Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 14 Junho 2021
Data De Atualização: 22 Marchar 2025
Anonim
O que está causando meu inchaço abdominal e perda de apetite? - Bem Estar
O que está causando meu inchaço abdominal e perda de apetite? - Bem Estar

Contente

visão global

O inchaço abdominal é uma condição que faz com que seu estômago pareça mais cheio ou maior. Ele pode se desenvolver em poucas horas. Em contraste, o ganho de peso tende a se desenvolver com o tempo. O inchaço abdominal pode ser desconfortável e até doloroso às vezes. Muitas vezes é acompanhado por gás ou flatulência.

A perda de apetite ocorre quando você perde o desejo de comer refeições e lanches regulares. Pode ser uma condição crônica ou de curto prazo.

Em alguns casos, o inchaço abdominal e a perda de apetite ocorrem juntos. Uma variedade de condições médicas e tratamentos podem causar esses sintomas.

O que causa inchaço abdominal e perda de apetite?

O inchaço abdominal geralmente ocorre quando o estômago e / ou intestinos se enchem de ar ou gás em excesso. Isso pode acontecer quando você inspira muito ar pela boca. Também pode se desenvolver durante o processo digestivo.

A perda de apetite costuma ser um efeito colateral de doenças agudas ou de terapias médicas, como o tratamento do câncer. As mudanças no corpo associadas ao envelhecimento também podem causar perda de apetite à medida que envelhecem.


Algumas causas comuns de distensão abdominal e perda de apetite incluem:

  • constipação
  • gastroenterite, viral e bacteriana
  • giardíase
  • cálculos biliares
  • intoxicação alimentar
  • infecções por ancilostomíase
  • insuficiência cardíaca congestiva (CHF)
  • síndrome do intestino irritável (IBS)
  • doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
  • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • intolerâncias alimentares, como lactose ou intolerância ao glúten
  • bloqueios gastrointestinais
  • gastroparesia, uma condição em que os músculos do estômago não funcionam corretamente
  • gravidez, especialmente no primeiro trimestre
  • tomar certos medicamentos, como antibióticos ou quimioterápicos
  • Doença de Crohn
  • E. coli infecção
  • PMS (síndrome pré-menstrual)

Em casos raros, o inchaço abdominal e a perda de apetite podem ser um sinal de certos tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, ovário, estômago e pâncreas. A perda repentina de peso é outro sintoma que tende a acompanhar o inchaço abdominal relacionado ao câncer e a perda de apetite.


Quando devo procurar ajuda médica?

Procure atendimento médico imediato se estiver vomitando sangue ou se tiver fezes com sangue ou alcatrão, juntamente com inchaço abdominal e perda de apetite. Ligue para o 911 se você estiver sentindo dor no peito, tontura, suor e falta de ar. Estes são os sintomas de um ataque cardíaco, que podem imitar os sintomas da DRGE.

Marque uma consulta com seu médico se você experimentou uma perda de peso repentina e inexplicável ou se está perdendo peso de forma consistente, sem tentar. Você também deve consultar o seu médico se sentir inchaço abdominal e perda de apetite de forma contínua ou recorrente - mesmo que não sejam acompanhados por sintomas mais graves. Com o tempo, a perda de apetite pode levar à desnutrição.

Esta informação é um resumo. Sempre procure atendimento médico se estiver preocupado com a possibilidade de estar passando por uma emergência médica.

Como o inchaço abdominal e a perda de apetite são tratados?

Para tratar o inchaço abdominal e a perda de apetite, o médico precisará diagnosticar e tratar a causa subjacente. Eles provavelmente começarão perguntando sobre seus sintomas e histórico médico. Eles também podem solicitar exames de sangue, fezes, urina ou de imagem para verificar as causas potenciais. Seu plano de tratamento recomendado terá como alvo a doença ou condição responsável por seus sintomas.


