Asma e eczema: existe uma ligação?
Contente
- A ligação entre eczema e asma
- Qual é o papel das alergias no eczema e nas crises de asma?
- Outros gatilhos de asma e eczema
- Gerenciando eczema e asma
- O takeaway
A asma e o eczema estão ambos ligados à inflamação. Se você tem uma condição, a pesquisa sugere que você pode ter mais probabilidade do que a maioria das pessoas de ter a outra.
Nem todo mundo com asma tem eczema. Mas há uma forte ligação entre ter eczema quando criança e desenvolver asma mais tarde na vida.
Não há uma explicação única para essa associação. A exposição precoce a alérgenos e genes podem contribuir.
Aqui está o que os pesquisadores sabem atualmente sobre a ligação entre asma e eczema, junto com dicas para gerenciar ambas as condições.
A ligação entre eczema e asma
Tanto o eczema quanto a asma estão ligados à inflamação que geralmente é causada por uma forte reação a alérgenos ambientais.
Na verdade, metade de todas as pessoas com eczema moderado a grave também tem:
- asma
- rinite alérgica
- alergias a comida
Um estudo descobriu que bebês que foram diagnosticados com eczema nos primeiros 2 anos de vida tinham três vezes mais probabilidade de desenvolver asma e rinite nos próximos 5 anos do que aqueles que não tinham eczema infantil.
Outra pesquisa chegou a conclusões semelhantes.
Eczema, ou dermatite atópica, é uma doença inflamatória da pele em que o sistema imunológico tende a reagir de forma exagerada a um gatilho ambiental. A condição tende a ocorrer em famílias.
Herdar uma mutação no gene da filagrina de seus pais pode levar a uma barreira de pele "permeável" que reduz a capacidade da pele de bloquear alérgenos e permite que a umidade escape
Isso causa sintomas de eczema, como pele seca e irritada. Alérgenos, como pólen, pêlos e ácaros, contêm enzimas que também podem quebrar a barreira da pele.
A respiração ofegante, a tosse e a opressão torácica associadas à asma costumam ser causadas por uma forte resposta imunológica aos alérgenos ambientais.
A inflamação faz com que as vias respiratórias inchem e se estreitem, causando problemas respiratórios.
As causas exatas da asma são desconhecidas e variam de pessoa para pessoa. Os genes podem desempenhar um papel na forte reação do sistema imunológico.
Qual é o papel das alergias no eczema e nas crises de asma?
As reações alérgicas ocorrem quando o sistema imunológico reage exageradamente a certas substâncias benignas que considera prejudiciais. Uma conseqüência não intencional dessa resposta é o aumento da inflamação em seu corpo.
Seu sistema imunológico libera anticorpos, bem como produtos químicos chamados histaminas para combater esses gatilhos. A histamina é responsável pelos sintomas clássicos de alergia, como:
- espirros
- coriza
- congestão nasal
- comichão na pele
- urticária e erupções cutâneas
- Olhos lacrimejantes pruriginosos
As alergias podem causar vários tipos de reações imunológicas em algumas pessoas. É comum que alérgenos inalantes desencadeiem asma alérgica e eczema.
Estudos têm associado cada vez mais o eczema de alérgenos inalantes a uma diminuição da função pulmonar. Exemplos de alérgenos inalantes incluem:
- ácaros
- pólen
- mofo
- pêlos de animais
Outros gatilhos de asma e eczema
Muitos outros gatilhos além dos alérgenos podem causar crises de asma e eczema. Você notará que alguns gatilhos podem agravar a asma e o eczema.
Os possíveis gatilhos do eczema incluem:
- ar frio ou seco
- estresse
- infecções bacterianas ou virais da pele
- exposição a irritantes encontrados em detergentes, sabonetes, fragrâncias, produtos químicos e fumaça
- calor e umidade
O seguinte pode desencadear crises de asma:
- ar frio ou seco
- estresse
- infecções respiratórias superiores
- exposição a irritantes como fumaça, poluição do ar ou odores fortes
- azia
- exercício
Gerenciando eczema e asma
Se você tem eczema e asma, é importante perguntar ao seu imunologista sobre o teste de alergia. Uma história de eczema pode significar que você tem mais probabilidade de desenvolver rinite alérgica e asma alérgica.
Mesmo que você tenha feito testes de alergia quando criança, pode desenvolver novas alergias quando adulto. Saber seus gatilhos pode ajudar a minimizar os sintomas de eczema e asma.
Depois de conhecer seus gatilhos, é importante reduzir o contato diário com alérgenos tanto quanto possível. Você pode começar por:
- usando um ar condicionado em sua casa
- mantendo as janelas fechadas
- lavar sua roupa de cama semanalmente em água quente
- aspirar carpetes e tapetes uma vez por semana
- mantendo animais de estimação fora do seu quarto
- tomar banho imediatamente depois de sair de casa e antes de dormir
- manter uma umidade abaixo de 40 a 50 por cento em sua casa
Se as mudanças no estilo de vida e os medicamentos não forem suficientes para controlar sua asma e eczema induzidos por alergia, alguns tratamentos podem ajudar a tratar as duas condições. Esses incluem:
- Imunoterapia. Injeções regulares contra alergia podem ajudar a tratar a asma alérgica e o eczema, apresentando ao seu sistema imunológico pequenas quantidades de alérgenos. Seu sistema imunológico cria uma tolerância até que você sinta menos sintomas após 3 a 5 anos de tratamento.
- Medicamentos biológicos. Esses novos medicamentos antiinflamatórios às vezes são usados para tratar asma e eczema grave.
- Modificadores de leucotrieno (montelucaste). Esta pílula diária ajuda a reduzir os sintomas de alergia e asma, controlando os produtos químicos que seu sistema imunológico libera quando você entra em contato com um alérgeno. Não está claro se é útil no tratamento do eczema.
Converse com seu alergista ou imunologista sobre quais tratamentos podem ser adequados para você.
O takeaway
Nem todo mundo que tem asma tem eczema. E ter eczema nem sempre significa que você desenvolverá asma.
Uma história familiar de alergias pode aumentar o risco de ambas as condições. É possível notar um aumento nas crises de asma e eczema ao mesmo tempo.
Modificações no estilo de vida e alguns tratamentos podem ajudar a controlar a asma alérgica e o eczema.
Consulte seu médico se notar um aumento no número de surtos ou se tiver dificuldade em controlar seus sintomas.