O que está causando meu inchaço abdominal e menstruação perdida?
Contente
- visão global
- Gravidez
- Menopausa
- Cistos ovarianos
- Síndrome do ovário policístico (SOP)
- Gravidez ectópica
- cancro do ovário
- Isso já está em português
- Transtorno de ansiedade
- O que causa o inchaço abdominal?
- Outras causas possíveis
- Quando procurar ajuda médica
- Como o inchaço abdominal e a menstruação perdida são tratados?
- Tratamento médico
- Atendimento domiciliar
- Como prevenir inchaço abdominal e períodos perdidos
visão global
O inchaço abdominal ocorre quando o abdome parece tenso ou cheio. Isso pode fazer com que a área pareça maior. O abdômen pode ficar duro ou tenso ao toque. A condição pode causar desconforto e dor, mas geralmente é temporária e não é motivo de preocupação.
Uma menstruação perdida é quando o seu período menstrual não ocorre quando você pensava (e não está apenas atrasado). Isso acontece quando seu ciclo menstrual não segue seu ritmo habitual. Embora possa ser uma ocorrência comum para muitas mulheres, a falta de menstruação pode indicar uma condição médica latente.
Aqui estão oito causas possíveis para inchaço abdominal e perda de menstruação.
Gravidez
Alguns dos sinais mais notáveis do início da gravidez incluem fadiga, náusea (também chamada de enjôo matinal), seios inchados ou sensíveis e constipação. Leia mais sobre os sinais de gravidez.
Menopausa
Uma mulher entra na menopausa quando já se passaram 12 meses desde sua última menstruação. Nesse ponto, seus ovários pararam de liberar óvulos. Leia mais sobre a menopausa.
Cistos ovarianos
As mulheres têm dois ovários que produzem óvulos, bem como os hormônios estrogênio e progesterona. Às vezes, um saco cheio de líquido chamado cisto se desenvolve em um dos ovários. Os sintomas de um cisto ovariano incluem náuseas, vômitos, distensão abdominal, evacuações dolorosas e dor durante o sexo. Leia mais sobre cistos ovarianos.
Síndrome do ovário policístico (SOP)
A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma condição na qual os níveis femininos dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona estão desequilibrados. A SOP pode afetar o ciclo menstrual, a fertilidade, a função cardíaca e a aparência de uma mulher. Leia mais sobre a síndrome do ovário policístico.
Gravidez ectópica
No caso de uma gravidez ectópica, o ovo fertilizado não se liga ao útero. Em vez disso, ele pode se fixar na trompa de Falópio, cavidade abdominal ou colo do útero. Leia mais sobre gravidez ectópica.
cancro do ovário
Os ovários são pequenos órgãos em forma de amêndoa localizados em cada lado do útero. Eles são onde os ovos são produzidos. O câncer de ovário pode ocorrer em várias partes diferentes do ovário. Leia mais sobre o câncer de ovário.
Isso já está em português
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que pode resultar em severa perda de peso. Uma pessoa com anorexia está preocupada com a ingestão de calorias e com o peso. Leia mais sobre a anorexia nervosa.
Transtorno de ansiedade
É comum ficar ansioso com as coisas que acontecem em sua vida - como suas finanças - de vez em quando.Uma pessoa que tem GAD pode se preocupar incontrolavelmente com suas finanças várias vezes por dia durante meses. Leia mais sobre o transtorno de ansiedade.
O que causa o inchaço abdominal?
O inchaço geralmente é causado por alimentos, como brócolis, feijão e repolho. Esses tipos de alimentos liberam gases nos intestinos quando são digeridos. Indigestão e outros problemas digestivos temporários também causam inchaço.
Outras causas possíveis
Os hormônios estrogênio e progesterona controlam seu ciclo menstrual. Vários fatores podem influenciar a produção desses hormônios pelo seu corpo, incluindo fatores de estilo de vida. Isso pode causar perda de períodos menstruais.
Mulheres jovens que estão apenas começando a menstruação podem não desenvolver um ciclo regular imediatamente.
Alguns medicamentos também podem perturbar o equilíbrio hormonal do corpo e causar perda de menstruação e / ou distensão abdominal.
As condições que podem causar distensão abdominal e perda de menstruação ao mesmo tempo são:
- estresse
- medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, drogas quimioterápicas e antidepressivos
- um tumor ou bloqueio estrutural que afeta a liberação de um ovo das trompas de falópio
- distúrbios da glândula tireóide ou pituitária
Quando procurar ajuda médica
A perda da menstruação e o inchaço abdominal podem ocorrer por muitos motivos que não são motivo de preocupação. Mas se a menstruação perdida continuar ou o inchaço piorar, converse com seu médico para ajudá-lo a determinar a causa raiz. Se você falhar três períodos consecutivos, consulte um médico.
Se você sentir um dos seguintes sintomas, além de dor abdominal e distensão abdominal, procure atendimento de emergência:
- sangue nas suas fezes ou fezes escuras que parecem ter uma consistência pegajosa
- diarréia que não passa em um dia
- forte dor abdominal
- vômito descontrolado
- azia severa ou piorando
- sangramento vaginal
Esta informação é um resumo. Procure atendimento médico se suspeitar que precisa de atendimento urgente.
Como o inchaço abdominal e a menstruação perdida são tratados?
Tratamento médico
Seu médico tem vários medicamentos que podem ajudar a tratar o inchaço abdominal e a menstruação perdida. Esses tratamentos abordarão a maioria das causas subjacentes. Pílulas anticoncepcionais, hormônios da tireóide e hormônios da hipófise são apenas alguns dos medicamentos que seu médico pode prescrever. Tudo depende da causa raiz do seu inchaço abdominal e menstruação perdida.
Atendimento domiciliar
Manter uma dieta saudável, evitar o excesso de gordura e sal e beber muita água pode ajudar a reduzir o inchaço abdominal. Fluidos que contêm cafeína, incluindo café e chá, podem contribuir para o inchaço. Eles devem ser evitados, se possível.
Os exercícios podem ajudar a reduzir o estresse e o inchaço. Saiba também que o exercício excessivo pode contribuir para a perda de períodos.
Como prevenir inchaço abdominal e períodos perdidos
O estresse pode desencadear períodos perdidos, então tente manter seu nível de estresse baixo. Envolva-se em atividades que você goste; exercício e ouvir música calma. Tudo isso pode ajudá-lo a relaxar e minimizar o estresse.
Coma várias pequenas refeições ao longo do dia, em vez de grandes. Dedicar algum tempo às refeições também pode ajudar a prevenir o inchaço abdominal.