Suas pílulas anticoncepcionais são seguras?

Contente

No ano passado, durante meu exame anual, quando reclamei com minha médica sobre minha terrível TPM, ela rapidamente puxou seu bloco e me deu uma receita para a pílula anticoncepcional Yaz. "Você vai adorar isso", disse ela. "Todos os meus pacientes que o usam acham que é o melhor. Até ajudou alguns deles a perder peso!"
Menos TPM e não ter que se preocupar com meu peso? Eu fui vendida, embora eu só pretendesse falar com ela sobre estilo de vida e / ou modificações na dieta, uma vez que minhas necessidades de controle de natalidade já estavam atendidas. Antes de parar na farmácia, no entanto, pesquisei a pílula on-line (Paging Dr. Google!). Os resultados foram tudo, menos o festival de amor que me prometeram. Na verdade, as informações que encontrei me assustaram tanto que nunca usei aquela receita.
Rapidamente ficou evidente que eu não era a única mulher preocupada quando Yaz e sua pílula irmã Yazmin, duas das pílulas mais populares no mercado, foram analisadas pelo FDA após relatos de que o fabricante pode ter ocultado e minimizado problemas de saúde críticos riscos. Mas a histeria é justificada?
Um estudo de novembro de 2011 descobriu que as pílulas contendo drospirenona, incluindo Yaz e Yazmin, têm um risco 43% a 65% maior de coágulos sanguíneos do que os tipos anteriores de pílulas anticoncepcionais. Isso, combinado com relatórios generalizados de efeitos colaterais na Internet, forçou o FDA a dar uma nova olhada. Em dezembro de 2011, um painel externo comissionado pelo FDA determinou que as drogas eram um pouco mais prováveis de causar coágulos sanguíneos, mas ainda seguras para uso geral.
“É importante lembrar que todos os anticoncepcionais orais estão associados a um risco de coágulos sanguíneos”, acrescenta a Dra. Susan Solymoss, da Universidade McGill em Montreal, em um editorial publicado com o estudo. E, em comparação com as pílulas, "a gravidez é um risco maior de coágulos sanguíneos".
Ainda assim, o debate continua enquanto um grupo de vigilância está pedindo que o FDA reconsidere depois que foi descoberto que quatro dos 26 membros do painel tinham laços com o fabricante do Yaz e Yazmin. O que você deve fazer se estiver tomando esses comprimidos? Os médicos dizem que o risco de coagulação é maior nos primeiros meses, portanto, se você está tomando eles há algum tempo e não tem outros fatores de risco, como fumar, provavelmente está tudo bem. Ainda assim, você deve sempre conversar com nosso médico sobre quaisquer preocupações que você tenha sobre seu controle de natalidade.