Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Ashwagandha melhora a saúde da tireóide? - Nutrição
Ashwagandha melhora a saúde da tireóide? - Nutrição

Contente

Ashwagandha é uma erva poderosa, também conhecida como ginseng indiano ou cereja de inverno (1).

Extratos de sua raiz são mais comumente usados ​​e vendidos em comprimidos, líquidos ou em pó.

Ashwagandha é considerado um adaptógeno, ou seja, acredita-se que ele ajude seu corpo a gerenciar o estresse. Também é usado para combater o envelhecimento, fortalecer e construir músculos, ajudar a distúrbios neurológicos e aliviar a artrite reumatóide (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7).

Usado por séculos na medicina tradicional, ganhou popularidade recente como um tratamento alternativo para problemas de tireóide.

Este artigo explica se você deve tomar ashwagandha para apoiar a saúde da tireóide.

Tipos de distúrbios da tireóide

A tireóide é um órgão em forma de borboleta localizado na base do seu pescoço. Ela desempenha um papel fundamental no metabolismo, na saúde óssea e no crescimento e desenvolvimento (8, 9, 10).


Os três principais hormônios importantes para a saúde da tireóide são (11):

  • hormônio estimulador da tireóide (TSH)
  • triiodotironina (T3)
  • tiroxina (T4)

O TSH é controlado pela glândula pituitária, uma pequena glândula do tamanho de amendoim localizada perto da base do seu cérebro. Quando os níveis de T3 e T4 são muito baixos, o TSH é liberado para produzir mais desses hormônios. Um desequilíbrio entre eles pode indicar problemas na tireóide (11).

Existem dois tipos principais de distúrbios da tireóide - hipotireoidismo e hipertireoidismo.

O hipotireoidismo ocorre quando sua tireóide não produz hormônio tireoidiano suficiente. Geralmente está associado a medicamentos específicos, deficiência de iodo ou doença de Hashimoto, um distúrbio autoimune no qual seu corpo ataca o tecido tireoidiano saudável (11).

Os sintomas comuns do hipotireoidismo incluem ganho de peso, fadiga, constipação, bócio e pele seca (11).

Por outro lado, o hipertireoidismo é caracterizado pela superprodução do hormônio da tireóide. Pessoas com essa condição geralmente apresentam falta de ar, batimentos cardíacos irregulares, fadiga, perda de cabelo e perda de peso não intencional (12).


Nos países ocidentais, 1% a 2% e 0,2% a 1,3% da população apresentam hipotireoidismo ou hipertireoidismo, respectivamente (13).

Ambas as condições são normalmente tratadas com medicação sintética. No entanto, alguns podem buscar alternativas naturais, como ashwagandha.

Resumo O hipotireoidismo é um distúrbio da tireóide caracterizado por baixos níveis de hormônio da tireóide, enquanto o hipertireoidismo está ligado a altos níveis. Algumas pessoas usam ashwagandha para tratar essas condições em vez de medicamentos sintéticos.

Ashwagandha pode melhorar a saúde da tireóide?

Embora o ashwagandha tenha muitos benefícios potenciais para a saúde, você pode se perguntar se vale a pena levar para a saúde da tireóide.

Ashwagandha ajuda com hipotireoidismo?

Em geral, existem pesquisas insuficientes sobre suplementos de ashwagandha e saúde da tireóide.

No entanto, estudos recentes indicam resultados promissores em relação ao hipotireoidismo.


Um estudo de 8 semanas em 50 pessoas com hipotireoidismo descobriu que tomar 600 mg de extrato de raiz de ashwagandha diariamente levou a melhorias significativas nos níveis da tireóide, em comparação com o uso de placebo (6).

Aqueles no grupo ashwagandha mostraram aumentos significativos nos níveis de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) de 41,5% e 19,6%, respectivamente. Além disso, os níveis de hormônio estimulador da tireoide (TSH) diminuíram 17,5% (6).

Os efeitos redutores de cortisol de Ashwagandha podem ser responsáveis.

O estresse crônico aumenta os níveis de cortisol, levando a níveis mais baixos de T3 e T4. Ashwagandha parece estimular seu sistema endócrino, aumentando os níveis de hormônio tireoidiano, reduzindo o cortisol (6).

