É seguro e legal usar xarope de apetamina para ganho de peso?
Contente
- O que é Apetamin?
- Como funciona?
- É eficaz para ganho de peso?
- A apetamina é legal?
- Potenciais efeitos colaterais da apetamina
- O resultado final
Para algumas pessoas, ganhar peso pode ser difícil.
Apesar de tentar ingerir mais calorias, a falta de apetite os impede de atingir seus objetivos.
Alguns recorrem a suplementos para ganho de peso, como a apetamina. É um xarope de vitaminas cada vez mais popular que afirma ajudá-lo a ganhar peso, aumentando seu apetite.
No entanto, não está disponível em lojas de produtos naturais ou em sites de boa reputação nos Estados Unidos, dificultando a compra. Isso pode fazer você se perguntar se é seguro e legal.
Este artigo analisa o Apetamin, incluindo seu uso, legalidade e efeitos colaterais.
O que é Apetamin?
A apetamina é um xarope de vitaminas que é comercializado como suplemento para ganho de peso. Foi desenvolvido pela TIL Healthcare PVT, uma empresa farmacêutica com sede na Índia.
De acordo com os rótulos de fabricação, 1 colher de chá (5 ml) de xarope de apetamina contém:
- Cloridrato de ciproheptadina: 2 mg
- Cloridrato de L-lisina: 150 mg
- Cloridrato de piridoxina (vitamina B6): 1 mg
- Cloridrato de tiamina (vitamina B1): 2 mg
- Nicotinamida (vitamina B3): 15 mg
- Dexpantenol (uma forma alternativa de vitamina B5): 4,5 mg
A combinação de lisina, vitaminas e ciproheptadina é reivindicada para ajudar no ganho de peso, embora apenas a última tenha mostrado aumentar o apetite como um efeito colateral.
No entanto, o cloridrato de ciproheptadina é usado principalmente como anti-histamínico, um tipo de medicamento que alivia os sintomas de alergia, como coriza, coceira, urticária e olhos lacrimejantes, bloqueando a histamina, uma substância que seu corpo produz quando tem uma reação alérgica (3).
A apetamina está disponível em forma de xarope e comprimido. O xarope geralmente contém vitaminas e lisina, enquanto os comprimidos incluem apenas cloridrato de ciproheptadina.
O suplemento não é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) devido a questões de segurança e eficácia, e é ilegal vendê-lo nos Estados Unidos e em muitos outros países (4).
No entanto, alguns pequenos sites continuam a vender Apetamin ilegalmente.
ResumoA apetamina é comercializada como um suplemento que ajuda a ganhar peso, aumentando o apetite.
Como funciona?
A apetamina pode promover aumento de peso porque contém cloridrato de ciproheptadina, um poderoso anti-histamínico cujos efeitos colaterais incluem aumento do apetite.
Embora não esteja claro como essa substância aumenta o apetite, existem várias teorias.
Primeiro, o cloridrato de ciproheptadina parece aumentar os níveis de fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) em crianças com baixo peso. IGF-1 é um tipo de hormônio ligado ao ganho de peso ().
Além disso, parece atuar no hipotálamo, uma pequena parte do cérebro que regula o apetite, a ingestão de alimentos, os hormônios e muitas outras funções biológicas ().
Ainda assim, mais estudos são necessários para entender como o cloridrato de ciproheptadina pode aumentar o apetite e levar ao ganho de peso.
Além disso, o xarope de apetamina contém o aminoácido L-lisina, que tem sido associado ao aumento do apetite em estudos com animais. No entanto, estudos em humanos são necessários ().
É eficaz para ganho de peso?
Embora faltem pesquisas sobre a apetamina e o ganho de peso, vários estudos descobriram que o cloridrato de ciproeptadina, seu ingrediente principal, pode ajudar no ganho de peso em pessoas que perderam o apetite e estão em risco de desnutrição.
Além disso, um estudo de 12 semanas em 16 crianças e adolescentes com fibrose cística (uma doença genética que pode caracterizar uma perda de apetite) observou que tomar cloridrato de ciproheptadina diariamente levou a aumentos significativos no peso, em comparação com um placebo ().
