Injeção de ofatumumabe
Contente
- Antes de receber a injeção de ofatumumab,
- A injeção de ofatumumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
Você pode já estar infectado com hepatite B (um vírus que infecta o fígado e pode causar danos graves ao fígado), mas não apresenta quaisquer sintomas da doença. Neste caso, a injeção de ofatumumab pode aumentar o risco de a sua infecção se tornar mais séria ou colocar a vida em risco e de desenvolver sintomas. Informe o seu médico se você tem ou já teve infecção pelo vírus da hepatite B. Seu médico pedirá um exame de sangue para ver se você tem uma infecção pelo vírus da hepatite B inativa. Se necessário, o seu médico pode dar-lhe medicamentos para tratar esta infecção antes e durante o seu tratamento com ofatumumab. O seu médico também irá monitorá-lo quanto a sinais de infecção por hepatite B durante e por vários meses após o seu tratamento. Se sentir algum dos seguintes sintomas durante ou após o tratamento, contacte imediatamente o seu médico: cansaço excessivo, amarelecimento da pele ou dos olhos, perda de apetite, náuseas ou vómitos, dores musculares, dor de estômago ou urina escura.
Algumas pessoas que receberam ofatumumabe desenvolveram leucoencefalopatia multifocal progressiva (PML; uma infecção rara do cérebro que não pode ser tratada, evitada ou curada e que geralmente causa morte ou deficiência grave) durante ou após o tratamento. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: mudanças novas ou repentinas no pensamento ou confusão, tonturas, perda de equilíbrio, dificuldade para falar ou andar, mudanças novas ou repentinas na visão ou quaisquer outros sintomas incomuns que se desenvolvam repentinamente.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de ofatumumabe.
Fale com o seu médico sobre os riscos da injeção de ofatumumab.
A injeção de ofatumumabe é usada para tratar a leucemia linfocítica crônica (CLL; um tipo de câncer dos glóbulos brancos) em adultos que não melhoraram após o tratamento com fludarabina (Fludara) e alemtuzumabe (Campath). A injeção de ofatumumab está em uma classe de medicamentos chamados anticorpos monoclonais. Ele age matando as células cancerosas.
A injeção de ofatumumab é fornecida como uma solução (líquido) a ser adicionada ao fluido e injetada por via intravenosa (na veia) por um médico ou enfermeiro em um consultório médico ou hospital. Geralmente é injetado uma vez por semana durante 8 semanas, em seguida, uma vez por mês durante 4 meses.
O seu médico pode ter de interromper o seu tratamento se sentir alguns efeitos secundários. O seu médico irá dar-lhe outros medicamentos para prevenir ou tratar certos efeitos secundários 30 minutos a 2 horas antes de receber cada dose de injeção de ofatumumab. Informe o seu médico como se sente durante o tratamento com a injeção de ofatumumab.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de ofatumumab,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ofatumumab, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes na injeção de ofatumumab. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias respiratórias) ou hepatite B (um vírus que infecta o fígado e pode causar lesão hepática grave ou câncer de fígado).
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante a injeção de ofatumumabe, ligue para o seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber injecção de ofatumumab.
- pergunte ao seu médico se você deve receber alguma vacina antes de iniciar o tratamento com ofatumumabe. Não tome nenhuma vacina durante o tratamento sem falar com o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção de ofatumumab pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- espasmos musculares
- nariz entupido ou escorrendo
- diarréia
- dor de cabeça
- Dificuldade em dormir
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- dificuldade em respirar ou engolir
- suando forte
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- vermelhidão súbita do rosto, pescoço ou parte superior do tórax
- fraqueza
- sangramento ou hematoma incomum
- pele pálida
- pontos achatados, redondos e vermelhos sob a pele
- irritação na pele
- urticária
- febre, calafrios, tosse, dor de garganta ou outros sinais de infecção
- dor nos braços, costas, pescoço ou mandíbula
- dor no peito,
- batimento cardíaco rápido
- desmaio
A injeção de ofatumumab pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre a injeção de ofatumumab.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Arzerra®