Em outro estudo de oito semanas, adultos com transtorno bipolar receberam ashwagandha. Enquanto três participantes experimentaram aumentos nos níveis de T4, este estudo foi limitado (14).

São necessários mais estudos para entender melhor os efeitos a longo prazo do ashwagandha no hipotireoidismo.

Ashwagandha ajuda com hipertireoidismo?

Nenhum estudo em humanos examinou suplementos de ashwagandha e hipertireoidismo.

Dito isto, ashwagandha pode exacerbar os sintomas do hipertireoidismo, aumentando os níveis de T3 e T4, levando potencialmente a uma forma grave de hipertireoidismo chamada tireotoxicose (15, 16).

A tireotoxicose ocorre quando o corpo apresenta níveis extremamente altos de hormônios tireoidianos circulantes, mas baixos níveis de TSH (15, 16).

Se não tratada, essa condição pode levar à insuficiência cardíaca, perda de peso, sede extrema e problemas de pele (15, 16).

Portanto, é importante conversar com seu médico antes de tomar ashwagandha, especialmente se você tiver hipertireoidismo.

Resumo Ao aumentar os níveis de hormônio tireoidiano T3 e T4, o ashwagandha pode desempenhar um papel no controle do hipotireoidismo, mas piora os sintomas do hipertireoidismo.

Segurança e efeitos colaterais

Para a maioria das pessoas saudáveis, o ashwagandha é considerado seguro (7, 20).

No entanto, mulheres grávidas ou amamentando devem evitá-lo, além de pessoas com hipertireoidismo (21).

Além disso, esta erva pode interagir com sedativos, bem como medicamentos para as seguintes condições (17, 18):

  • diabetes
  • pressão alta
  • distúrbios psicoativos
  • hipotireoidismo
  • imunossupressão

Além disso, o ashwagandha pode estimular seu sistema imunológico, potencialmente exacerbando doenças autoimunes, como artrite reumatóide, esclerose múltipla e lúpus (1, 19).

Portanto, é melhor consultar seu médico antes de usar o ashwagandha.

Resumo Embora amplamente considerado seguro, o ashwagandha não deve ser tomado por mulheres grávidas, amamentando ou hipertireoidianas. Como esta erva também pode interferir com vários medicamentos, é recomendável consultar seu médico antes de tomá-lo.

Como usar ashwagandha

Ashwagandha é geralmente tomado em forma de suplemento. A maioria dos suplementos vem em comprimidos de 300 mg ingeridos duas vezes por dia após a ingestão.

Ele também vem em pó e geralmente é adicionado à água, leite, sucos ou smoothies. Algumas pessoas misturam em pratos ou polvilhe em cima de iogurte.

Além disso, você pode fazer chá ashwagandha.

Como todas as pesquisas atuais usam o formato de comprimido, ainda não se sabe se pós e chás têm os mesmos efeitos.

Como não há dados humanos sobre a toxicidade do ashwagandha, geralmente é considerado seguro para uso. Siga a dose recomendada pelo fabricante, a menos que instruído de outra forma pelo seu médico (7, 20).

Resumo Ashwagandha é geralmente tomado como um suplemento em doses de 300 mg duas vezes por dia. Também está disponível como pó ou chá.

A linha inferior

Ashwagandha tem sido usado há séculos na medicina alternativa.

Pesquisas preliminares mostram que ele pode melhorar os níveis da tireóide em pessoas com hipotireoidismo. No entanto, pode piorar os sintomas do hipertireoidismo.

Portanto, você deve consultar seu médico antes de tomar ashwagandha para uma condição da tireóide.

Nossas Publicações

Como saber se a cannabis passou de seu primeiro

Como saber se a cannabis passou de seu primeiro

A erva daninha não etraga como um pote de maionee ou algum outro produto alimentar, ma pode definitivamente etar “apagada” ou até mofada. A erva daninha provavelmente não levará a ...
Você deve beber 3 litros de água por dia?

Você deve beber 3 litros de água por dia?

Não é nenhum egredo que a água é vital para ua aúde.Na verdade, a água compreende 45-75% do peo corporal e deempenha um papel fundamental na aúde do coraçã...