Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 22 Julho 2021
Data De Atualização: 4 Abril 2025
Anonim
Intoxicación por metales pesados: penicilamina.
Vídeo: Intoxicación por metales pesados: penicilamina.

Contente

A penicilamina é usada para tratar a doença de Wilson (uma doença hereditária que faz com que o cobre se acumule no corpo e pode resultar em sintomas graves) e cistinúria (uma doença hereditária que pode levar a pedras nos rins). Também é usado em combinação com outros tratamentos para tratar a artrite reumatóide grave (uma condição em que o sistema imunológico do corpo ataca suas próprias articulações, causando dor, inchaço e perda de função) que não melhorou após o tratamento com outros medicamentos. A penicilamina está em uma classe de medicamentos chamados antagonistas de metais pesados. Ele age no tratamento da doença de Wilson ligando-se ao cobre extra no corpo e fazendo com que ele saia do corpo através da urina. Atua no tratamento da cistinúria ligando-se à substância que faz as pedras nos rins e evitando que ela se acumule e forme pedras. Atua no tratamento da artrite reumatóide, diminuindo algumas ações do sistema imunológico.

A penicilamina é apresentada na forma de cápsulas e comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição e pelo menos 1 hora antes ou depois de qualquer alimento ou leite. Para o tratamento da doença de Wilson e cistinúria, a penicilamina é geralmente tomada quatro vezes ao dia. Para o tratamento da artrite reumatóide, geralmente é tomado uma vez ao dia, mas em doses aumentadas, pode ser tomado até quatro vezes ao dia. Seu médico irá recomendar por quanto tempo você deve receber o tratamento com base em sua condição, como seu corpo responde à medicação e quaisquer efeitos colaterais que você sentir. Tome penicilamina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome penicilamina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de penicilamina e aumentará gradualmente a sua dose.

Para o tratamento da doença de Wilson e da artrite reumatóide, pode levar de um a três meses ou mais antes que você sinta todos os benefícios da penicilamina. Para todas as utilizações, continue a tomar penicilamina, mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar penicilamina sem falar com seu médico, mesmo que seus sintomas piorem. Se parar de tomar penicilamina, você corre um risco maior de ter uma reação alérgica quando começar a tomar o medicamento novamente.

Certifique-se de dizer ao seu médico como você se sente durante o tratamento com penicilamina. O seu médico pode tratá-lo com outros medicamentos ou atrasar o tratamento, reduzir a dosagem ou interromper o tratamento, dependendo dos efeitos colaterais que sentir.

A penicilamina às vezes também é usada como tratamento de acompanhamento para o envenenamento por chumbo, após ter sido tratada com outros medicamentos. Às vezes também é usado para tratar certos tipos de doença hepática. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar penicilamina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a penicilamina, penicilina, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes das cápsulas ou comprimidos de penicilamina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: compostos de ouro, como auranofina (Ridaura) e aurotioglucose (Solganol); medicamentos antimaláricos, como cloroquina, hidroxicloroquina (Plaquenil); e certos imunossupressores, tais como azatioprina (Azasan, Imuran) e metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall, Xatmep). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a penicilamina, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • se estiver a tomar um medicamento que contenha ferro, tome-o 2 horas antes ou depois de tomar penicilamina. Se você estiver tomando qualquer outro medicamento, antiácido ou produto que contenha zinco, tome-os 1 hora antes ou depois de tomar a penicilamina.
  • informe o seu médico se você já foi tratado com penicilamina no passado e desenvolveu um efeito colateral grave relacionado ao sangue. O seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar penicilamina novamente.
  • informe o seu médico se você já teve uma reação grave a compostos de ouro, ou se você tem ou já teve doença renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar. Se você engravidar enquanto toma penicilamina, chame seu médico imediatamente.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Não deve amamentar enquanto estiver a receber tratamento com penicilamina.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que está a tomar penicilamina.
  • o seu médico provavelmente irá dizer-lhe para tomar uma piridoxina (vitamina B6) suplementar durante o tratamento com penicilamina.

Se você está sendo tratado para a doença de Wilson, seu médico provavelmente recomendará uma dieta especial com baixo teor de cobre. Essa dieta evita cereais e suplementos dietéticos enriquecidos com cobre, chocolate, nozes, frutos do mar, cogumelos, fígado, melaço, brócolis e outros alimentos com alto teor de cobre. Seu médico também pode recomendar que você beba água destilada ou desmineralizada, em vez de água da torneira normal. Certifique-se de seguir todas as recomendações dietéticas feitas pelo seu médico.


Se estiver a receber tratamento para cistinúria, o seu médico pode recomendar-lhe uma dieta especial com baixo teor de metionina (um tipo de proteína). No entanto, se for criança ou se estiver grávida, o seu médico pode não recomendar esta dieta. Seu médico provavelmente também recomendará que você beba líquidos suficientes.

Se você está sendo tratado para artrite reumatóide, continue sua dieta normal, a menos que seu médico lhe diga o contrário.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A penicilamina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • perda de apetite
  • mudança no sabor das coisas
  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • dor abdominal
  • enrugamento da pele
  • troca de unhas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • erupção cutânea, coceira, urticária, descamação de pele, febre, dor nas articulações ou gânglios linfáticos inchados
  • bolhas e feridas dolorosas ou com coceira na pele, boca e órgãos genitais
  • febre, dor de garganta, calafrios, sangramento incomum ou hematomas
  • falta de ar, tosse inexplicada ou respiração ofegante
  • urina espumosa ou rosa, vermelha, marrom ou com sangue
  • fraqueza muscular, pálpebras caídas ou visão dupla

A penicilamina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à penicilamina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Cupramine®
  • Depen®
Última revisão - 15/04/2018

Interessante Hoje

Doença cardíaca congênita

Doença cardíaca congênita

A doença cardíaca congênita (CHD) é um problema com a e trutura e função do coração que e tá pre ente no na cimento.CHD pode de crever uma érie de pro...
Pílulas anticoncepcionais - combinação

Pílulas anticoncepcionais - combinação

O anticoncepcionai orai u am hormônio para prevenir a gravidez. A pílula combinada contêm proge terona e e trogênio.A pílula anticoncepcionai ajudam a evitar que você eng...