7 tipos de vacinas contra gripe
Contente
- Visão geral
- Vacinas contra a gripe trivalentes
- Tiros regulares trivalentes em dose padrão
- Injeção trivalente em altas doses
- Tiro trivalente feito com adjuvante
- Vacinas contra a gripe quadrivalentes
- Injeção quadrivalente de dose padrão regular
- Tiro quadrivalente intradérmico
- Tiro quadrivalente recombinante
- Spray intranasal atenuado ao vivo
- Efeitos colaterais da vacina contra a gripe
- O takeaway
Visão geral
A temporada de gripe nos Estados Unidos ocorre entre outubro e maio de cada ano. Por esse motivo, considere tomar uma vacina contra a gripe já em outubro para se proteger.
A gripe é uma doença respiratória altamente contagiosa que causa uma variedade de sintomas. Os sintomas mais comuns incluem dor de garganta, tosse, coriza, fadiga, calafrios, dores no corpo e dor de cabeça.
Algumas infecções são leves e os sintomas melhoram em uma a duas semanas. Mas complicações com risco de vida podem ocorrer em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, como adultos com 65 anos ou mais.
As vacinas contra gripe são seguras para a maioria das pessoas com 6 meses ou mais. Veja a seguir os diferentes tipos de vacinas contra a gripe, além de informações sobre quem é elegível para cada tipo.
Vacinas contra a gripe trivalentes
As vacinas contra a gripe trivalente protegem contra três cepas do vírus: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus da influenza B. As opções incluem:
Tiros regulares trivalentes em dose padrão
Estas são vacinas contra a gripe cultivadas por ovos administradas por agulha em um músculo do braço. As vacinas de dose padrão são para pessoas de 18 a 64 anos de idade.
Injeção trivalente em altas doses
A vacina trivalente em altas doses (Fluzone) foi projetada especificamente para pessoas com 65 anos ou mais. As complicações relacionadas à gripe aumentam com a idade, porque os idosos têm um sistema imunológico mais fraco.
Fluzone contém quatro vezes a quantidade de antígeno do vírus da gripe como uma dose padrão. Antígeno refere-se à parte da vacina que estimula seu sistema imunológico a responder e proteger contra o vírus.
Uma vacina em altas doses é recomendada para adultos mais velhos, pois até 85% das mortes relacionadas à gripe ocorrem em pessoas com 65 anos ou mais.
Tiro trivalente feito com adjuvante
Esta vacina, chamada Fluad, é outra vacina contra a gripe de alta dose aprovada para pessoas com 65 anos ou mais. Ele inclui um ingrediente chamado adjuvante, que também cria uma resposta mais forte do sistema imunológico.
Vacinas contra a gripe quadrivalentes
Essas vacinas contra a gripe são ligeiramente diferentes porque protegem contra quatro cepas diferentes do vírus da gripe (dois vírus influenza A e dois vírus influenza B). Por esse motivo, essas vacinas podem fornecer proteção mais ampla contra infecções. As opções incluem:
Injeção quadrivalente de dose padrão regular
A vacina contra a gripe em dose padrão está disponível para pessoas com 6 meses ou mais. Há também a opção de uma injeção quadrivalente que contém o vírus cultivado em uma cultura de células. Esta vacina específica está disponível apenas para as idades de quatro anos ou mais.
Tiro quadrivalente intradérmico
Esta vacina contra a gripe é administrada na pele em oposição a um músculo. É aprovado para pessoas de 18 a 64 anos.
Tiro quadrivalente recombinante
Esta vacina não é fabricada ou cultivada a partir de ovos, tornando-a uma alternativa adequada para quem tem alergia a ovo. É aprovado para pessoas com 18 anos ou mais.
Spray intranasal atenuado ao vivo
Esta vacina é feita com ovos e administrada como um spray nasal. Inclui uma dose de vírus da gripe atenuados. Em vez de gripe morta, a gripe incluída nesta vacina é severamente enfraquecida, tornando-a incapaz de causar uma infecção generalizada.
Efeitos colaterais da vacina contra a gripe
Semelhante a outros tipos de vacinação, existe o risco de efeitos colaterais com a vacina contra a gripe. Os efeitos colaterais comuns podem incluir sensibilidade ou vermelhidão no local da injeção.
Além disso, algumas pessoas experimentam sintomas leves do tipo gripe por um a dois dias após a vacinação. Isso pode incluir fraqueza, dores no corpo ou febre, mas não é a gripe.
Você também pode ter problemas se for alérgico à proteína do ovo ou a outro ingrediente da vacina. Os sinais de uma reação grave incluem dificuldade em respirar, chiado no peito, urticária, batimentos cardíacos acelerados e tontura. No entanto, reações alérgicas com risco de vida são raras após a vacinação.
Os sintomas de uma reação ocorrem dentro de algumas horas da vacinação. Se você tiver sintomas de uma reação alérgica, consulte um médico imediatamente.
Se você é alérgico a ovos, precisará de uma vacina que não contenha proteína de ovo. Você pode ter que evitar a vacinação se for alérgico a outro ingrediente da vacina.
Em casos raros, a síndrome de Guillain-Barré pode se desenvolver dentro de dias ou semanas após a vacinação.
A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio neurológico em que o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico. Esta condição pode causar fraqueza muscular e paralisia. Entre aqueles que recebem uma vacinação, há apenas um ou dois casos por milhão de pessoas.
O takeaway
A vacinação anual contra a gripe é uma das melhores maneiras de se proteger do vírus da gripe. A vacinação também é importante porque a gripe pode progredir e causar uma infecção secundária, como bronquite, pneumonia ou infecção no ouvido.
Podem ocorrer complicações em pessoas com um sistema imunológico fraco, como crianças pequenas, adultos mais velhos e pessoas com condições crônicas. Converse com seu médico para saber qual vacina é adequada para você e seja vacinado o mais cedo possível. Em média, leva cerca de duas semanas para a vacina oferecer proteção.
A vacina da gripe é cerca de 40 a 60% eficaz quando o tipo de vírus na vacina se alinha ao vírus circulante. Para aqueles que adoecem após tomar uma vacina contra a gripe, a vacinação pode reduzir a gravidade dos sintomas.