A verdade sobre artrite e clima
Contente
- O básico da artrite
- A conexão artrite-clima
- Pressão barométrica
- Culpe a chuva
- Sabedoria aceita
- Vale a pena mudar?
- Quem fica com artrite?
- Tratamento da artrite
O básico da artrite
Artrite é inflamação das articulações. Os sintomas da artrite incluem rigidez e dor nas articulações.
Existem muitos tipos de artrite. Os dois tipos mais comuns são osteoartrite (OA), causada por movimentos repetitivos, e artrite reumatóide (AR), uma doença auto-imune.
Não há cura para a artrite, mas o tratamento pode reduzir a inflamação e aliviar a dor e a rigidez.
A conexão artrite-clima
Você provavelmente conhece alguém que jura que pode prever o clima devido à dor na artrite. Você pode até ser uma dessas pessoas.
Há muitas evidências anedóticas sobre a relação entre os sintomas da artrite e o clima.
A maioria das pessoas que acredita que a dor da artrite é afetada pelo clima diz que sente mais dor no tempo frio e chuvoso do que no clima quente e seco.
Existem algumas pesquisas para apoiar a conexão artrite-clima, mas alguns estudos falham em fornecer evidências conclusivas.
Pressão barométrica
Segundo a Arthritis Foundation, alguns estudos mostram uma relação entre pressão barométrica e dor na artrite. Um estudo de 2014 de 222 pacientes com OA do quadril pareceu apoiar que a pressão barométrica e a umidade relativa influenciam os sintomas.
Outro estudo mostrou que cada queda de temperatura de 10 graus estava ligada a um aumento incremental da dor. E essa pressão barométrica crescente também desencadeou dor em pessoas com artrite.
Culpe a chuva
Muitas pessoas com artrite sentem piora dos sintomas antes e durante os dias chuvosos. Uma queda na pressão costuma preceder o tempo frio e chuvoso. Essa queda na pressão pode causar a expansão do tecido já inflamado, levando ao aumento da dor.
Elaine Husni, reumatologista da Cleveland Clinic, diz que o tempo não causa artrite ou piora. Mas pode causar temporariamente que dói mais.
Sabedoria aceita
Pessoas com OA ou AR não são as únicas que vinculam o clima ao aumento da dor da artrite. Segundo a Fundação Nacional de Psoríase, o clima quente pode melhorar os sintomas de algumas pessoas com artrite psoriática. No entanto, não há evidências conclusivas que comprovem esse link. Mas o verão pode revelar-se uma época do ano mais fácil para ser ativo ao ar livre.
A Academia de Cirurgiões Ortopédicos também vincula o tempo chuvoso e as mudanças no clima ao potencial de aumento de dores e dores de artrite nos joelhos, mãos e ombros.
Vale a pena mudar?
Você deve mudar para um clima mais quente para escapar da dor da artrite? De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e de Pele, não há evidências para apoiar que a mudança de localização faça uma diferença a longo prazo na AR.
Embora o clima mais seco e mais quente possa resultar em menos dor, ele não afeta o curso da doença. Pacientes com artrite que residem em climas mais quentes não são poupados da dor da artrite.
Muitas pessoas mudam para um clima mais quente e menos severo quando se aposentam. Esse tipo de movimento pode trazer alguns benefícios, mas a cura da artrite não é uma delas.
Quem fica com artrite?
De acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 52,5 milhões de adultos nos Estados Unidos têm alguma forma de artrite.
Cerca de 294.000 crianças menores de 18 anos têm artrite ou alguma outra forma de doença reumática.
Qualquer pessoa pode contrair artrite, mas o risco aumenta com a idade. A artrite também tende a ocorrer nas famílias.
Pessoas que feriram uma articulação ou que são obesas correm maior risco de desenvolver OA. As mulheres desenvolvem AR em uma taxa mais alta que os homens.
Tratamento da artrite
O tratamento da artrite depende, em grande parte, do tipo de artrite que você tem. Uma variedade de medicamentos é usada para controlar a inflamação e a dor.
Almofadas de aquecimento e compressas frias podem ser aplicadas diretamente nas articulações afetadas para aliviar a dor.
A artrite pode interferir na amplitude de movimento nas articulações. Exercícios regulares de alongamento podem aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos de apoio. Exercitar-se em uma piscina pode ser útil se o movimento for difícil.