Incontinência adulta: o que você deve saber
Contente
- Quão comum é a incontinência em adultos?
- Quais são os sintomas?
- Causas de incontinência adulta
- Quem está em risco de incontinência adulta?
- Como diagnosticar o que está causando a incontinência adulta
- Opções de tratamento para incontinência adulta
- Produtos para ajudar a gerenciar a incontinência
- Outlook
- Como prevenir a incontinência
Quão comum é a incontinência em adultos?
Incontinência refere-se a vazamento incontrolável de urina. Até um terço dos americanos tem problemas para controlar o desejo de ir, especialmente à medida que envelhecem.
Se você estiver com sintomas de incontinência, é importante conversar com seu médico. Eles podem ajudar você a entender o que está desencadeando sua incontinência e fornecer opções de tratamento.
Quais são os sintomas?
A incontinência adulta não é uma condição - é um sintoma de outro problema. Existem cinco tipos de incontinência, e cada um se manifesta um pouco diferente:
- Instale a incontinência, também chamada bexiga hiperativa: Você costuma sentir uma vontade súbita e intensa de urinar. Às vezes você vaza.
- Incontinência de esforço: Tossir, espirrar ou rir pode fazer você vazar urina.
- Incontinência por transbordamento: A urina geralmente escorre. Você não pode esvaziar completamente a bexiga quando usa o banheiro.
- Incontinência funcional: Você vaza porque uma condição como artrite ou doença de Alzheimer impede que você chegue ao banheiro a tempo.
- Incontinência mista: Você experimenta uma combinação de estresse e urgência na incontinência.
Em crianças, a incontinência geralmente decorre de um problema de saúde, como infecção do trato urinário, problema renal ou defeito no trato urinário. Às vezes, as crianças continuam a sofrer acidentes durante o dia e molham a cama à noite depois de serem treinadas no banheiro. A incontinência infantil costuma desaparecer por conta própria.
Causas de incontinência adulta
Normalmente, os músculos da parede da bexiga relaxam enquanto a bexiga se enche de urina. Uma vez cheia, a bexiga envia ao cérebro um sinal de que é hora de partir. Músculos dentro e ao redor da bexiga retêm a urina dentro até que você possa ir ao banheiro.
A incontinência ocorre quando os músculos que retêm a urina ou que sustentam a bexiga enfraquecem o suficiente para permitir que a urina vaze.
Os danos nos nervos também podem impedir que seu cérebro receba a mensagem de que é hora de partir.
Aqui estão algumas causas de incontinência:
- gravidez
- parto
- era
- menopausa
- aumento da próstata
- câncer de próstata
- bloqueio no trato urinário
- condições que danificam os nervos, como esclerose múltipla, doença de Parkinson e derrame
- problemas estruturais do trato urinário
Quem está em risco de incontinência adulta?
As mulheres são mais propensas a desenvolver incontinência de estresse do que os homens, em parte porque a gravidez e o parto podem enfraquecer os músculos que sustentam a bexiga.
Os hormônios femininos também desempenham um papel na incontinência. A perda de estrogênio após a menopausa pode enfraquecer e afinar os músculos pélvicos, levando a um menor controle sobre a função da bexiga.
À medida que você envelhece, aumenta sua probabilidade de incontinência. A idade enfraquece a bexiga, impedindo que ela retenha tanta urina quanto antes.
Como diagnosticar o que está causando a incontinência adulta
Se você tiver sintomas de incontinência, consulte seu médico. O seu médico de cuidados primários pode fazer um diagnóstico.
O seu médico pode encaminhá-lo a um urologista.As mulheres podem ser encaminhadas a um uroginecologista se os tratamentos iniciais não forem bem-sucedidos.
O seu médico começará perguntando sobre os seus sintomas: com que frequência você sente vontade de ir, o que parece desencadear o problema e se você vaza urina. Manter um diário de seus sintomas pode ajudá-lo a responder às perguntas do seu médico com mais facilidade.
Após avaliar seus sintomas, seu médico pode executar um dos seguintes testes para ajudar a determinar a causa de sua incontinência:
- Exames de urina: Estes podem detectar bactérias na sua urina. Bactérias na urina podem ser um sinal de infecção.
- Estudo urodinâmico: Você chega a este teste com a bexiga cheia. O volume e a taxa de esvaziamento da bexiga são então medidos. Um teste de volume residual pós-vazio é realizado como parte deste estudo. Isso mostra a quantidade de urina que resta na bexiga depois que você vai ao banheiro. Este teste pode determinar se há um bloqueio no trato urinário ou problemas com os nervos e músculos da bexiga.
- Cistoscopia: O seu médico colocará uma fina margem na uretra, que é o tubo que transporta a urina para fora da bexiga. Isso permite que seu médico procure por problemas estruturais.
- Cistograma: Seu médico fará raios-X da bexiga depois de preenchida com um material de contraste. Um cistograma de micção é um procedimento semelhante no qual o médico continua a fazer radiografias enquanto você urina. Ambos os testes podem ajudar na investigação de problemas da bexiga que podem causar incontinência.
Opções de tratamento para incontinência adulta
Os tratamentos para incontinência urinária são baseados na causa do problema.
