Daydream Believers: ADHD in Girls
Contente
- Os números
- Sintomas
- Diagnóstico
- Riscos se não diagnosticado
- Tratamento
- Drogas
- Terapia
- Reforço positivo
- O lado positivo
Um tipo diferente de TDAH
O menino cheio de energia que não se concentra na aula e não consegue ficar parado tem sido objeto de pesquisas por décadas. No entanto, foi só nos últimos anos que os pesquisadores começaram a se concentrar no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em meninas.
Em parte, isso ocorre porque as meninas podem manifestar os sintomas de TDAH de maneiras diferentes. Por exemplo, é mais provável que as meninas fiquem olhando pela janela durante a aula do que pulando de seus assentos.
Os números
De acordo com o, três vezes mais homens do que mulheres são diagnosticados com TDAH. O CDC aponta que essa taxa mais alta de diagnóstico entre meninos pode ser porque seus sintomas são mais evidentes do que os das meninas. Os meninos tendem a correr, bater e outros comportamentos agressivos. As meninas tornam-se retraídas e podem desenvolver ansiedade ou baixa auto-estima.
Sintomas
Três tipos de comportamento podem identificar uma criança com sintomas clássicos de TDAH:
- desatenção
- hiperatividade
- impulsividade
Se sua filha apresentar os seguintes comportamentos, ela pode estar entediada ou pode precisar de mais avaliações.
- Muitas vezes ela parece não estar ouvindo.
- Ela se distrai facilmente.
- Ela comete erros descuidados.
Diagnóstico
Um professor pode sugerir testar sua filha para TDAH se seu comportamento preocupante parecer mais óbvio na escola do que em casa. Para fazer um diagnóstico, o médico fará um exame médico para descartar outras causas possíveis para os sintomas. Em seguida, eles avaliarão o histórico médico pessoal e familiar de sua filha porque o TDAH tem um componente genético.
O médico pode pedir às seguintes pessoas para preencher questionários sobre o comportamento de sua filha:
- membros da família
- babás
- treinadores
Um padrão envolvendo os seguintes comportamentos pode indicar TDAH:
- se organizando
- evitando tarefas
- perdendo itens
- ficando distraído
Riscos se não diagnosticado
Meninas com TDAH não tratada podem desenvolver problemas que incluem:
- baixa autoestima
- ansiedade
- depressão
- gravidez adolescente
As meninas também podem ter dificuldades com a linguagem escrita e tomadas de decisão inadequadas. Eles podem começar a se automedicar com:
- drogas
- álcool
- comer demais
Em casos graves, eles podem infligir ferimentos a si próprios.
Tratamento
As meninas podem se beneficiar de uma combinação de:
- drogas
- terapia
- reforço positivo
Drogas
Drogas conhecidas para o TDAH incluem estimulantes como Ritalina e Adderall e antidepressivos como Wellbutrin.
Monitore sua filha de perto para ter certeza de que ela toma a dosagem correta do medicamento.
Terapia
Tanto o aconselhamento de habilidades comportamentais quanto a terapia da fala são freqüentemente úteis para crianças com TDAH. E um conselheiro pode recomendar maneiras de lidar com os obstáculos.
Reforço positivo
Muitas meninas lutam contra o TDAH. Você pode ajudar sua filha concentrando-se em suas boas qualidades e elogiando o comportamento que gostaria de ver com mais frequência. Certifique-se de expressar o feedback de maneira positiva. Por exemplo, peça a sua filha que ande, em vez de repreendê-la por correr.
O lado positivo
Um diagnóstico de TDAH pode trazer alívio para sua filha quando os sintomas afetam a vida diária. Em seu livro “Daredevils and Daydreamers”, Barbara Ingersoll, uma psicóloga infantil clínica, sugere que as crianças com TDAH têm traços semelhantes aos de caçadores, guerreiros, aventureiros e exploradores de antigamente.
Sua filha pode se consolar em saber que não há necessariamente algo "errado" com ela. Seu desafio é encontrar uma maneira de usar suas habilidades no mundo moderno.