Injeção de heparina
Contente
- Antes de usar heparina,
- A heparina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A heparina é usada para prevenir a formação de coágulos sanguíneos em pessoas que apresentam certas condições médicas ou que estão sendo submetidas a certos procedimentos médicos que aumentam a chance de formação de coágulos. A heparina também é usada para interromper o crescimento de coágulos que já se formaram nos vasos sanguíneos, mas não pode ser usada para diminuir o tamanho dos coágulos que já se formaram. A heparina também é usada em pequenas quantidades para prevenir a formação de coágulos sanguíneos em cateteres (pequenos tubos plásticos através dos quais a medicação pode ser administrada ou o sangue coletado) que são deixados nas veias por um período de tempo. A heparina está em uma classe de medicamentos chamados anticoagulantes ("anticoagulantes"). Ele age diminuindo a capacidade de coagulação do sangue.
A heparina vem como uma solução (líquida) para ser injetada por via intravenosa (em uma veia) ou profundamente sob a pele e como uma solução diluída (menos concentrada) para ser injetada em cateteres intravenosos. A heparina não deve ser injetada no músculo. A heparina às vezes é injetada uma a seis vezes ao dia e às vezes administrada como uma injeção lenta e contínua na veia. Quando a heparina é usada para prevenir a formação de coágulos sanguíneos em cateteres intravenosos, geralmente é usada quando o cateter é colocado pela primeira vez e sempre que o sangue é retirado do cateter ou o medicamento é administrado através do cateter.
A heparina pode ser dada a você por uma enfermeira ou outro profissional de saúde, ou pode ser instruído a injetar o medicamento em casa. Se você mesmo for injetar heparina, um profissional de saúde lhe mostrará como injetar o medicamento. Pergunte ao seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se não compreender estas instruções ou se tiver quaisquer questões sobre onde deve injetar heparina no seu corpo, como administrar a injeção ou como eliminar agulhas e seringas usadas após injetar o medicamento.
Se você vai se injetar heparina, siga cuidadosamente as instruções do rótulo da receita e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use heparina exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
A solução de heparina vem em dosagens diferentes e o uso da dosagem errada pode causar problemas sérios. Antes de administrar uma injeção de heparina, verifique o rótulo da embalagem para se certificar de que é a dosagem da solução de heparina que o seu médico lhe prescreveu. Se a dosagem da heparina não estiver correta, não use a heparina e chame o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
O seu médico pode aumentar ou diminuir a sua dose durante o tratamento com heparina. Se você vai se injetar heparina, certifique-se de saber a quantidade de medicamento que deve usar.
A heparina às vezes também é usada sozinha ou em combinação com aspirina para prevenir a perda da gravidez e outros problemas em mulheres grávidas que têm certas condições médicas e que tiveram esses problemas em suas gestações anteriores. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre os riscos de usar este medicamento para tratar sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar heparina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a heparina, qualquer outro medicamento, produtos de carne bovina, suína ou qualquer um dos ingredientes da injeção de heparina. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: outros anticoagulantes, como varfarina (Coumadin); anti-histamínicos (em muitos produtos para tosse e resfriado); antitrombina III (Trombato III); aspirina ou produtos contendo aspirina e outros antiinflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); dextran; digoxina (Digitek, Lanoxin); dipiridamole (Persantina, em Aggrenox); hidroxicloroquina (Plaquenil); indometacina (Indocin); fenilbutazona (azolida) (não disponível nos EUA); quinina; e antibióticos de tetraciclina, tais como demeclociclina (Declomicina), doxiciclina (Monodox, Vibramycin), minociclina (Dynacin, Minocin) e tetraciclina (Bristaciclina, Sumycin). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se tiver um nível baixo de plaquetas (tipo de células sanguíneas necessárias para a coagulação normal) no sangue e se tiver uma hemorragia abundante que não pode ser interrompida em qualquer parte do seu corpo. O seu médico pode dizer-lhe para não usar heparina.
- informe o seu médico se você está atualmente com seu período menstrual; se você tiver febre ou infecção; e se você fez recentemente uma punção lombar (remoção de uma pequena quantidade do fluido que banha a medula espinhal para testar se há infecção ou outros problemas), raquianestesia (administração de analgésicos na área ao redor da coluna), cirurgia, especialmente envolvendo o cérebro, medula espinhal ou olho, ou um ataque cardíaco. Informe também o seu médico se você tem ou já teve um distúrbio hemorrágico, como hemofilia (condição em que o sangue não coagula normalmente), deficiência de antitrombina III (condição que causa a formação de coágulos sanguíneos), coágulos sanguíneos nas pernas, pulmões, ou em qualquer parte do corpo, hematomas incomuns ou manchas roxas sob a pele, câncer, úlceras no estômago ou intestino, um tubo que drena o estômago ou intestino, pressão alta ou doença hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando heparina, chame seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que está a usar heparina.
- informe o seu médico se você fuma ou usa produtos do tabaco e se parou de fumar a qualquer momento durante o tratamento com heparina. Fumar pode diminuir a eficácia deste medicamento.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se vai administrar heparina a si próprio em casa, fale com o seu médico sobre o que deve fazer se se esquecer de injetar uma dose.
A heparina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- vermelhidão, dor, hematomas ou feridas no local onde a heparina foi injetada
- perda de cabelo
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- hematoma ou sangramento incomum
- vômito com sangue ou que pareça borra de café
- fezes que contêm sangue vermelho brilhante ou são pretas e alcatroadas
- sangue na urina
- cansaço excessivo
- náusea
- vomitando
- dor no peito, pressão ou desconforto ao apertar
- desconforto nos braços, ombro, mandíbula, pescoço ou costas
- tossindo sangue
- suor excessivo
- dor de cabeça severa repentina
- tontura ou desmaio
- perda repentina de equilíbrio ou coordenação
- dificuldade repentina para andar
- dormência súbita ou fraqueza do rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo
- confusão repentina ou dificuldade em falar ou entender a fala
- dificuldade em ver em um ou ambos os olhos
- descoloração roxa ou preta da pele
- dor e descoloração azul ou escura nos braços ou pernas
- coceira e queimação, especialmente na planta dos pés
- arrepios
- febre
- urticária
- irritação na pele
- respiração ofegante
- falta de ar
- dificuldade em respirar ou engolir
- rouquidão
- ereção dolorosa que dura horas
A heparina pode causar osteoporose (condição em que os ossos ficam fracos e podem quebrar facilmente), especialmente em pessoas que usam a medicação por muito tempo. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento.
A heparina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você for injetar heparina em casa, seu médico lhe dirá como armazenar o medicamento. Siga estas instruções cuidadosamente. Certifique-se de manter este medicamento na embalagem em que veio, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Não congele a heparina.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- sangramento nasal
- sangue na urina
- bancos pretos de alcatrão
- hematomas fáceis
- sangramento incomum
- sangue vermelho nas fezes
- vômito com sangue ou que pareça borra de café
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à heparina. Seu médico pode pedir-lhe para verificar se há sangue nas fezes, usando um teste caseiro.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando heparina.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Lipo-Hepin®¶
- Liquaemin®¶
- Panheparin®¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/09/2017