O que são colares de dentição âmbar e são seguros?
Contente
- O que é o âmbar do Báltico?
- Qual é o objetivo dos colares de dentição em âmbar?
- Os colares de dentição âmbar são eficazes?
- Quais são os riscos?
- Remédios alternativos para dor de dentição
- Isto deve passar também
Você já viu aqueles pedacinhos de contas alaranjadas de forma irregular na loja de bebê local? Eles são chamados de colares de âmbar, e são um grande negócio em algumas comunidades de pais naturais. Não importa onde você se enquadre no espectro hippie, você deve estar se perguntando qual é o problema com esses supostos colares mágicos de dentição. Como eles funcionam? Eles são seguros?
O que é o âmbar do Báltico?
Estes colares são feitos de âmbar do Báltico. O âmbar do Báltico é encontrado em uma região específica do norte da Europa. Não é uma pedra. Na verdade, é a seiva fossilizada das árvores que foi cultivada e polida. O âmbar do Báltico contém naturalmente de 3 a 8% de uma substância chamada ácido succínico. Algumas pessoas acreditam que esta substância pode ser usada para aliviar a dor.
Qual é o objetivo dos colares de dentição em âmbar?
Ao longo dos tempos, o âmbar do Báltico tem sido considerado por suas supostas qualidades medicinais e protetoras. Segundo pesquisadores da Universidade de Glasgow, as crianças na Escócia usavam contas para protegê-las do mal. Outros escorregavam para curar a cegueira, curar entorses e tratar uma série de outras doenças.
O que você pode achar interessante é que os bebês não devem mastigar esses colares. Em vez disso, é necessário o contato com a pele para que os colares funcionem. Quando aquecido pela pele, acredita-se que o âmbar libere pequenas quantidades de ácido succínico que entram na corrente sanguínea.
Os colares de dentição âmbar são eficazes?
Infelizmente, não podemos afirmar definitivamente se esses colares são eficazes. A maioria das informações depende muito de experiências anedóticas, em vez de pesquisas científicas. De fato, não há estudos formais que apóiam as alegações feitas sobre âmbar, Báltico ou outros.
Ainda assim, você encontrará centenas de críticas positivas sobre colares vendidos nos principais varejistas. Pais de todo o mundo estão experimentando esses colares, na tentativa de acalmar seus bebês agitados, e parece estar funcionando para uma grande maioria. É importante, no entanto, avaliar se os possíveis benefícios superam os riscos conhecidos.
Quais são os riscos?
Embora os colares de dentição âmbar sejam considerados relativamente seguros para bebês pequenos, sempre que você colocar algo em volta do pescoço do seu filho, preste atenção especial. Você pode encontrar vários acessórios de vestuário âmbar em sua pesquisa, mas certifique-se de comprar um colar feito especificamente para bebês. Estes colares são projetados com um prendedor especial que não desaparafusa facilmente. Isso impede que seu bebê adultere. Alguns colares ainda têm um fecho magnético, que libera o laço se ele for pego em alguma coisa.
Se você decidir usar um colar de âmbar de dentição, é uma boa ideia tirá-lo do seu filho antes de dormir e dormir. O estrangulamento é o maior risco com esse tipo de produto e é melhor prevenir do que remediar. Em um artigo de 2013 publicado pelo The New York Times, o risco de asfixia também é destacado. Em geral, os médicos não recomendam que os bebês usem qualquer tipo de joia.
Portanto, proceda com cuidado, se houver.
Remédios alternativos para dor de dentição
Existem muitas outras maneiras pelas quais você pode ajudar seu bebê na fase de corte dos dentes. Por exemplo, você pode amarrar um pano limpo, mergulhá-lo em um pouco de água e colocá-lo no freezer. Deixe seu bebê roer o pano para acalmar as gengivas doloridas.
Há também uma série de brinquedos e colares de dentição de borracha e silicone naturais para as mães usarem, que dão ao seu filho algo seguro para roer. Bebês mais velhos que comem sólidos podem se dar bem com um mordedor de malha. Coloque o purê de alimentos congelados ou cubos de comida de bebê congelados dentro para mastigar mais frio.
De acordo com um estudo publicado pelo International Journal of Dental Hygiene, questões como diarréia, febre e até sono interrompido podem não ser atribuídas à dentição. Independentemente disso, se seu filho estiver particularmente desconfortável, converse com seu pediatra sobre outros métodos para aliviar a dor. Você pode dar um pouco de remédio para dor para bebês, mas verifique primeiro a dosagem e a frequência. Os géis entorpecentes e os comprimidos que você encontra na farmácia podem ou não ser seguros, por isso é melhor deixar seu médico fazer a ligação final.
Há muito tempo, era comum as mães esfregarem bebidas nas gengivas dos bebês para aliviar a dor da dentição. Devido aos conhecidos efeitos prejudiciais do álcool para um bebê, a maioria das mães desconsiderou essa prática.
Isto deve passar também
A dentição é um processo doloroso para pais e bebês. É difícil ver seu bebê sofrer, mas tenha certeza de que esse estágio passa no devido tempo. Antes que você perceba, os dentes do seu filho estarão todos fora e sem dor, e você estará no próximo grande marco.