Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 14 Junho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
O QUE ACONTECE QUANDO BEBEMOS DEMAIS
Vídeo: O QUE ACONTECE QUANDO BEBEMOS DEMAIS

Contente

O que é bromidrose?

A bromidrose é um odor corporal fétido relacionado ao suor.

Na verdade, a transpiração em si não tem odor. É apenas quando o suor encontra bactérias na pele que um cheiro pode surgir. Além do odor corporal (BO), a bromidrose também é conhecida por outros termos clínicos, incluindo osmidrose e bromidrose.

A bromidrose geralmente pode ser tratada ou evitada por meio de mudanças em seus hábitos de higiene, embora também existam opções de tratamento médico.

Causas

Você tem dois tipos de glândulas sudoríparas: apócrinas e écrinas. A bromidrose geralmente está relacionada às secreções das glândulas apócrinas. Mas os dois tipos de glândulas sudoríparas podem causar odor corporal anormal.

As glândulas apócrinas estão localizadas principalmente nas áreas das axilas, virilha e seios. O suor das glândulas apócrinas tende a ser mais espesso do que o produzido pelas glândulas écrinas. O suor apócrino também contém substâncias químicas chamadas feromônios, que são hormônios que têm efeito sobre outras pessoas. Pessoas e animais liberam feromônios para atrair um parceiro, por exemplo.


Quando o suor apócrino é liberado, ele é incolor e inodoro. Quando as bactérias no corpo começam a decompor o suor seco, um cheiro desagradável pode resultar em pessoas com bromidrose.

As glândulas apócrinas não se tornam ativas até a puberdade. É por isso que o BO geralmente não é um problema entre as crianças.

As glândulas sudoríparas écrinas estão por todo o corpo. O suor écrino também é inodoro e incolor no início, embora contenha uma solução salgada suave. Um mau cheiro também pode se desenvolver quando as bactérias na pele quebram o suor écrino. O cheiro de suor écrino também pode refletir certos alimentos que você pode ter comido (como alho), álcool que você consumiu ou certos medicamentos que você tomou.

Diagnóstico

A bromidrose é fácil de diagnosticar. Seu médico deve ser capaz de identificar a condição com base no seu cheiro. Você pode não ter nenhum odor perceptível se não estiver suando ou tiver tomado banho recentemente. Seu médico pode pedir para vê-lo depois de fazer exercícios ou pode fazer com que você se exercite em uma esteira, por exemplo, na consulta.


Seu médico também revisará seu histórico médico para procurar possíveis causas subjacentes de sua BO. Condições como diabetes e doenças hepáticas e renais podem contribuir para um odor corporal anormalmente forte.

Tratamento

As abordagens de tratamento adequadas para a bromidrose são baseadas na gravidade da doença. Em alguns casos, as medidas preventivas são suficientes. Em casos mais sérios, a remoção das glândulas sudoríparas agressivas pode ser a resposta. Suas opções de tratamento incluem:

Botox

A toxina botulínica A (Botox), que atua bloqueando os impulsos nervosos para os músculos, pode ser injetada na axila para bloquear os impulsos nervosos para as glândulas sudoríparas. A desvantagem do tratamento com Botox é que ele passa depois de um tempo, então você pode precisar dele algumas vezes por ano. O Botox também é usado para mãos e pés suados.

Lipoaspiração

Uma maneira de reduzir o suor apócrino é remover as próprias glândulas sudoríparas. Você pode ter ouvido falar sobre a lipoaspiração em relação à remoção de gordura do seu meio ou de qualquer outra parte do corpo. Tubos especiais são inseridos cuidadosamente no corpo e a gordura é extraída.


O mesmo conceito pode ser aplicado às glândulas sudoríparas sob os braços. Um tubo de sucção muito pequeno, denominado cânula, é inserido logo abaixo da pele. Em seguida, é raspado ao longo da parte inferior da pele, removendo as glândulas sudoríparas à medida que avança. Esse processo pode deixar algumas glândulas no lugar que podem continuar a causar suor excessivo.

Em alguns casos, os primeiros resultados positivos de menos suor e odor são o resultado de nervos danificados. Quando os nervos atordoados durante a lipoaspiração se reparam, os mesmos problemas podem retornar.

