Pergunte ao médico de dieta: o cromo acelera a perda de peso?
Contente
Q: Tomar suplementos de cromo me ajudará a perder peso?
UMA: O cromo é barato e não é um estimulante, então seria um ótimo acelerador de perda de gordura - se ao menos funcionasse.
Agora, se você for diabético com deficiência de cromo, isso vai melhorar um pouco sua tolerância à glicose. Para todos os outros, a suplementação de cromo é inútil (a menos que você goste de doar para empresas de suplementos já extremamente lucrativas).
Mas vamos dar dois passos para trás: o que é cromo e como esse mito do acelerador de perda de gordura começou? O cromo é um mineral que aumenta a ação da insulina no corpo. A insulina é essencialmente o guardião da perda de gordura, então qualquer coisa que torne uma quantidade menor de insulina mais eficaz é ótimo para a perda de gordura.
No final dos anos 1950, os cientistas chegaram a apelidar o cromo de "fator de tolerância à glicose" (acho que poderia ser a manchete de um suplemento para perda de gordura) devido à sua capacidade de melhorar a tolerância à glicose em estudos com animais.
Apesar disso, mais cromo não é melhor em humanos se você já estiver em capacidade de cromoy. O nível adequado de ingestão de cromo para mulheres adultas é de 25 microgramas, o que significa que se você comer 1/2 xícara de brócolis, já estará na metade do caminho recomendado. Se você tomar um suplemento multivitamínico / mineral todas as manhãs, atingirá seus níveis de ingestão diária e alguns antes mesmo de começar a trabalhar. Como você pode ver, não é preciso muito para atingir a capacidade.
Os suplementos de cromo podem embalar entre 200 e 1.000 microgramas de cromo, mas toda essa carga não parece ajudar em nada na perda de peso, como mostram esses trechos de alguns estudos de perda de peso à base de cromo:
- Um estudo de 2007 analisou o impacto de 200 microgramas de cromo na perda de gordura em mulheres e descobriu que a suplementação "não influenciou independentemente o peso corporal ou a composição ou o estado de ferro. Assim, afirma que a suplementação de 200 microgramas de [cromo] promove a perda de peso e mudanças na composição corporal não são suportadas. "
- Um estudo de 2008 que combinou cromo e CLA (ácidos linoléicos conjugados, outra farsa de suplemento para perda de peso) relatou que tomar esses dois suplementos por três meses não afetou "mudanças induzidas por dieta e exercícios no peso e na composição corporal".
- Um estudo de 2010 que durou 24 semanas concluiu: "A suplementação de 1.000 microgramas de picolinato de cromo sozinho, e em combinação com a educação nutricional, não afetou a perda de peso nesta população de adultos com sobrepeso."
O cromo não é o milagre da perda de gordura que os programas de TV e os anúncios na Internet promovem. Siga sua dieta, aumente a intensidade de seus exercícios e você obterá melhores resultados do que qualquer pílula de perda de gordura poderia fornecer.