Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Dr A. Pinto-Marín - Uso de la abiraterona tras fracaso a docetaxel
Vídeo: Dr A. Pinto-Marín - Uso de la abiraterona tras fracaso a docetaxel

Contente

A abiraterona é usada em combinação com a prednisona para tratar um certo tipo de câncer de próstata que se espalhou para outras partes do corpo. A abiraterona está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da biossíntese de andrógenos. Atua diminuindo a quantidade de certos hormônios no corpo.

A abiraterona é apresentada na forma de comprimido para tomar por via oral com o estômago vazio com água, 1 hora antes ou 2 horas depois de comer qualquer alimento. Geralmente é tomado uma ou duas vezes ao dia. Tome o abiraterona por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome abiraterona exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Engula os comprimidos inteiros com água; não divida, mastigue ou amasse.

Continue a tomar abiraterona mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar abiraterona ou prednisona sem falar com seu médico.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar abiraterona,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à abiraterona, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de abiraterona. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: dextrometorfano; certos medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Carbatrol, Epitol, Tegretol), fenobarbital e fenitoína (Dilantin, Phenytek); cetoconazol; nefazodona; pioglitazona (Actos); rifabutina (micobutina); rifampicina (Rifadin, em Rifamate, em Rifater, Rimactane); rifapentina (Priftin); e tioridazina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a abiraterona, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você tiver uma infecção, um nível baixo de potássio no sangue ou se estiver passando por um estresse incomum, se teve um ataque cardíaco recente ou se você tem ou já teve problemas nas glândulas supra-renais ou pituitárias, insuficiência cardíaca batimento cardíaco, incluindo prolongamento do QT (um ritmo cardíaco irregular que pode levar a desmaios, perda de consciência, convulsões ou morte súbita), pressão alta ou doença cardíaca ou hepática.
  • você deve saber que a abiraterona deve ser usada apenas em homens. As mulheres não devem tomar este medicamento, especialmente se estiverem ou puderem engravidar ou amamentar. Se tomado por mulheres grávidas, a abiraterona pode prejudicar o feto. Mulheres que estão, podem estar ou podem estar grávidas não devem tocar nos comprimidos de abiraterona sem luvas de proteção. Se uma mulher grávida toma ou toca em comprimidos de abiraterona, ela deve chamar seu médico imediatamente.
  • os homens com uma parceira feminina tomando abiraterona devem usar anticoncepcionais eficazes durante o tratamento e por 3 semanas após a dose final. Converse com seu médico sobre os tipos de controle de natalidade adequados para você.
  • você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade nos homens. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar abiraterona.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Se você esquecer de uma dose, tome a sua dose normal no dia seguinte. Se você esquecer mais de uma dose, ligue para o seu médico imediatamente.

A abiraterona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • inchaço ou dor nas articulações
  • dor na virilha
  • ondas de calor (uma onda repentina de calor corporal moderado ou intenso)
  • diarréia
  • azia
  • tosse
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • tontura
  • sensação de desmaio ou tontura
  • dor de cabeça
  • confusão
  • batimentos cardíacos rápidos ou irregulares
  • fraqueza muscular ou dores
  • dor na perna
  • inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas
  • irritação na pele
  • hematoma ou sangramento incomum
  • Cansaço extremo
  • falta de energia
  • náusea
  • vomitando
  • perda de apetite
  • dor na parte superior direita do estômago
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • sintomas semelhantes aos da gripe, como febre
  • sangue na urina
  • micção difícil, dolorosa ou frequente
  • fratura óssea

A abiraterona pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.


Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Sua pressão arterial deve ser verificada regularmente. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à abiraterona.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Zytiga®
Última revisão - 15/08/2019

Posts Interessantes

Medicamentos para a doença de Alzheimer: atuais e em desenvolvimento

Medicamentos para a doença de Alzheimer: atuais e em desenvolvimento

e você ou um ente querido tem a doença de Alzheimer (DA), provavelmente abe que ainda não exite uma cura para ea condição. No entanto, o medicamento aprovado pela Food and Dru...
Como eu aprendi a conquistar minha ansiedade devido à psoríase

Como eu aprendi a conquistar minha ansiedade devido à psoríase

A poríae é uma doença viível, ma vem com muito fatore inviívei, incluindo depreão e aniedade. Eu tenho poríae dede o 10 ano de idade e me lembro de ter experimentado...