Há algum progresso encorajador no uso da lipoaspiração ultrassônica, que usa energia vibratória para remover melhor as glândulas sudoríparas visadas.

Cirurgia

Uma forma mais invasiva de remover as glândulas sudoríparas ou os nervos que desencadeiam o suor é por meio de cirurgia. Um procedimento denominado simpatectomia endoscópica usa pequenas incisões e ferramentas especiais para destruir os nervos no tórax que levam às glândulas sudoríparas nas axilas. O procedimento é eficaz por 5 a 10 anos.

Outro tratamento minimamente invasivo é chamado eletrocirurgia. Isso é feito com pequenas agulhas isoladas. Durante um período de vários tratamentos, o médico pode usar as agulhas para remover as glândulas sudoríparas.

O cirurgião também pode remover as glândulas sudoríparas por meio de uma operação mais tradicional. Isso começa com uma incisão na axila. Ele permite ao cirurgião ver claramente onde as glândulas estão localizadas. Esse tipo de cirurgia é chamado de ressecção de pele e deixa algumas cicatrizes na superfície da pele. Ele tende a ser usado em pessoas que também têm hidradenite, uma doença crônica da pele que deixa você com caroços nas axilas e em outras partes do corpo.

Remédios caseiros

Antes de tentar qualquer procedimento invasivo, você deve tentar algumas estratégias básicas de higiene. Isso pode ajudar a reduzir o número de bactérias que interagem com o suor. Esses hacks de vida para vencer o BO são um ótimo lugar para começar.

Como a bromidrose é desencadeada pela ação de bactérias na pele, lavagens frequentes podem ser suficientes para neutralizar as bactérias. Lavar pelo menos uma vez por dia com água e sabão pode ajudar. Se o cheiro estiver localizado nas axilas, por exemplo, você pode concentrar seus esforços de limpeza ali.

Um sabonete anti-séptico e cremes antibacterianos contendo eritromicina e clindamicina também podem ajudar.

Um desodorante ou antitranspirante forte pode desempenhar um papel fundamental na redução do odor. Aparar o cabelo nas axilas também é recomendado.

Você também deve lavar suas roupas regularmente e tirar as roupas que estiverem suadas assim que possível. Embora algumas roupas possam ser usadas mais de uma vez antes da lavagem como regra geral, se você tiver bromidrose, pode ser necessário lavar após cada uso. Uma camiseta pode ajudar a evitar que o odor chegue às camadas externas da roupa.

Complicações

Para algumas pessoas, a bromidrose significa mais do que ter BO. Pode ser um sinal de outra condição médica. Esses incluem:

  • tricomicose axilar (uma infecção dos folículos pilosos sob o braço)
  • eritrasma (uma infecção superficial da pele)
  • intertrigo (erupção cutânea)
  • Diabetes tipo 2

A obesidade também pode ser um fator que contribui para a bromidrose.

O resultado final

Algum odor nas axilas ou de outras partes do corpo com suor é normal, especialmente durante a puberdade. Tomar banho regularmente, usar um desodorante ou antitranspirante e usar roupas limpas pode ser suficiente para neutralizar o BO menor. Você deve tentar essas abordagens primeiro.

No entanto, se o problema não pode ser contido com higiene, converse com seu médico sobre outras opções de tratamento. Consulte um dermatologista para ver se uma condição da pele pode estar piorando as coisas. A bromidrose pode ser uma condição difícil, mas é tratável para muitas pessoas.

Artigos Para Você

Por que é tão importante encontrar médicos que aceitam o Medicare perto de você

Por que é tão importante encontrar médicos que aceitam o Medicare perto de você

Ao ecolher um plano Medicare, um fator importante a coniderar é encontrar médico que aceitem o Medicare perto de você. Não importa e você etá procurando uma clínica,...
Seu plano de refeições de 7 dias para AR: receitas antiinflamatórias

Seu plano de refeições de 7 dias para AR: receitas antiinflamatórias

O alimento deempenham um papel importante no controle da inflamação. Reunimo uma emana inteira de receita uando alimento que ão conhecido por ua propriedade antiinflamatória. Ajude...