Uma revisão de 46 estudos em pessoas com condições variadas observou que a substância foi bem tolerada e ajudou indivíduos com baixo peso a ganhar peso. No entanto, não ajudou pessoas com doenças progressivas, como HIV e câncer ().
Embora a ciproheptadina possa beneficiar as pessoas em risco de desnutrição, ela pode levar a um ganho de peso excessivo em pessoas com excesso de peso ou com peso saudável.
Por exemplo, um estudo com 499 pessoas da República Democrática do Congo revelou que 73% dos participantes faziam uso indevido de ciproheptadina e corriam risco de obesidade ().
Em suma, embora o cloridrato de ciproheptadina possa ajudar as pessoas com baixo peso a ganhar peso, ele pode colocar a pessoa média em risco de obesidade, o que é um problema significativo em todo o mundo.
ResumoA apetamina contém cloridrato de ciproheptadina, que pode aumentar o apetite como efeito colateral. Em teoria, isso pode acontecer aumentando os níveis de IGF-1 e agindo na área do cérebro que controla o apetite e a ingestão de alimentos.
A apetamina é legal?
Vender Apetamin é ilegal em muitos países, incluindo os Estados Unidos.
Isso porque ele contém cloridrato de ciproheptadina, um anti-histamínico que só está disponível com receita médica nos Estados Unidos devido a questões de segurança. O uso indevido desta substância pode causar consequências graves, como insuficiência hepática e morte (, 10).
Além disso, a Apetamin não é aprovada ou regulamentada pelo FDA, o que significa que os produtos da Apetamin podem não conter realmente o que está listado no rótulo (,).
O FDA emitiu avisos de apreensão e advertências sobre a importação de apetamina e outros xaropes de vitaminas contendo ciproheptadina devido a questões de segurança e eficácia (4).
ResumoA venda de Apetamin é proibida em muitos países, incluindo os Estados Unidos, pois contém cloridrato de ciproheptadina, um medicamento sujeito a receita médica.
Potenciais efeitos colaterais da apetamina
Apetamin tem muitos problemas de segurança e é ilegal em muitos países, razão pela qual lojas conceituadas nos Estados Unidos não o vendem.
Ainda assim, as pessoas conseguem colocar as mãos na Apetamin importada ilegalmente por meio de pequenos sites, anúncios classificados e canais de mídia social.
Uma grande preocupação é que ele contém cloridrato de ciproheptadina, um medicamento de prescrição que tem sido associado a vários efeitos colaterais, incluindo ():
- sonolência
- tontura
- tremores
- irritabilidade
- visão embaçada
- náusea e diarreia
- toxicidade e insuficiência hepática
Além disso, pode interagir com álcool, suco de toranja e muitos medicamentos, incluindo antidepressivos, medicamentos para a doença de Parkinson e outros anti-histamínicos (3).
Como a apetamina é importada ilegalmente para os Estados Unidos, ela não é regulamentada pelo FDA. Portanto, pode conter tipos ou quantidades de ingredientes diferentes dos listados no rótulo ().
Considerando seu status ilegal nos Estados Unidos e em outros países, bem como seus efeitos adversos, você deve evitar experimentar este suplemento.
Em vez disso, converse com seu médico para determinar a opção de tratamento mais segura e eficaz se você tiver problemas para ganhar peso ou uma condição médica que reduz o apetite.
ResumoA apetamina é ilegal nos Estados Unidos e em muitos outros países. Além disso, seu ingrediente principal, o cloridrato de ciproheptadina, foi associado a efeitos colaterais graves e só está disponível mediante receita médica.
O resultado final
A apetamina é um xarope de vitaminas que supostamente ajuda no ganho de peso.
Ele contém cloridrato de ciproheptadina, um anti-histamínico vendido sob prescrição médica que pode aumentar o apetite.
É ilegal vender Apetamin nos Estados Unidos e em outros lugares. Além disso, o FDA não o regulamenta e emitiu avisos de apreensão e avisos de importação.
Se você está procurando ganhar peso, fale com um nutricionista e seu médico para desenvolver um plano seguro e eficaz sob medida para suas necessidades, em vez de depender de suplementos ilegais.