Os tratamentos de primeira linha geralmente incluem:
- Medicamento: Opções como mirabegron (Myrbetriq), oxibutinina (Ditropan) e tamsulosina (Flomax) relaxam os músculos da bexiga hiperativos. Eles costumam ser usados para tratar a incontinência de urgência.
- Creme de estrogênio: Isso pode fortalecer os tecidos enfraquecidos na uretra e na vagina. Geralmente é prescrito para mulheres na pós-menopausa.
Outros tratamentos incluem:
- Pessários e inserções uretrais: Os pessários são colocados dentro da vagina para sustentar a bexiga e tratar a incontinência de estresse. As inserções uretrais agem como plugues para evitar vazamentos.
- Material de volume: Material, como colágeno, é injetado ao redor da uretra. Isso ajuda a uretra a permanecer fechada, para que a urina não vaze ou construa a parede da uretra. Este procedimento é realizado principalmente em mulheres, mas também pode ser usado para tratar a incontinência de estresse em homens.
- Toxina botulínica tipo A (Botox): Isso é injetado no músculo da bexiga, fazendo com que relaxe. Isso aumenta a capacidade de armazenamento da bexiga pela urina. Isso pode diminuir os episódios de incontinência.
- Estimulador de nervos: Este dispositivo é recomendado principalmente para pessoas com incontinência de urgência grave. Após ser implantado sob a pele, ele envia pulsos elétricos para os músculos que regulam sua bexiga.
Se esses tratamentos não funcionarem, seu médico poderá recomendar uma dessas cirurgias para tratar sua incontinência:
- Suspensão do pescoço da bexiga: Isso eleva o pescoço da bexiga, onde ele se liga à uretra. Apoiar o colo da bexiga ajuda a evitar vazamentos na incontinência de estresse.
- Cirurgia de prolapso: Se sua bexiga cair da posição normal, isso pode ajudar a aumentá-la.
- Procedimentos de funda: Isso é feito se os músculos do assoalho pélvico que sustentam a bexiga se enfraquecerem. O cirurgião usará pedaços do tecido do seu próprio corpo ou materiais artificiais para criar uma tipóia que segura o pescoço da bexiga e mantém a uretra fechada.
Produtos para ajudar a gerenciar a incontinência
Certos produtos podem ajudar a gerenciar vazamentos e prevenir o odor da urina:
- Almofadas absorventes: Essas almofadas são semelhantes às usadas nos períodos menstruais, exceto que podem reter mais líquido. As almofadas para incontinência aderem à sua roupa de baixo e absorvem a urina e os odores. Eles custam cerca de US $ 12 por um pacote de 60 pastilhas.
- Calcinhas e cuecas para incontinência: Estes produtos têm uma almofada absorvente incorporada em um par de cuecas. Alguns tipos de roupas íntimas de controle da bexiga são descartáveis. Outros são laváveis e parecem roupas íntimas de algodão típicas. Os resumos de incontinência custam cerca de US $ 15 por par para opções reutilizáveis. As opções descartáveis geralmente custam cerca de US $ 20 por pacote.
- Calças de plástico: Essas cuecas de plástico deslizam sobre sua calcinha para evitar vazamentos. Calças de plástico são vendidas por cerca de US $ 20 por par.
- Almofadas de proteção: Você pode colocar essas almofadas sobre os lençóis para evitar que você precise trocar a cama se vazar durante a noite. Eles custam cerca de US $ 20 cada.
- Cateteres: Um cateter é um tubo fino e flexível que entra na uretra para drenar a bexiga. Os homens podem usar um cateter tipo preservativo que se encaixa sobre o pênis. O cateter drena a urina em uma bolsa. Cada cateter custa US $ 1 a US $ 3.
A maioria desses produtos está disponível na farmácia ou supermercado local ou online.
Outlook
A incontinência urinária pode afetar seu trabalho, suas interações sociais e quase todas as partes da sua vida. Se você estiver com sintomas, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento apropriado para reduzir seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
Como prevenir a incontinência
A incontinência nem sempre é evitável, mas algumas mudanças no estilo de vida podem reduzir a probabilidade de você lidar com urgência e vazamento urinário. Você pode:
- Limite de fluidos. Evite beber grandes quantidades de água, suco de frutas e outros líquidos de uma só vez. Em vez disso, beba pequenas quantidades em intervalos regulares durante o dia. Se você tiver problemas para manter a urina à noite, não beba líquidos antes de dormir. Você também deve evitar diuréticos como refrigerante com cafeína, álcool e café - eles fazem com que você vá com mais frequência.
- Faça um horário no banheiro. Vá ao banheiro em intervalos regulares, como uma vez a cada hora. Tente aumentar gradualmente a quantidade de tempo entre as visitas ao banheiro. Esperar para ir irá treinar sua bexiga para reter a urina por mais tempo.
- Coma mais fibra. A constipação pode contribuir para a incontinência. Comer mais frutas frescas, vegetais e grãos integrais pode prevenir a constipação. Você deve buscar 30 gramas de fibra por dia.
- Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso pode colocar pressão extra na bexiga, fazendo você ir mais.