Morte por ataque de asma: conheça seu risco
Contente
- Você pode morrer de um ataque de asma?
- Quais são os sintomas de um ataque de asma?
- Conheça os sinais de alerta
- Garantindo que você obtenha a assistência necessária
- Fatores de risco para morte por ataque de asma
- Complicações da asma
- Prevenção de ataques de asma
- Seguindo seu plano de ação para asma
- Evitando seus gatilhos
- Monitorando sua condição
- Outlook
- O resultado final
Você pode morrer de um ataque de asma?
Pessoas com asma às vezes podem ter ataques de asma. Quando isso acontece, suas vias aéreas ficam inflamadas e estreitadas, dificultando a respiração.
Os ataques de asma podem ser graves e também fatais. Durante um ataque de asma grave, você pode não receber oxigênio suficiente nos pulmões e pode até mesmo parar de respirar.
Receber tratamento adequado para um ataque de asma é vital. É por isso que é tão importante seguir o plano de ação para asma que você desenvolveu com seu médico e buscar tratamento de emergência quando necessário.
Continue lendo para aprender mais sobre ataques de asma, quando procurar atendimento de emergência e os fatores de risco associados à morte por asma.
Quais são os sintomas de um ataque de asma?
Os sintomas de um ataque de asma podem incluir:
- tosse ou respiração ofegante
- falta de ar
- tendo dificuldade para respirar
- uma sensação de aperto no peito
Um leve ataque de asma pode durar apenas alguns minutos e responder à medicação de resgate. No entanto, ataques de asma moderados ou graves podem durar mais tempo e, em alguns casos, não respondem à medicação de resgate.
emergência de asma!Você deve procurar ajuda imediatamente se sentir algum destes sintomas:
- falta de ar ou respiração ofegante que é severa ou piora rapidamente
- falta de ar que é tão forte que você só consegue falar em frases curtas
- esforçando-se para respirar
- lábios ou unhas que ficaram cinza ou azul
- sem alívio dos sintomas após usar seu inalador de resgate
Conheça os sinais de alerta
Reconhecer os sinais de alerta de que um ataque de asma pode estar chegando pode ajudá-lo a pedir ajuda rapidamente, caso ocorra. Alguns sinais de alerta a serem observados incluem:
- sintomas de asma que se tornaram mais frequentes ou atrapalham suas atividades do dia a dia
- necessidade de usar seu inalador de resgate com mais frequência
- tendo sintomas que o mantêm acordado à noite
Garantindo que você obtenha a assistência necessária
Certifique-se de que sua família, amigos e pessoas próximas a você saibam o que fazer se você sofrer um ataque. Mantenha uma cópia de seus medicamentos e contatos de emergência, incluindo seu médico, em seu telefone para que você possa mostrá-los a outras pessoas que possam vir em seu auxílio durante um ataque.
Se a sua asma for muito grave, você pode considerar comprar uma pulseira de identificação médica que pode alertar os socorristas sobre sua condição. Além disso, existem até aplicativos de telefone disponíveis que podem ajudar você e seu médico a monitorar seus sintomas.
Fatores de risco para morte por ataque de asma
Alguns fatores de risco para morte por asma incluem:
- asma não controlada ou abandono de um plano de tratamento para asma
- ataques de asma graves anteriores ou hospitalizações devido à asma
- função pulmonar deficiente, medida pelo fluxo expiratório máximo (PFE) ou volume expiratório forçado (VEF1)
- tendo sido colocado em um ventilador para asma anteriormente
Alguns grupos têm um risco aumentado de morte devido à asma:
- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (), a maioria das mortes relacionadas à asma ocorre em países de renda baixa ou média-baixa.
- Mais mulheres do que homens morrem de asma, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças ().
- As mortes por asma aumentam com a idade, de acordo com dados da American Lung Association.
- Os afro-americanos têm duas a três vezes mais chances de morrer de asma do que outros grupos raciais ou étnicos, de acordo com o.
Complicações da asma
Além do potencial de ser fatal, existem várias outras complicações que podem ocorrer devido à asma. Isso pode incluir:
- sintomas que atrapalham suas atividades cotidianas ou hobbies
- aumento de ausências da escola ou do trabalho
- estreitamento permanente de suas vias aéreas, o que pode afetar a forma como você respira
- efeitos colaterais de medicamentos que você tem usado para controlar sua asma
- visitas repetidas ao seu médico ou sala de emergência
- efeitos colaterais psicológicos, como depressão
Prevenção de ataques de asma
As medidas de prevenção podem ajudá-lo a evitar um ataque de asma grave. Alguns exemplos de ações preventivas que você pode tomar incluem:
Seguindo seu plano de ação para asma
Trabalhe com seu médico para desenvolver um plano de ação personalizado para ajudar a manter sua asma sob controle. Seu plano incluirá coisas como a freqüência de tomar seus medicamentos para asma, quando intensificar o tratamento, quando consultar seu médico e o que fazer se você tiver um ataque de asma.
Faça cópias do seu plano de ação para a asma para referência. Você também pode manter uma foto do seu plano no telefone. É uma boa ideia compartilhar essas informações com familiares e entes queridos para que eles saibam o que fazer se você tiver um ataque. Se você estiver muito doente para tomar suas próprias decisões médicas, eles devem saber para levá-lo a ajuda médica o mais rápido possível.
Evitando seus gatilhos
Um ataque de asma pode ser desencadeado por várias coisas. Os gatilhos da asma podem variar de pessoa para pessoa, por isso é importante saber quais são os seus. Alguns gatilhos comuns incluem:
- alérgenos, como pólen, mofo ou pêlos de animais
- poluição do ar
- fumo passivo
- tempo frio
- exercício
- irritantes, como poeira, perfumes ou vapores químicos
- doenças respiratórias, como gripe ou resfriado
Monitorando sua condição
Certifique-se de ter consultas regulares com seu médico para avaliar sua condição. Se você notar uma mudança em seus sintomas que seja preocupante, converse com seu médico sobre isso. Em alguns casos, seu tratamento ou plano de ação para asma pode precisar ser atualizado.
Outlook
Estima-se que pessoas morrem prematuramente devido à asma em todo o mundo a cada ano. Além disso, o CDC estima que cerca de nos Estados Unidos morrem de asma a cada dia.
Os dados também indicam que as mortes por ataques de asma podem atingir seu pico nos meses frios do ano. Acredita-se que isso seja devido ao ar frio ou a doenças respiratórias sazonais que desencadeiam ataques de asma.
A maioria das mortes por asma pode ser evitada por meio de tratamento adequado e medidas de prevenção. Além disso, garantir que as pessoas com asma sejam capazes de reconhecer os sintomas de um ataque de asma que se aproxima, tomar seus medicamentos de maneira adequada e buscar tratamento de emergência quando necessário pode ajudar muito na prevenção de mortes por asma.
O resultado final
Os ataques de asma podem ser fatais. Um ataque de asma grave pode impedir que você receba oxigênio suficiente para os pulmões e pode até mesmo parar de respirar. Se você estiver experimentando os sintomas de um ataque grave de asma, deve procurar atendimento médico de emergência.
Trabalhando junto com seu médico, você pode definir um plano de ação para a asma. Seguindo cuidadosamente este plano, monitorando seus sintomas e evitando seus gatilhos de asma, você pode ajudar a diminuir suas chances de sofrer um ataque de asma grave.