Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 20 Marchar 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
Mecanismo do Propiltiouracil para Hipertireoidismo
Vídeo: Mecanismo do Propiltiouracil para Hipertireoidismo

Contente

O propiltiouracil pode causar danos graves ao fígado em adultos e crianças. Algumas pessoas que tomaram propiltiouracil precisaram de transplantes de fígado e algumas pessoas morreram por causa do dano hepático. Devido a esse risco, o propiltiouracil só deve ser administrado a pessoas que não podem receber outros tratamentos, como cirurgia, iodo radioativo ou um medicamento diferente chamado metimazol (Tapazol). O propiltiouracil também pode ser administrado a mulheres durante os primeiros meses (cerca de 12 semanas) de gravidez porque o metimazol pode causar malformações congênitas se for usado durante esta fase da gravidez.

Se você estiver tomando propiltiouracil, chame seu médico imediatamente se desenvolver algum dos seguintes sintomas: febre, perda de apetite, náuseas, vômitos, cansaço, coceira, urina escura, fezes claras ou claras, amarelecimento da pele ou dos olhos, ou dor na parte superior direita do estômago.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com propiltiouracil e cada vez que você reabastecer sua prescrição. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm).


O propiltiouracil é usado para tratar o hipertireoidismo (uma condição que ocorre quando a glândula tireoide produz muito hormônio da tireoide, acelerando o metabolismo do corpo e causando certos sintomas) em adultos e crianças de 6 anos de idade ou mais. O propiltiouracil está em uma classe de medicamentos chamados agentes antitireoidianos. Ele age impedindo a glândula tireóide de produzir o hormônio tireoidiano.

O propiltiouracil é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado três vezes ao dia, uma vez a cada 8 horas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome propiltiouracil exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O seu médico pode diminuir a sua dose de propiltiouracilo assim que a sua condição estiver controlada.

Continue a tomar propiltiouracil mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar propiltiouracil sem falar com seu médico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de tomar propiltiouracil,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao propiltiouracil, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de propiltiouracil. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico ou verifique o Guia de Medicamentos para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin), betabloqueadores como atenolol (Tenormin), labetalol (Normodyne), metoprolol (Lopressor, Toprol XL), nadolol (Corgard), e propranolol (Inderal); digoxina (Digitek, Lanoxin) e teofilina (Theo-24, Theochron, Theolair). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o propiltiouracil, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os outros medicamentos que você está tomando, mesmo que eles não apareçam nesta lista.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos), trombocitopenia (diminuição das plaquetas) ou anemia aplástica (condição em que o corpo não produz células sanguíneas novas em número suficiente) ou outras condições que causam um número baixo de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas; ou doença hepática.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma propiltiouracil, chame seu médico. Seu médico pode lhe dizer para tomar propiltiouracil apenas durante os primeiros meses de sua gravidez e, em seguida, pode mudá-la para metimazol durante o resto de sua gravidez. O propiltiouracil pode causar problemas hepáticos graves em mulheres grávidas e pode prejudicar o feto.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar propiltiouracilo.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O propiltiouracil pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • perda de cabelo
  • dificuldade em provar comida
  • dormência, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
  • dores nas articulações ou músculos
  • tontura
  • inchaço do pescoço

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dor de garganta, febre, calafrios, tosse ou outros sinais de infecção
  • dor de cabeça
  • erupção cutânea, urticária, bolhas, inchaços ou descamação
  • urina escura, cor de ferrugem, marrom ou espumosa
  • inchaço da face, olhos, estômago, braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
  • dor no peito
  • falta de ar ou respiração ofegante
  • tossindo sangue

O propiltiouracil pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago
  • dor de cabeça
  • febre
  • dor nas articulações
  • coceira
  • inchaço das mãos, braços, pés, tornozelos ou pernas
  • dor de garganta, febre, calafrios e outros sinais de infecção
  • hematoma ou sangramento incomum
  • formação de bolhas ou descamação da pele
  • dormência, queimação ou formigamento nas mãos ou pés
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • perda de apetite
  • dor na parte superior direita do estômago
  • coceira
  • hematoma ou sangramento incomum
  • cansaço excessivo
  • fraqueza

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao propiltiouracil.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos.Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Propycil
  • PTU

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/07/2017

Compartilhado

Parkinsonismo secundário

Parkinsonismo secundário

O parkin oni mo ecundário ocorre quando o intoma emelhante ao da doença de Parkin on ão cau ado ​​por certo medicamento , um di túrbio diferente do i tema nervo o ou outra doen...
Besifloxacina Oftálmica

Besifloxacina Oftálmica

Be ifloxacina oftálmica é u ada para tratar a conjuntivite bacteriana (pinkeye; infecção da membrana que cobre o exterior do globo oculare e o interior da pálpebra ). A be ifl...