Pergunte ao Reumatologista: Dicas de tratamento para artrite psoriática
Contente
- 1. Como posso evitar danos às minhas articulações?
- 2. Meu tratamento parou de funcionar. Quais são as minhas opções?
- 3. Há algo que eu possa fazer para evitar crises?
- 4. Quais exames um reumatologista utilizará para monitorar minha artrite psoriática?
- 5. Que opções de tratamento tópico existem?
- 6. Quais são as opções de tratamento injetável?
- 7. Quanto tempo até eu ver os resultados do meu tratamento?
- 8. Meus sintomas estão afetando gravemente minha vida diária. O que eu posso fazer?
1. Como posso evitar danos às minhas articulações?
A melhor maneira de evitar danos é controlar a inflamação nas articulações. O processo inflamatório ocorre nas articulações, ao redor dos tendões e ligamentos e onde eles se inserem no osso.
Você pode reduzir a inflamação seguindo uma dieta anti-inflamatória, reduzindo o estresse, dormindo de boa qualidade, se exercitando e tomando seus medicamentos conforme prescrito.
Além disso, se suas articulações estiverem inflamadas, minimize o uso dessas articulações até que a inflamação diminua. Exercícios suaves e mover as articulações por toda a amplitude de movimento manterão sua função. Você pode procurar ajuda de um fisioterapeuta ocupacional ou físico.
2. Meu tratamento parou de funcionar. Quais são as minhas opções?
Se isso acontecer, marque uma consulta com seu médico para revisar quais medicamentos você tomou, quão bem eles funcionaram e seu padrão e gravidade da doença.
Discuta também novas opções de tratamento, que tipos de medicamentos estão disponíveis e quais são seus efeitos colaterais. Você e seu médico também podem levar em consideração a cobertura do seguro e os custos diretos para determinar qual o melhor tratamento. Também é importante revisar sua dieta, estressores, infecções recentes e atividades físicas para ver quais opções adicionais estão disponíveis.
Existem vários medicamentos aprovados pela FDA para artrite psoriática (APS). Eles se enquadram em grupos com base na maneira como bloqueiam vias imunológicas específicas.
Os medicamentos orais se enquadram nos medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs), nos inibidores da janus quinase ou nos inibidores da fosfodiesterase-4. Os produtos biológicos que geralmente são usados primeiro são chamados bloqueadores de TNF, e existem cinco para você escolher. Opções adicionais que bloqueiam outras vias imunológicas incluem inibidores da interleucina-17 (IL-17), inibidores da IL-12 e IL-23 e células T.
3. Há algo que eu possa fazer para evitar crises?
Mantenha um breve registro de suas explosões e o que as levou a elas e procure padrões. Certos alimentos, aumento do estresse ou infecções podem desencadear crises. Outras vezes, elas acontecem espontaneamente.
Quando ocorre um surto, é importante descansar e cuidar bem de si mesmo. Tratar suas crises com antecedência pode minimizar seus sintomas e o risco de danos.
Pode ser necessário conversar com seu médico sobre como aumentar ou alterar seus medicamentos. Às vezes, seu médico pode recomendar uma injeção local de esteróide na articulação inflamada.
4. Quais exames um reumatologista utilizará para monitorar minha artrite psoriática?
Seu médico provavelmente monitorará seu PSA com exames de sangue, como o teste da taxa de sedimentação de eritrócitos e o teste de proteína C-reativa.
Se você tiver outra condição médica, como diabetes ou doença hepática, serão realizados testes de glicose e função hepática. Se você toma certos medicamentos, seu médico pode realizar testes específicos para esses medicamentos. Os testes comuns incluem um hemograma completo (CBC) e um teste de função renal (creatinina sérica).
O seu médico também pode recomendar um ultra-som para avaliar a presença de inflamação em uma articulação, dedo ou dedo do pé. Uma vantagem do ultrassom é que ele não usa radiação como um raio-X e geralmente pode ser feito no consultório do seu médico.
5. Que opções de tratamento tópico existem?
Às vezes, os anti-inflamatórios não esteróides tópicos (AINEs) podem ser úteis para uma única articulação. Os tópicos contendo medicamentos semelhantes à aspirina estão disponíveis sem receita médica. Os tópicos de prescrição contêm o AINE diclofenaco.
Se a psoríase também estiver presente no PSA, existem vários tratamentos tópicos disponíveis.
6. Quais são as opções de tratamento injetável?
Se uma única ou algumas articulações ou tendões estiverem ativos, uma injeção local de esteróide pode ser muito útil.
O seu médico pode recomendar o tratamento do seu PSA com um produto biológico. Se for esse o caso, todos os produtos biológicos são administrados por auto-injeção. Menos comumente, o biológico será administrado por via intravenosa no consultório do seu médico ou em um centro de infusão.
7. Quanto tempo até eu ver os resultados do meu tratamento?
Pode levar até três meses até que você veja o efeito total de um novo tratamento. Na minha experiência, porém, a melhora geralmente ocorre dentro de várias semanas e, muitas vezes, após uma única injeção de um medicamento biológico.
Nos estágios iniciais ao iniciar um novo tratamento, seu médico pode precisar aumentar uma dose do medicamento ou adicionar um segundo medicamento antes de ver os resultados.
8. Meus sintomas estão afetando gravemente minha vida diária. O que eu posso fazer?
Verifique se o seu tratamento está otimizado. Além disso, consulte um terapeuta físico ou ocupacional.
Os terapeutas ocupacionais podem ajudar na avaliação de suas atividades profissionais, atividades diárias e hobbies. Eles também podem dar recomendações para melhorar seus sintomas e função. Às vezes, eles podem recomendar que você tire uma folga do trabalho, seja para férias ou licença médica.
Dr. Carteron é imunologista e reumatologista. Ela se formou na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Ela é membro do corpo clínico da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, em São Francisco, orientando os bolsistas de reumatologia em treinamento. Ela também fornece serviços de consultoria para pacientes individuais, biofarma e organizações sem fins lucrativos. Ela é cofundadora da HealthWell Foundation e do Programa de Saúde da Mulher. Seu trabalho se concentra na síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune, e ela é presidente das Diretrizes de Prática Clínica de Reumatologia da Fundação de Síndrome de Sjogren. Ela gosta de passar tempo em Napa Valley com a família e servindo como intercessora.