Abemaciclib
Contente
- Antes de tomar abemaciclib,
- O abemaciclib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou qualquer um na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
[Postado em 13/09/2019]
PÚBLICO: Paciente, Profissional de Saúde, Oncologia
EMITIR: FDA está alertando que palbociclib (Ibrance®), ribociclib (Kisqali®), e abemaciclib (Verzenio®) usado para tratar alguns pacientes com câncer de mama avançado pode causar inflamação dos pulmões rara, mas grave. O FDA aprovou novos avisos sobre esse risco para as informações de prescrição e o folheto informativo do paciente para toda a classe desses medicamentos inibidores da quinase 4/6 (CDK 4/6) dependente da ciclina. O benefício geral dos inibidores de CDK 4/6 ainda é maior do que os riscos quando usados conforme prescrito.
FUNDO: Os inibidores de CDK 4/6 são uma classe de medicamentos prescritos que são usados em combinação com terapias hormonais para tratar adultos com câncer de mama metastático ou avançado fator de crescimento epidérmico positivo (HR) positivo, fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) negativo que se espalhou para outras partes do corpo. Os inibidores de CDK 4/6 bloqueiam certas moléculas envolvidas na promoção do crescimento de células cancerosas. O FDA aprovou o palbociclibe em 2015, e tanto o ribociclibe quanto o abemaciclibe em 2017. Foi demonstrado que os inibidores CDK 4/6 melhoram a quantidade de tempo após o início do tratamento em que o câncer não cresce substancialmente e o paciente está vivo, chamado de sobrevida livre de progressão (Consulte a lista de inibidores CDK 4/6 aprovados pela FDA a seguir).
RECOMENDAÇÃO:Pacientes deve notificar imediatamente o seu profissional de saúde se tiver quaisquer sintomas novos ou agravados envolvendo os pulmões, uma vez que podem indicar uma doença rara, mas potencialmente fatal, que pode levar à morte. Os sintomas a serem observados incluem:
- Dificuldade ou desconforto para respirar
- Falta de ar em repouso ou com baixa atividade
Não pare de tomar o seu medicamento sem primeiro falar com o seu profissional de saúde. Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, mesmo quando usados corretamente conforme a prescrição, mas em geral os benefícios de tomar esses medicamentos superam esses riscos.É importante saber que as pessoas respondem de maneira diferente a todos os medicamentos, dependendo de sua saúde, das doenças que têm, de fatores genéticos, de outros medicamentos que estão tomando e de muitos outros fatores. Fatores de risco específicos para determinar a probabilidade de uma determinada pessoa apresentar inflamação pulmonar grave ao tomar palbociclibe, ribociclibe ou abemaciclibe não foram identificados.
Profissionais de saúde deve monitorar os pacientes regularmente quanto a sintomas pulmonares indicativos de doença pulmonar intersticial (DPI) e / ou pneumonite. Os sinais e sintomas podem incluir:
- hipoxia
- tosse
- dispneia
- infiltrados intersticiais em exames radiológicos em pacientes nos quais foram excluídas causas infecciosas, neoplásicas e outras.
Interromper o tratamento com o inibidor CDK 4/6 em pacientes com sintomas respiratórios novos ou agravantes e descontinuar definitivamente o tratamento em pacientes com DPI e / ou pneumonite grave.
Para obter mais informações, visite o site da FDA em: http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation e http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety.
Abemaciclib é usado junto com fulvestrant (Faslodex) para tratar um certo tipo de receptor hormonal positivo, câncer de mama avançado (câncer de mama que depende de hormônios como o estrogênio para crescer) ou câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo após o tratamento com um medicamento antiestrogênio, como tamoxifeno (Nolvadex). Abemaciclib também é usado junto com anastrozol (Arimidex), exemestano (Aromasin) ou letrozol (Femara) como um primeiro tratamento de receptor hormonal positivo, câncer de mama avançado ou câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo. Abemaciclib também é usado sozinho para tratar um certo tipo de receptor hormonal positivo, câncer de mama avançado ou câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo em pessoas que já foram tratadas com um medicamento antiestrogênio e quimioterapia. O abemaciclib está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da quinase. Ele age bloqueando a ação de uma proteína anormal que sinaliza a multiplicação das células cancerosas. Isso ajuda a retardar ou interromper a propagação das células cancerosas.
O abemaciclib é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome o abemaciclib aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome abemaciclib exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos inteiros; não divida, mastigue ou amasse. Não tome comprimidos que estejam quebrados, rachados ou danificados de alguma forma.
Se você vomitar após tomar abemaciclib, não tome outra dose. Continue com sua programação de dosagem regular.
O seu médico pode diminuir a sua dose ou interromper temporária ou permanentemente o seu tratamento se sentir alguns efeitos secundários. Isso depende de como o medicamento funciona para você e dos efeitos colaterais que sentir. Certifique-se de que informa o seu médico como se sente durante o tratamento com abemaciclib.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar abemaciclib,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao abemaciclib, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de abemaciclib. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: claritromicina (Biaxin, em Prevpac), diltiazem (Cardizem, Tiazac, outros), itraconazol (Sporanox), cetoconazol (Nizoral), rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifater) e verapamil (Calan , Verelan, outros). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o abemaciclibe, portanto, informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- Informe o seu médico se tiver febre, calafrios ou qualquer outro sinal de infecção ou se você tem ou já teve doença hepática ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Você precisará fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e deve usar métodos anticoncepcionais para prevenir a gravidez durante o tratamento e por pelo menos 3 semanas após a última dose. Se você engravidar enquanto estiver tomando abemaciclib, chame seu médico imediatamente. Abemaciclib pode prejudicar o feto.
- informe o seu médico se estiver amamentando ou se planeja amamentar. Não deve amamentar enquanto está a tomar abemaciclib e pelo menos 3 semanas após a sua dose final.
- você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade nos homens. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar abemaciclibe.
- você deve saber que o abemaciclibe costuma causar diarreia, que pode ser grave. O seu médico provavelmente lhe dirá para beber muitos líquidos e tomar medicamentos antidiarreicos para prevenir a desidratação (perda de muita água do corpo) quando tiver diarreia ou fezes moles pela primeira vez. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas de desidratação: sede extrema, boca ou pele seca, diminuição da micção ou batimento cardíaco acelerado.
Não coma toranja ou beba suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.
Pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O abemaciclib pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- dor de estômago
- Prisão de ventre
- feridas nos lábios, boca ou garganta
- apetite diminuído
- perda de peso
- perda de cabelo
- coceira
- irritação na pele
- dor de cabeça
- mudanças no gosto
- tontura
- dor nas articulações
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou qualquer um na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:
- cansaço
- dor na parte superior direita do estômago
- amarelecimento da pele ou olhos
- perda de apetite
- sangrando ou machucando facilmente
- dor nos braços ou pernas
- inchaço das mãos, pés, pernas ou tornozelos
- falta de ar
- dor no peito
- respiração rápida
- batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado
- febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção
- pele pálida
Abemaciclib pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pode solicitar alguns testes de laboratório antes e durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo ao abemaciclibe.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Verzenio®