Adderall Addiction: O que você deve saber
Contente
- Adderall é viciante?
- O que causa o vício em Adderall?
- Quem está em risco de ter um vício em Adderall?
- Quais são os sintomas de um vício em Adderall?
- Como é diagnosticado um vício em Adderall?
- Como é tratado um vício em Adderall?
- Qual é a perspectiva de alguém com um vício em Adderall?
Adderall é viciante?
Adderall é viciante quando tomado em níveis superiores aos prescritos por um médico. Adderall é um medicamento de prescrição que consiste em uma combinação de dextroanfetamina e anfetamina. É aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e um distúrbio do sono conhecido como narcolepsia.
Adderall é considerado um estimulante do sistema nervoso central. Mas na dose certa, ele realmente ajuda as pessoas com TDAH a se concentrarem e se acalmarem.
Se você tomar Adderall, poderá descobrir que o medicamento não controla mais seus sintomas ao longo do tempo. Você pode sentir a necessidade de tomar mais medicação para sentir os efeitos.
Algumas pessoas propositalmente tomam grandes quantidades de Adderall para sentir um eufórico "alto". O uso excessivo ou abusivo de Adderall, no entanto, é muito perigoso. Pode levar a sintomas de abstinência, problemas cardíacos graves e até morte súbita.
Se você acredita ter dependência ou dependência de Adderall, procure seu médico. Eles podem ajudá-lo com seus próximos passos e com o tratamento.
O que causa o vício em Adderall?
Os médicos geralmente prescrevem Adderall na menor dose eficaz possível. Quando usado conforme as instruções, apresenta baixo risco de dependência e dependência.
Uma prescrição para Adderall normalmente varia de 5 a 60 miligramas (mg) no total por dia. Os adolescentes geralmente começam com uma dose de apenas 10 mg por dia. Então, o médico pode aumentar lentamente a dose até que os sintomas de TDAH ou narcolepsia sejam controlados.
O vício em Adderall pode ocorrer quando alguém toma:
- mais do que a dose prescrita
- Adderall por períodos mais longos do que o prescrito
- Adderall com mais frequência do que o prescrito
Algumas pessoas abusam propositadamente do Adderall para experimentar seus efeitos estimulantes. Eles podem usá-lo para ajudá-los a ficar acordados a noite toda para estudar ou melhorar seu desempenho mental. Adderall é prescrito em forma de comprimido. Algumas pessoas cheiram ou injetam para aumentar seus efeitos.
Devido ao seu alto risco de uso indevido, o Adderall está listado como uma substância controlada II federalmente.
Quem está em risco de ter um vício em Adderall?
Adolescentes e jovens adultos são os mais afetados pelo vício em Adderall. Mas quem toma Adderall corre o risco de desenvolver um vício.
A maioria das pessoas que usa mal o Adderall procura estímulo, vigília prolongada, melhor concentração, mais energia ou perda de peso. Os seguintes tipos de pessoas são mais propensos a desenvolver um vício em Adderall:
- alunos
- atletas
- pessoas com um distúrbio alimentar, como anorexia, ou pessoas tentando perder peso
- pessoas com empregos estressantes
- pessoas com histórico de uso de drogas
Adderall pode interagir com vários outros medicamentos. Você corre um risco maior de desenvolver um vício em Adderall se também tomar algum dos seguintes medicamentos:
- descongestionantes
- antidepressivos
- medicações para dor
- antiácidos
- medicamentos anti-convulsões
- anticoagulantes
- medicamentos para pressão arterial
- lítio
Quais são os sintomas de um vício em Adderall?
Pessoas que abusam do Adderall podem sentir euforia depois de tomá-lo. Eventualmente, eles sentem a necessidade de tomar doses mais altas para se sentir bem novamente. À medida que o Adderall passa, eles podem começar a se sentir ansiosos e irritados. Eles podem se sentir deprimidos.
As pessoas que abusam do Adderall provavelmente começarão a exibir comportamentos de “procura de drogas”. Estes podem incluir:
- gastando uma quantidade significativa de tempo e dinheiro para obter a droga
- evitando as responsabilidades da vida
- tornando-se socialmente retirado ou secreto
- “Fazer compras no médico” ou ir a várias farmácias diferentes para tentar preencher as prescrições do Adderall
- manipular, esmagar ou cheirar Adderall para aumentar ou acelerar seus efeitos
- notavelmente diminuindo seu nível de auto-cuidado ou higiene
Depois que a dose de Adderall acabar, eles provavelmente começarão a sentir sintomas físicos de abstinência ou um "acidente de Adderall".
