O uso de Aloe Vera na inflamação da pele ajuda ou prejudica?
Contente
- Quando aloe vera para vermelhidão pode tratar irritação e inflamação
- Queimaduras
- Rosácea
- Eczema
- Psoríase
- Quando o aloe pode piorar os sintomas
- O aloe vera pode causar erupção cutânea?
- O aloe vera pode piorar o eczema?
- Quando consultar um médico
- Leve embora
A inflamação da pele, que inclui inchaço e vermelhidão, ocorre como uma reação do sistema imunológico. Embora vermelhidão e inchaço possam se desenvolver por várias razões, erupções cutâneas e queimaduras são talvez os sintomas mais comuns. Inflamações cutâneas mais graves podem requerer medicamentos, mas, às vezes, erupções cutâneas leves podem ser auxiliadas com remédios caseiros como o aloe vera.
A própria babosa é conhecida por sua capacidade de tratar feridas e inflamações, que podem incluir queimaduras leves e irritação na pele. Existem inúmeros produtos vendidos sem receita (OTC), e você pode até extrair o gel das folhas frescas de aloe. Você não precisa de receita médica para este remédio.
Embora considerado seguro em geral, o aloe vera tem o risco de piorar algumas erupções cutâneas. É importante conversar com um médico antes de tentar usar aloe vera para tratar a inflamação da pele em casa.
Quando aloe vera para vermelhidão pode tratar irritação e inflamação
Aloe vera tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar erupções cutâneas. Como um bônus, também se acredita que o aloe tenha capacidades antimicrobianas, o que por sua vez pode ajudar a prevenir infecções. Além disso, o gel de aloe vera é conhecido por sua capacidade de ajudar a hidratar a pele sem deixar resíduos que os cremes pesados às vezes podem.
Embora o aloe vera não possa curar nenhuma doença de pele ou tratar todas as instâncias de inflamação da pele, aqui estão as instâncias em que isso poderia ajudar:
Queimaduras
O gel de aloe vera é talvez mais conhecido por sua capacidade de ajudar a tratar queimaduras. Se você já sofreu queimaduras solares, pode ter usado um gel de venda livre para ajudar a reduzir a coceira, a vermelhidão e a irritação geral. O mesmo conceito pode ser aplicado a calor moderado ou queimaduras químicas.
Para usar aloe vera no tratamento de queimaduras, aplique-o generosamente na área afetada várias vezes ao dia. Você deve saber que é hora de aplicar mais se sua pele começar a ficar quente. O aloe vera é seguro de usar até que os sintomas da queimadura melhorem após um ou dois dias.
Embora o aloe vera possa proporcionar alívio temporário da queimadura junto com um efeito de resfriamento, ele não reverterá qualquer dano que possa ter sido causado à sua pele. Também não é um tratamento apropriado para queimaduras mais graves, que podem incluir sintomas como furúnculos, bolhas e descamação da pele.
Rosácea
A rosácea é conhecida por causar vermelhidão na pele, especialmente ao redor do rosto. Não há cura para essa condição crônica da pele, portanto medidas preventivas e mudanças no estilo de vida são importantes no gerenciamento dos sintomas.
Aloe vera é um tipo de remédio caseiro usado para rosácea. Você pode aplicar o gel generosamente durante as crises para aliviar a vermelhidão e a queima.
Eczema
Talvez uma das condições inflamatórias da pele mais comuns seja o eczema (dermatite). Embora não exista uma causa única para a sua ocorrência, acredita-se que as erupções subseqüentes resultem de uma reação do sistema imunológico a substâncias, alérgenos ou calor.
O gel de aloe vera pode proporcionar alívio do eczema, esfriando a pele quente. Também pode ajudar a hidratar as erupções cutâneas secas, oferecendo alívio da coceira.
Psoríase
Embora o aloe vera não consiga parar o excesso de acumulação de células da pele que é notável na psoríase, os cremes de aloe OTC podem fornecer alívio temporário da irritação e inflamação geral.
Aplique o creme conforme necessário ao longo do dia para aliviar os sintomas. Pode levar pelo menos um mês de uso diário para ver melhorias visíveis nas erupções cutâneas.
Quando o aloe pode piorar os sintomas
Aloe pode ajudar a aliviar os sintomas de erupções cutâneas de natureza leve. No entanto, não é considerado um tratamento eficaz para condições inflamatórias da pele mais graves. O aloe vera também pode - em casos raros - causar inflamação da pele. Não use aloe vera se tiver alergia a ele.
O aloe vera pode causar erupção cutânea?
Embora considerado seguro para a maioria das pessoas, existe o risco de uma reação alérgica ao aloe vera. Nesses casos, você pode ver sinais de dermatite de contato, que podem se desenvolver quando a pele entra em contato com uma substância irritante ou alergênica. Os sintomas podem incluir:
- vermelhidão
- urticária
- coceira
- erupção cutânea
Se você nunca usou aloe vera antes, faça um teste de adesivo para garantir que não é alérgico. Isso envolve a aplicação do gel em uma área não visível da pele, como a parte interna do cotovelo. A desvantagem é que você deve esperar pelo menos 24 horas para ver se há alguma irritação. Se nenhuma dessas reações ocorrer, deve ser seguro usar o produto nas erupções cutâneas.
O aloe vera pode piorar o eczema?
O aloe vera provavelmente não piorará o eczema, a menos que você seja alérgico a ele. O maior risco é depender de aloe para tratamento de eczema quando ele pode não funcionar realmente. O gel de aloe vera pode aliviar temporariamente a sensação de queimação, mas não pode tratar as causas subjacentes de suas erupções cutâneas de eczema.
Às vezes, erupções cutâneas de eczema podem sangrar devido a arranhões. Você não deve aplicar aloe na pele quebrada, pois isso pode aumentar as sensações de queimação.
Quando consultar um médico
O aloe vera pode ajudar a aliviar certos casos de inflamação da pele, mas a maioria dos efeitos é temporária na melhor das hipóteses. Se seus sintomas durarem mais de alguns dias, piorarem progressivamente ou se espalharem por todo o corpo, é hora de consultar um médico para avaliar sua erupção cutânea.
Um médico também pode encaminhá-lo a um dermatologista especializado no tratamento de doenças da pele. Eles podem ajudar a diagnosticar a causa de suas erupções cutâneas e ajudar a tratar a fonte subjacente de inflamação, e não apenas os sintomas.
Você também deve consultar um médico se tiver reações negativas após o uso de gel de aloe. Isso pode indicar uma alergia ao aloe vera. Se você suspeitar de uma reação alérgica, pare de usar aloe imediatamente.
Nunca tome gel ou creme de aloe vera, látex de aloe ou extrato de folhas inteiras por via oral.
Procure atendimento médico imediato se suspeitar que sua erupção cutânea está infectada. Os sinais podem incluir febre, bolhas e lesões cheias de pus na erupção cutânea. Exantemas extremamente dolorosos também requerem atenção médica.
Leve embora
Devido à sua capacidade de aliviar inflamações e feridas, o aloe vera pode ser uma solução temporária para tratar os sintomas de queimaduras leves ou erupções cutâneas. No entanto, o aloe vera não é uma opção viável de tratamento para queimaduras mais graves ou condições inflamatórias graves da pele, como eczema e rosácea. Medicamentos mais fortes são necessários para erupções cutâneas mais graves.
Embora raro, o aloe vera também pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas. Sempre realize um teste de adesivo cutâneo para uso e descontinue todos os produtos de gel de aloe se detectar novas erupções cutâneas.