Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 14 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Fevereiro 2025
Anonim
Injeção de octreotida - Medicamento
Injeção de octreotida - Medicamento

Contente

A injeção de octreotida de liberação imediata é usada para diminuir a quantidade de hormônio do crescimento (uma substância natural) produzida por pessoas com acromegalia (condição em que o corpo produz muito hormônio do crescimento, causando aumento das mãos, pés e características faciais; dor nas articulações e outros sintomas) que não podem ser tratados com cirurgia, radiação ou outro medicamento.A injeção de octreotida de liberação imediata também é usada para controlar a diarreia e o rubor causado por tumores carcinoides (tumores de crescimento lento que liberam substâncias naturais que podem causar sintomas) e adenomas secretores de peptídeo intestinal vasoativo (VIP-omas; tumores que se formam no pâncreas e liberam substâncias naturais que podem causar sintomas). A injeção de octreotida de ação prolongada é usada para controlar acromegalia, tumores carcinoides e VIP-omas em pessoas que foram tratadas com sucesso com injeção de octreotida, mas preferem receber injeções com menos frequência. A injeção de octreotida está em uma classe de medicamentos chamados octapeptídeos. Ele age diminuindo a quantidade de certas substâncias naturais produzidas pelo corpo.


A octreotida é apresentada como uma solução de liberação imediata (líquido) para injeção subcutânea (sob a pele) ou intravenosa (na veia). A octreotida também é apresentada como uma injeção de ação prolongada para ser injetada nos músculos das nádegas por um médico ou enfermeira. A injeção de liberação imediata de octreotida é geralmente injetada 2 a 4 vezes ao dia. A injeção de octreotida de ação prolongada é geralmente administrada uma vez a cada 4 semanas. Faça a injeção de octreotida de liberação imediata aproximadamente nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Injete a injeção de octreotida exatamente como dirigido. Não injete mais ou menos do que o prescrito pelo seu médico.

Se ainda não estiver sendo tratado com injeção de octreotida, você começará o tratamento com injeção de octreotida de liberação imediata. Você será tratado com a injeção de liberação imediata durante 2 semanas e o seu médico poderá aumentar gradualmente a sua dose durante esse período. Se o medicamento funcionar para você e não causar efeitos colaterais graves, o médico pode lhe dar a injeção de ação prolongada após 2 semanas. A fim de controlar a sua condição, pode ser necessário continuar a receber a injeção de liberação imediata por 2 semanas ou mais após receber a primeira dose da injeção de ação prolongada. O seu médico pode aumentar ou diminuir a sua dose da injeção de ação prolongada 2 ou 3 meses após a primeira administração.


Se você está sendo tratado para um tumor carcinoide ou VIP-oma, você pode experimentar um agravamento dos seus sintomas de vez em quando durante o tratamento. Se isso acontecer, o seu médico pode dizer-lhe para usar a injeção de liberação imediata por alguns dias até que os sintomas estejam controlados.

Se você tem acromegalia e foi tratado com radioterapia, seu médico provavelmente lhe dirá para não usar a injeção de liberação imediata de octreotida por 4 semanas a cada ano ou para não receber a injeção de ação prolongada de octreotida por 8 semanas a cada ano. Isso permitirá que o seu médico veja como a radioterapia afetou sua condição e decida se você ainda deve ser tratado com octreotida.

A injeção de octreotida de liberação imediata vem em frascos, ampolas e canetas dosadoras que contêm cartuchos de medicamentos. Certifique-se de saber em que tipo de recipiente vem o octreotido e de que outros suprimentos, como agulhas, seringas ou canetas, você precisará para injetar o medicamento.

Se estiver usando a injeção de liberação imediata de um frasco, ampola ou caneta dosadora, você pode injetar o medicamento em casa ou pedir a um amigo ou parente para administrar as injeções. Peça ao seu médico para mostrar a você ou à pessoa que fará as injeções como injetar o medicamento. Converse também com seu médico sobre onde em seu corpo você deve injetar o medicamento e como você deve alternar os pontos de injeção para que você não injete no mesmo local com muita frequência. Antes de injetar seu medicamento, sempre olhe para o líquido. e não o use se estiver turvo ou contiver partículas. Verifique se o prazo de validade não expirou, se a solução injetável contém a quantidade correta de líquido e se o líquido é límpido e incolor. Não use um frasco para injetáveis, ampola ou caneta doseadora se estiver vencido, se não contiver a quantidade correta de líquido ou se o líquido estiver turvo ou com cor.


Leia atentamente as instruções de uso do fabricante que acompanham o medicamento. Estas instruções descrevem como injetar uma dose de injeção de octreotida. Certifique-se de perguntar ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida sobre como injetar este medicamento.