Os sintomas de abstinência de Adderall podem incluir:
- inquietação
- insônia
- perda de peso
- ritmo cardíaco acelerado
- tontura
- fadiga
- convulsões
- ataques de pânico
- visão embaçada
- pressão alta
- paranóia
- boca seca
- pensamentos suicidas
- depressão
O mau uso do Adderall pode levar ao aumento da tolerância. Isso significa que é necessária mais droga para sentir seus efeitos. Isso pode levar a uma overdose potencialmente letal.
Os sinais de uma overdose de Adderall podem incluir:
- náusea
- vômito
- tremores
- febre
- desmaio
- ritmo cardíaco acelerado
- respiração rápida
- dor no peito
- convulsões
- ataque cardíaco
Como é diagnosticado um vício em Adderall?
Se você notou que o uso do Adderall faz com que você precise de doses mais altas (tolerância) ou se sente muito mal ao parar de tomá-lo (retirada), marque uma consulta com seu médico.
Durante a sua consulta, o seu médico fará o seu histórico médico. Eles farão perguntas sobre o uso do Adderall, incluindo a dose que você toma e com que frequência a toma. O seu médico também vai querer saber quais outros medicamentos você está tomando. Isso inclui medicamentos sem receita, vitaminas e suplementos.
O seu médico também fará perguntas sobre os sintomas que você experimenta quando os efeitos do Adderall se desgastam. Eles também podem realizar um exame físico e medir sua freqüência cardíaca e pressão arterial.
Para fazer um diagnóstico oficial, seu médico provavelmente consultará os critérios de diagnóstico mais recentes do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
Se o seu médico determinar que você é viciado em Adderall, ele poderá encaminhá-lo a um centro de reabilitação ou centro de desintoxicação para ajudá-lo a se recuperar.
Como é tratado um vício em Adderall?
Não existem medicamentos aprovados para ajudar a tratar um vício em Adderall.
Em vez disso, o tratamento está focado em supervisionar uma pessoa enquanto ela passa por um processo de desintoxicação. A retirada de estimulantes como Adderall pode ser extremamente desconfortável e estressante para o corpo. O seu médico encaminhá-lo-á a um centro de reabilitação hospitalar ou ambulatorial ou instalação de desintoxicação.
Durante a reabilitação, os médicos o ajudarão no processo de retirada e facilitarão o gerenciamento de quaisquer sintomas de retirada. Não é recomendável que você saia do Adderall cold turkey. Em vez disso, o seu médico diminuirá lentamente a dosagem sob supervisão médica. Isso é chamado de afilamento.
Em geral, as etapas para o tratamento de um vício em Adderall incluem as seguintes etapas:
- Inscreva-se em um programa supervisionado de desintoxicação ou reabilitação.
- Obter uma avaliação médica e avaliação.
- Taper Adderall sob supervisão médica.
- Gerenciar sintomas de abstinência.
- Submetido a psicoterapia ou terapia comportamental.
- Desenvolva um plano para cuidados posteriores. Isso pode incluir a participação de psicoterapia individual e em grupo conduzida por terapeutas licenciados.
Médicos e terapeutas do centro de reabilitação o ajudarão a entender como viver sua vida sem a droga. Eles podem ajudá-lo a encontrar novas e saudáveis habilidades de enfrentamento para viver sua melhor vida.
Qual é a perspectiva de alguém com um vício em Adderall?
Quanto mais você usa mal o Adderall, mais forte o vício pode se tornar.
Os sintomas de abstinência podem tornar extremamente difícil parar por conta própria, mas é possível desistir com um pouco de ajuda. Existem várias opções disponíveis para o tratamento de um vício em Adderall. Estes incluem centros de terapia e reabilitação.
Os sintomas de abstinência podem durar de alguns dias a algumas semanas. No entanto, a desintoxicação provavelmente não será suficiente para uma recuperação completa. A desintoxicação deve ser seguida por um programa de tratamento para transtornos por uso de substâncias. Pode ajudar a evitar recaídas e incentivar a recuperação a longo prazo.
Para evitar um vício em Adderall, siga as instruções do seu médico. Não tome uma dose maior, aumente a frequência ou tome-a por um longo período de tempo.
Tenha muito cuidado para seguir as instruções no rótulo da receita. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.