Por exemplo, se você tem SII, seu médico pode recomendar mudanças em sua dieta e estilo de vida em geral. Eles também podem encorajá-lo a tomar suplementos de probióticos. Essas bactérias saudáveis ​​podem ajudar a prevenir o inchaço e o desconforto, o que pode levar à perda de apetite. Seu médico também pode prescrever medicamentos para ajudar a evitar cólicas intestinais, bem como tratar qualquer constipação ou diarreia que possa acompanhá-la.

Se você tem DRGE, seu médico pode encorajá-lo a tomar antiácidos sem receita. Eles também podem prescrever medicamentos, como inibidores da bomba de prótons ou bloqueadores H2, que podem reduzir a quantidade de ácido no estômago e ajudar a aliviar os sintomas. Eles também podem recomendar mudanças como perda de peso ou elevação da cabeceira da cama 15 centímetros.

Condições mais graves, como obstrução intestinal ou câncer, podem exigir cirurgia.

Seu médico avaliará cuidadosamente seus sintomas para determinar o melhor curso de ação. Peça-lhes mais informações sobre seu diagnóstico específico, opções de tratamento e perspectivas.

Como posso aliviar o inchaço abdominal e a perda de apetite em casa?

Além de seguir o plano de tratamento recomendado pelo seu médico, tomar medidas simples em casa pode ajudar a aliviar seus sintomas.

Se o seu inchaço e perda de apetite são causados ​​por algo que você comeu, seus sintomas podem desaparecer por conta própria com o tempo. Aumentar a ingestão de água e dar uma caminhada pode ajudar a aliviar a indigestão. Manter-se bem hidratado e praticar exercícios regularmente também pode ajudar a prevenir e aliviar a constipação.

Comer pequenas refeições com alimentos leves, como biscoitos, torradas ou caldo, pode ajudar a aliviar o estômago em casos de infecções intestinais. À medida que a condição que causou o seu inchaço começa a melhorar, você deve notar o retorno do apetite.

Tomar medicamentos de venda livre também pode ajudar a aliviar os sintomas. Por exemplo, a simeticona pode ajudar a aliviar gases ou flatulência. O carbonato de cálcio e outros antiácidos podem ajudar a aliviar o refluxo ácido, a indigestão ou a azia.

Como posso prevenir o inchaço abdominal e a perda de apetite?

Se o seu inchaço abdominal e a perda de apetite estiverem relacionados a certos alimentos, evite-os sempre que possível. Alguns alimentos que comumente causam esses sintomas incluem:

  • feijões
  • lentilhas
  • Couve de bruxelas
  • repolho
  • brócolis
  • nabos
  • lacticínios
  • alimentos ricos em gordura
  • goma de mascar
  • doce sem açúcar
  • Cerveja
  • bebidas gaseificadas

Acompanhe seus lanches, refeições e sintomas. Isso pode ajudá-lo a identificar alimentos que parecem desencadear seus sintomas. Se o seu médico suspeitar que você tem uma alergia, você pode ser incentivado a fazer um teste de alergia. Evite fazer mudanças drásticas em sua dieta sem falar primeiro com seu médico. Cortar muitos alimentos pode aumentar o risco de desnutrição.

Comer devagar e sentar-se ereto depois disso também pode ajudar a diminuir o risco de indigestão. Evite comer demais, comer muito rápido e deitar logo após as refeições.

Se você tem DRGE, evite tomar aspirina, ibuprofeno ou naproxeno de venda livre. Eles podem piorar seus sintomas. O paracetamol costuma ser a melhor opção para aliviar a dor quando você tem DRGE.

Publicações Fascinantes

Como posso saber se meu recém-nascido está dormindo demais?

Como posso saber se meu recém-nascido está dormindo demais?

A rotina de ono do recém-nacido podem er intrigante para o novo pai. À medida que o bebê e acotuma à vida fora do útero, ele pode ter problema para e adaptar à rotina di&...
Dieta da fibromialgia: 10 receitas saborosas

Dieta da fibromialgia: 10 receitas saborosas

A fibromialgia é uma doença crônica que afeta cerca de 4 milhõe de adulto no Etado Unido (1).Embora a pequia eja limitada, evidência científica motram que alguma dieta re...