Descarte canetas doseadoras, frascos, ampolas ou seringas usadas em um recipiente resistente a perfurações. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre como descartar o recipiente resistente a perfurações.

A injeção de octreotida pode controlar seus sintomas, mas não curará sua condição. Continue a usar a injeção de octreotida mesmo que se sinta bem. Não pare de usar a injeção de octreotida sem falar com o seu médico. Se você parar de usar a injeção de octreotida, seus sintomas podem retornar.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar a injeção de octreotida,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à injeção de octreotida, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de octreotida. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes. Se for usar a injeção de ação prolongada, informe também o seu médico se você é alérgico ao látex.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: betabloqueadores como atenolol (Tenormin), labetalol (Normodyne), metoprolol (Lopressor, Toprol XL), nadolol (Corgard) e propranolol (Inderal); bromocriptina (Cycloset, Parlodel); bloqueadores dos canais de cálcio, tais como amlodipina (Norvasc), diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac, outros), felodipina (Plendil), nifedipina (Adalat, Procardia), nisoldipina (Sular) e verapamil (Calan, Isoptin, Verelan); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); insulina e medicamentos orais para diabetes; quinidina; e terfenadina (Seldane) (não disponível nos EUA). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se estiver sendo alimentado por nutrição parenteral total (NPT; alimentação por meio de um fluido contendo nutrientes diretamente na veia) e se você tem ou já teve diabetes ou doença cardíaca, hepática ou renal.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Pode engravidar durante o tratamento com octreotida, mesmo que não tenha conseguido engravidar antes do tratamento porque sofre de acromegalia. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais que funcionarão para você. Se você engravidar durante a injeção de octreotida, chame seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Se você se esquecer de injetar uma dose da injeção de liberação imediata, injete a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não injete uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Se você faltar a uma consulta para receber uma dose da injeção de ação prolongada, ligue para o seu médico para reagendar a consulta.

Este medicamento pode causar alterações no açúcar no sangue. Você deve saber os sintomas de açúcar no sangue alto e baixo e o que fazer se tiver esses sintomas.

A injeção de octreotida pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • diarréia
  • Prisão de ventre
  • fezes claras, volumosas e malcheirosas
  • constantemente sentindo a necessidade de esvaziar as entranhas
  • gás
  • dor de estômago
  • náusea
  • azia
  • dor de cabeça
  • tontura
  • cansaço
  • dores nas costas, músculos ou articulações
  • sangramento nasal
  • perda de cabelo
  • dor na área onde o medicamento foi injetado
  • visão muda

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dor na parte superior direita do estômago, centro do estômago, costas ou ombro
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • batimento cardíaco lento ou irregular
  • lentidão
  • sensibilidade ao frio
  • pele pálida e seca
  • unhas e cabelos quebradiços
  • rosto inchado
  • voz rouca
  • depressão
  • períodos menstruais intensos
  • inchaço na base do pescoço
  • aperto na garganta
  • dificuldade em respirar e engolir
  • irritação na pele
  • coceira

A injeção de octreotida pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Se estiver a guardar a injeção de ação prolongada em casa até ao momento de ser administrada pelo seu médico ou enfermeiro, deve conservá-la na embalagem original no frigorífico e protegê-la da luz. Se for armazenar a solução injetável de liberação imediata em ampolas, frascos para injectáveis ​​ou canetas doseadoras, deve mantê-la na embalagem original no frigorífico para protegê-la da luz; não congele. Você pode armazenar os frascos multidose para injeção de liberação imediata após o primeiro uso em temperatura ambiente por até 14 dias. Pode guardar a caneta doseadora de libertação imediata à temperatura ambiente após a primeira utilização até 28 dias com a tampa da caneta sempre colocada. Você pode armazenar os frascos e ampolas de dose única para injeção de liberação imediata em temperatura ambiente por até 14 dias, mas descartar qualquer solução não utilizada nas ampolas ou frascos de dose única após o uso.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • batimento cardíaco lento ou irregular
  • tontura
  • desmaio
  • rubor
  • diarréia
  • fraqueza
  • perda de peso

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório antes e durante o tratamento para verificar a resposta do seu corpo à injeção de octreotida.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Bynfezia®
  • Sandostatin®
  • Sandostatin® LAR Depot
Última revisão - 15/05/2020

Nossa Recomendação

Sulindac

Sulindac

Pe oa que tomam medicamento antiinflamatório não e teróide (AINE ) (além da a pirina), como o ulindaco, podem ter um ri co maior de ter um ataque cardíaco ou derrame do que a ...
Gorduras ômega-3 - boas para o seu coração

Gorduras ômega-3 - boas para o seu coração

O ácido graxo ômega-3 ão um tipo de gordura poliin aturada. Preci amo de a gordura para con truir célula cerebrai e para outra funçõe importante . O ômega-3 ajudam a...