinas (rato), ou se você não tem certeza se um medicamento ao qual você é alérgico é feito de proteínas murinas. Informe também o seu médico se você já foi tratado com um medicamento feito de proteínas murinas. Nesse caso, pode ser mais provável que você tenha uma reação alérgica ao rituximabe. O seu médico pedirá testes para ver se você tem probabilidade de ter uma reação alérgica ao rituximabe.

O seu médico irá dar-lhe medicamentos antes de receber rituximab para ajudar a prevenir reações ao rituximab. Se você tiver uma reação ao rituximabe, seu médico pode interromper a administração do medicamento por um tempo ou pode administrá-lo mais lentamente. Se a reação for grave, o seu médico interromperá a infusão de rituximabe e não continuará o tratamento com injeção de ibritumomabe. Informe o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas durante ou logo após o seu tratamento com rituximabe: tosse; dificuldade em respirar ou engolir; aperto da garganta; urticária; coceira; inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, boca ou garganta; dor no peito, mandíbula, braço, costas ou pescoço; confusão; perda de consciência; batimento cardíaco rápido; suando; pele pálida; respiração rápida; diminuição da micção; ou mãos e pés frios.


O tratamento com rituximabe e injeção de ibritumomabe pode causar uma redução grave no número de células sanguíneas em seu corpo. Esta diminuição pode acontecer 7 a 9 semanas após o seu tratamento e pode durar 12 semanas ou mais. Esta diminuição pode causar infecções graves ou potencialmente fatais ou hemorragias. O seu médico não lhe dará a injeção de ibritumomabe se as suas células sanguíneas tiverem sido gravemente afetadas pelo câncer, se você fez um transplante de medula óssea, se não foi capaz de produzir células-tronco suficientes (células encontradas na medula óssea que podem amadurecer para se formar qualquer tipo de célula do sangue) para fazer um transplante de medula óssea ou se já tiver um número baixo de células do sangue. Informe o seu médico se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven); aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve); e clopidogrel (Plavix). Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: pele pálida; fraqueza; hematomas ou sangramento incomuns; manchas ou manchas roxas na pele; fezes pretas ou com sangue; vômito com sangue ou com aspecto de borra de café; diarréia; ou dor de garganta, febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção.


O tratamento com rituximabe e injeção de ibritumomabe pode causar reações cutâneas graves ou fatais. Estas reações podem ocorrer logo alguns dias após o tratamento ou até 4 meses após o tratamento. Informe o seu médico imediatamente se você desenvolver bolhas na pele ou na parte interna da boca ou nariz, erupção na pele ou descamação da pele. O seu médico não lhe dará mais nenhuma injeção de ibritumomab se desenvolver estes sintomas.

Depois de receber sua primeira dose de injeção de ibritumomabe, seu médico solicitará exames de imagem (exames que mostram uma imagem de todo ou parte do interior do corpo) para ver como o medicamento se espalhou pelo seu corpo. Se o medicamento não se espalhou pelo seu corpo como esperado, você não receberá sua segunda dose de injeção de ibritumomabe.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico irá pedir alguns testes durante o seu tratamento e até 3 meses após o seu tratamento para verificar a resposta do seu corpo à injeção de ibritumomab.


Fale com o seu médico sobre os riscos de receber injeção de ibritumomab.

A injeção de ibritumomabe é usada com rituximabe (Rituxan) para tratar certos tipos de linfoma não-Hodgkin (NHL; câncer que começa nas células do sistema imunológico) que não melhorou ou que piorou após o tratamento com outros medicamentos. Também é usado para tratar certos tipos de LNH em pessoas que melhoraram após o tratamento com outros medicamentos quimioterápicos. A injeção de ibritumomabe está em uma classe de medicamentos chamados anticorpos monoclonais com radioisótopos. Ele age ligando-se às células cancerosas e liberando radiação para danificar as células cancerosas.

