Loperamida
Contente
- Antes de tomar loperamida,
- A loperamida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Se você ou alguém que está tomando loperamida sentir algum dos seguintes sintomas, ligue para o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
A loperamida pode causar alterações graves ou com risco de vida no ritmo cardíaco, especialmente em pessoas que tomaram mais do que a quantidade recomendada. Informe o seu médico se tem ou já teve um intervalo QT prolongado (um problema cardíaco raro que pode causar batimento cardíaco irregular, desmaios ou morte súbita), batimento cardíaco lento ou irregular ou um nível baixo de potássio no sangue. Informe também o seu médico se você está tomando ou planeja tomar algum dos seguintes medicamentos: amiodarona (Nexterona, Pacerona), clorpromazina, haloperidol (Haldol), metadona (Dolofina, Metadose), moxifloxacina (Avelox), pentamidina (Nebupent, Pentam) , procainamida, quinidina (em Nuedexta), sotalol (Betapace, Betapace AF), tioridazina e ziprasidona (Geodon). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar loperamida se estiver a tomar algum destes medicamentos ou se tiver alguma destas doenças. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas enquanto estiver tomando loperamida, chame seu médico imediatamente ou instrua um amigo ou cuidador a ligar para os serviços de emergência locais no número 911: batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado; tontura; tontura; indiferença; ou desmaio.
Tomar mais do que a quantidade recomendada de loperamida pode causar problemas cardíacos que podem ser graves ou causar a morte. Não tome uma dose maior, tome-o com mais frequência ou por um período de tempo mais longo do que o prescrito pelo seu médico ou conforme indicado na embalagem.
Loperamida deve não ser administrado a uma criança com menos de 2 anos de idade devido ao risco de problemas respiratórios e cardíacos graves.
A loperamida sem prescrição (sem receita) é usada para controlar a diarreia aguda (fezes soltas que surgem repentinamente e geralmente duram menos de 2 semanas), incluindo a diarreia dos viajantes. A loperamida prescrita também é usada para controlar a diarreia aguda e também diarreia contínua associada à doença inflamatória intestinal (DII; condição na qual o revestimento de todo ou parte do intestino está inchado, irritado ou com feridas). A loperamida prescrita também é usada para reduzir a quantidade de fluido em pessoas com ileostomias (cirurgia para criar uma abertura para os resíduos saírem do corpo pelo abdômen). A loperamida está em uma classe de medicamentos chamados agentes antidiarreicos. Atua diminuindo o fluxo de fluidos e eletrólitos para o intestino e diminuindo o movimento do intestino para diminuir o número de evacuações.
A loperamida é apresentada na forma de comprimido, cápsula e suspensão ou solução (líquido) para administração oral. A loperamida não prescrita (sem prescrição) geralmente é tomada imediatamente após cada evacuação mole, mas não mais do que a quantidade máxima de 24 horas descrita no rótulo. A loperamida prescrita às vezes é tomada em um horário (uma ou mais vezes ao dia). Siga cuidadosamente as instruções na embalagem ou no rótulo da receita e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome loperamida exatamente como dirigido.
Se você estiver dando loperamida para seu filho, leia o rótulo da embalagem com atenção para se certificar de que é o produto certo para a idade da criança. Loperamida deve não ser administrado a uma criança com menos de 2 anos de idade. Verifique o rótulo da embalagem para saber a quantidade de medicamentos que a criança precisa. Se você sabe quanto seu filho pesa, dê a dose que corresponde a esse peso no gráfico. Se você não sabe o peso do seu filho, dê a dose que corresponde à idade dele. Pergunte ao médico do seu filho se você não sabe a quantidade de medicamento que deve dar a ele.
Se você estiver tomando loperamida líquida, não use uma colher doméstica para medir a dose. Use o copo medidor que acompanha o medicamento ou uma colher feita especialmente para medir medicamentos líquidos.
Se estiver a tomar loperamida para diarreia aguda e os seus sintomas piorarem ou se a diarreia durar mais de 48 horas, pare de tomar este medicamento e contacte o seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar loperamida,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à loperamida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos produtos de loperamida. Verifique o rótulo da embalagem para obter uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antibióticos como claritromicina (Biaxin, em PrevPac) e eritromicina (E.E.S., Ery-Tab, Eryc, outros); certos antifúngicos, tais como itraconazol (Onmel, Sporanox) e cetoconazol; cimetidina (Tagamet), gemfibrozil (Lopid); quinina (Qualaquin), ranitidina (Zantac), ritonavir (Norvir, em Kaletra) ou saquinavir (Invirase). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve colite ulcerosa (condição em que se desenvolvem feridas nos intestinos causando dor e diarreia). ou colite (inchaço do intestino causado por certas bactérias). Além disso, informe o seu médico se você tiver febre, sangue ou muco nas fezes, fezes pretas ou dor de estômago sem diarreia. O seu médico provavelmente irá lhe dizer para não tomar loperamida ou dar ao seu filho se você tiver uma ou mais dessas condições.
- Informe o seu médico se você tiver síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ou se você tem ou já teve doença hepática.
- Informe o seu médico e farmacêutico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma loperamida, chame seu médico.
- você deve saber que este medicamento pode causar sonolência e tontura. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
Beba muita água ou outros líquidos claros para repor os líquidos perdidos durante a diarreia.
Se estiver tomando doses programadas de loperamida, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
A loperamida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Prisão de ventre
- fadiga
Se você ou alguém que está tomando loperamida sentir algum dos seguintes sintomas, ligue para o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- irritação na pele
- pele vermelha, descamada ou com bolhas
- urticária
- coceira
- respiração ofegante
- dificuldade ao respirar
- febre
- dor de estômago ou inchaço
- fezes sangrentas
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222.As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- náusea
- incapacidade de urinar
- desmaio
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- indiferença
- confusão
- estreitamento das pupilas
- respiração lenta e superficial
- falta de ar
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como tomar este medicamento.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Imodium®
- Imodium® DE ANÚNCIOS
- Imotil®
- K-Pek II®
- Kao-Paverin®
- Kaopectate 1-D®
- Maalox® Anti-Diarreico
- Pepto® Controle de diarreia
- Imodium® Alívio de vários sintomas (contendo loperamida, simeticona)