Demeclociclina
Contente
- Antes de tomar demeclociclina,
- A demeclociclina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A demeclociclina é usada para tratar infecções causadas por bactérias, incluindo pneumonia e outras infecções do trato respiratório; certas infecções da pele, olhos, sistema linfático, intestinal, genital e urinário; e certas outras infecções que são transmitidas por carrapatos, piolhos, ácaros e animais infectados. Também é usado junto com outros medicamentos para tratar a acne. A demeclociclina também é usada para tratar a peste e a tularemia (infecções graves que podem se espalhar propositalmente como parte de um ataque bioterror). A demeclociclina também pode ser usada em pacientes que não podem ser tratados com penicilina para tratar certos tipos de intoxicação alimentar e antraz (uma infecção muito grave que pode se espalhar propositalmente como parte de um ataque de bioterror). A demeclociclina está em uma classe de medicamentos chamados tetraciclina antibióticos. Ele age impedindo o crescimento e a disseminação de bactérias.
Antibióticos como a demeclociclina não funcionam para resfriados, gripes ou outras infecções virais. O uso de antibióticos quando não são necessários aumenta o risco de contrair uma infecção posterior que resista ao tratamento com antibióticos.
A demeclociclina é apresentada em comprimidos para administração oral. Geralmente é tomado duas ou quatro vezes ao dia. Beba um copo cheio de água com cada dose.Tome demeclociclina com o estômago vazio pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. Não tome demeclociclina com alimentos, especialmente produtos lácteos como leite, iogurte, queijo e sorvete. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome demeclociclina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
A demeclociclina também é usada algumas vezes para tratar a síndrome do hormônio antidiurético inadequado (SIADH; condição na qual o corpo produz uma quantidade excessiva de uma determinada substância natural que faz com que o corpo retenha água). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar demeclociclina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a demeclociclina, tetraciclina, minociclina, doxiciclina, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de demeclociclina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando ou planeja tomar, especialmente anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven) e penicilina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- esteja ciente de que antiácidos contendo magnésio, alumínio ou cálcio, suplementos de cálcio, produtos de ferro e laxantes contendo magnésio interferem com a demeclociclina, tornando-a menos eficaz. Tome demeclociclina 2 horas antes ou 6 horas depois de antiácidos, suplementos de cálcio e laxantes contendo magnésio. Tome demeclociclina 2 horas antes ou 4 horas após as preparações de ferro e produtos vitamínicos que contenham ferro.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve lúpus (doença em que o sistema imunológico ataca muitos tecidos e órgãos, incluindo a pele, articulações, sangue e rins) ou doença renal ou hepática.
- você deve saber que a demeclociclina pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis ou injeções). Converse com seu médico sobre o uso de outra forma de controle de natalidade.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma demeclociclina, chame seu médico imediatamente. A demeclociclina pode prejudicar o feto.
- planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. A demeclociclina pode tornar sua pele sensível à luz solar. Informe o seu médico imediatamente se você tiver uma queimadura de sol.
- você deve saber que quando a demeclociclina é usada durante a gravidez ou em bebês ou crianças de até 8 anos de idade, pode causar manchas permanentes nos dentes. A demeclociclina não deve ser usada em crianças com menos de 8 anos, a menos que o seu médico decida que é necessário.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A demeclociclina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- náusea
- vomitando
- mudanças na pele ou cor da boca
- irritação na garganta
- sede excessiva
- micção frequente
- fraqueza
- inflamação da ponta do pênis
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- dor de cabeça
- visão turva, visão dupla ou perda de visão
- tontura
- zumbindo nos ouvidos
- irritação na pele
- urticária
- descamação ou formação de bolhas na pele
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios e olhos
- dificuldade em respirar ou engolir
- sangramento ou hematoma incomum
- confusão
- inchaço das pernas, tornozelos ou pés
- diminuição da micção
- dor nas articulações
- dor no peito
- fezes aquosas ou com sangue, cólicas estomacais ou febre durante o tratamento ou por até dois ou mais meses após a interrupção do tratamento
- um retorno da febre, dor de garganta, calafrios ou outros sinais de infecção
A demeclociclina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico solicitará alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à demeclociclina.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando demeclociclina.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável. Se você ainda tiver sintomas de infecção após terminar a demeclociclina, chame seu médico.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Declomicina®¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/08/2017