A injeção de ibritumomabe é um líquido a ser injetado em uma veia durante 10 minutos por um médico treinado para tratar pacientes com medicação radioativa. É administrado como parte de um regime específico de tratamento do câncer. No primeiro dia do regime de tratamento, uma dose de rituximabe é administrada e a primeira dose de injeção de ibritumomabe é administrada no máximo 4 horas depois. Exames de imagem para verificar como a injeção de ibritumomabe se espalhou pelo corpo são realizados 48 a 72 horas após a administração da dose de injeção de ibritumomabe. Varreduras adicionais podem ser realizadas se necessário durante os próximos dias. Se os resultados das varreduras mostrarem que a injeção de ibritumomabe se espalhou pelo corpo como esperado, uma segunda dose de rituximabe e uma segunda dose de injeção de ibritumomabe serão administradas 7 a 9 dias após as primeiras doses serem administradas.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de receber a injeção de ibritumomab,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ibritumomab, qualquer um dos medicamentos mencionados na seção AVISO IMPORTANTE, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes na injeção de ibritumomab. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve qualquer condição médica.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Você não deve engravidar enquanto estiver recebendo ibritumomab. Se você for mulher, precisará fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e usar métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez durante o tratamento e por 12 meses após a última dose. Se você for homem e mulher, use anticoncepcionais para evitar a gravidez durante o tratamento e por 12 meses após a última dose. Se você ou sua parceira engravidar durante a injeção de ibritumomab, chame seu médico imediatamente. A injeção de ibritumomabe pode prejudicar o feto.
  • informe o seu médico se estiver amamentando ou se planeja amamentar. Não deve amamentar durante o tratamento com ibritumomab e até 6 meses após a sua dose final.
  • você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade em homens e mulheres. Converse com seu médico sobre os riscos de receber ibritumomab.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que recebeu injeção de ibritumomab.
  • não tome nenhuma vacina durante o tratamento e até 12 meses após a sua dose final sem primeiro falar com o seu médico.
  • você deve saber que a radioatividade na segunda dose de injeção de ibritumomab pode estar presente em seus fluidos corporais por até uma semana após a administração da dose. Para evitar que a radioatividade se espalhe para as pessoas que estão em contato próximo com você, certifique-se de lavar bem as mãos após usar o banheiro, usar camisinha toda vez que tiver relações sexuais e evitar beijos profundos. Siga estas precauções durante o seu tratamento e por 7 dias após receber a sua segunda dose de injeção de ibritumomab.
  • você deve saber que a injeção de ibritumomabe contém albumina (um produto que é feito a partir de sangue de um doador vivo). Embora haja uma chance extremamente pequena de que os vírus possam se espalhar pelo sangue, nenhum caso de doenças virais com este produto foi relatado.
  • você deve saber que se você receber injeção de ibritumomabe, seu corpo pode desenvolver anticorpos (substâncias no sangue que ajudam o sistema imunológico a reconhecer e atacar substâncias estranhas) para proteínas murinas. Se você desenvolver esses anticorpos, você pode ter uma reação alérgica ao tomar medicamentos feitos de proteínas murinas, ou esses medicamentos podem não funcionar bem para você. Após o seu tratamento com injeção de ibritumomabe, certifique-se de dizer a todos os seus médicos que você já tomou tratado com injeção de ibritumomab.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Ligue para o seu médico imediatamente se você não puder marcar uma consulta para receber a injeção de ibritumomab.

A injeção de ibritumomabe pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago ou inchaço
  • Prisão de ventre
  • azia
  • perda de apetite
  • dor de cabeça
  • ansiedade
  • tontura
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • dores nas costas, articulações ou músculos
  • rubor

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos sintomas listados na seção AVISO IMPORTANTE ou qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • vermelhidão, sensibilidade ou ferida aberta na área onde o medicamento foi injetado

Algumas pessoas que receberam injeção de ibritumomabe desenvolveram outras formas de câncer, como leucemia (câncer que começa nas células brancas do sangue) e síndrome mielodisplásica (condição na qual as células do sangue não se desenvolvem normalmente) durante os primeiros anos após terem recebido a medicação. Converse com seu médico sobre os riscos de receber este medicamento.

A injeção de ibritumomabe pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • pele pálida
  • fraqueza
  • falta de ar
  • cansaço excessivo
  • hematoma ou sangramento incomum
  • manchas roxas ou manchas na pele
  • dor de garganta, febre, calafrios, tosse e outros sinais de infecção

Pergunte ao seu médico ou farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre a injeção de ibritumomab.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Zevalin®
Última revisão - 15/02/2019

Recomendado

Ter covinhas nas costas me diz algo sobre minha genética?

Ter covinhas nas costas me diz algo sobre minha genética?

A covinha na cota ão recorte na região lombar. O recuo etão obre a articulação, onde ua pelve e coluna e encontram, logo acima do eu bumbum. Ele ão criado por um ligament...
Alimentos para comer e evitar após um ataque cardíaco

Alimentos para comer e evitar após um ataque cardíaco

Apó um ataque cardíaco, o tratamento e concentra na prevenção de um futuro ataque cardíaco ou de quaiquer complicaçõe relacionada, como um derrame.O que você co...