Pergunte ao médico de dieta: a pior coisa encontrada em nossos alimentos
![【生放送】1・モスクワ撃沈で浮き足立つロシア。2・動画の中身とサムネ釣りの関係。3・私の取り扱わない話について](https://i.ytimg.com/vi/3oflk37KVpQ/hqdefault.jpg)
Contente
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/ask-the-diet-doctor-the-worst-thing-found-in-our-food.webp)
Q: Além de óleos hidrogenados e xarope de milho com alto teor de frutose, qual ingrediente devo evitar?
UMA: As gorduras trans industriais encontradas nos óleos hidrogenados e nos açúcares adicionados - não apenas no xarope de milho com alto teor de frutose - são definitivamente os dois principais ingredientes que você deve minimizar e evitar. Eles estão realmente em uma classe própria, mas o que você deve evitar para completar os três primeiros? Bisfenol-a, também conhecido como BPA.
Aprendi sobre os efeitos negativos do BPA sobre a saúde há cerca de oito anos, em uma entrevista que conduzi com John Williams, Ph.D. Ele contou histórias sobre os efeitos estrogênicos extremos em animais cujos ambientes foram expostos a derramamentos de lixo e despejo que envolveu grandes quantidades de BPA. O elo que faltava para mim naquela época era a conexão humana e os efeitos do BPA nas pessoas.
No entanto, no ano passado, houve quase 60 estudos de pesquisa publicados analisando as implicações do BPA na saúde humana. Essas descobertas e outras foram resumidas em uma revisão recente publicada na revista Toxicologia Reprodutiva. Os autores descobriram que a exposição ao BPA foi associada a um risco aumentado de:
• aborto espontâneo
• entrega prematura
• redução da função sexual masculina
• síndrome dos ovários policísticos (SOP)
• concentrações alteradas do hormônio tireoidiano
• função imunológica embotada
• Diabetes tipo 2
• doença cardiovascular
• função hepática alterada
• obesidade
• estresse oxidativo e inflamação
Por que o BPA é ruim?
O BPA é um hormônio de desregulação endócrina - essencialmente, é uma substância química que atua para interromper a função hormonal normal do nosso corpo. Ele causa estragos de várias maneiras, agindo como o estrogênio, bloqueando a ação do estrogênio, ligando-se aos receptores da tireoide e, portanto, prejudicando a função da tireoide e muito mais.
Não vejo nenhum outro alimento ou ingrediente em nosso suprimento de alimentos tendo esse tipo de efeito. Felizmente, devido ao clamor do consumidor, o BPA foi essencialmente erradicado dos plásticos vendidos para uso como garrafas de água e recipientes de comida. Há apenas cinco anos, quando minha esposa e eu tivemos nossos primeiros filhos (tivemos gêmeos), encontrar mamadeiras sem BPA era extremamente difícil e caro; em julho de 2012, no entanto, o FDA proibiu seu uso em mamadeiras e copinhos.
Se o BPA dos recipientes de comida e água não for mais um problema, onde você está se expondo ao BPA? Infelizmente, seis milhões de toneladas de BPA são produzidas a cada ano, então ele está em toda parte. É usado como revestimento de recibos, embora, a menos que você seja um comprador compulsivo legítimo, a transferência transdérmica de BPA dos recibos provavelmente seja mínima. O BPA também é encontrado na poeira ao redor de sua casa - sim, poeira; é assim que essa toxina é onipresente em nosso ambiente. Como resultado, a exposição por meio de alimentos provavelmente não é a maior fonte. Mas você ainda pode minimizar a exposição e o acúmulo de BPA. Aqui estão duas coisas para focar.
1. Seja esperto com as latas. O BPA é para revestir o interior das latas. Evitar vegetais enlatados e optar por frescos ou congelados não deve ser muito difícil. Comprar feijão seco em vez de feijão enlatado não só reduzirá sua exposição ao BPA, mas também será mais econômico e facilita o controle da ingestão de sódio. Ao comprar produtos à base de tomate, procure os que são vendidos em potes de vidro, sempre que possível. Embora existam latas sem BPA para feijão, elas são muito menos comuns para produtos à base de tomate, já que a acidez do tomate torna a camada protetora de BPA um importante componente de proteção contra o metal das latas.
2. Perder peso. O BPA é um produto químico solúvel em gordura que pode se acumular nas células de gordura. Então, embora você possa estar fazendo o seu melhor para manter sua casa livre de poeira de BPA, enquanto não mantém seus alimentos em plásticos potencialmente contendo BPA, a má notícia é que tu pode ser o maior reservatório de BPA em sua vida. A boa notícia é que seu corpo pode excretar BPA facilmente pela urina. Depois de liberá-lo de suas células de gordura, seu corpo pode se livrar dele. Perder peso e permanecer magro pode ser uma das melhores maneiras de reduzir a exposição crônica e o acúmulo de BPA.
Felizmente, os riscos à saúde associados ao BPA estão começando a atingir as pessoas que têm o poder de regular a onipresença desse produto químico. O FDA recentemente rotulou o BPA de "substância química preocupante", então, esperançosamente, haverá mais pesquisas e regulamentações em torno do BPA em um futuro próximo. Nesse ínterim, canse de seus alimentos enlatados e mantenha-se magro.