Tratamento ayurvédico para asma: isso funciona?
Contente
- Noções básicas de medicina ayurvédica
- Tratamento ayurvédico e asma
- Benefícios pretendidos
- Precauções
- Outros tratamentos
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
A medicina ayurvédica (Ayurveda) é um sistema médico centenário antigo que se originou na Índia. Atualmente, é praticado como uma forma de medicina complementar em muitos países, incluindo os Estados Unidos.
Os profissionais ayurvédicos acreditam que podem lidar com muitas condições de saúde, incluindo:
- asma
- alergias
- eczema
- desordens digestivas
- osteoartrite
- diabetes
Noções básicas de medicina ayurvédica
Na medicina ayurvédica, existem cinco elementos que permeiam todo o universo, bem como nossos corpos. Esses elementos são espaço, ar, água, terra e fogo. Eles se combinam para promover a saúde, formando e mantendo o equilíbrio saudável de três doshas, que existem em cada ser vivo.
Quando os doshas ficam desequilibrados, a doença resulta. Esses doshas são:
- vata (ar e espaço)
- kapha (terra e água)
- pitta (fogo e água)
Cada pessoa tem um dosha primário, que deve ser mais forte que os outros. Pensa-se que pessoas com um dosha pitta forte são as que têm mais probabilidade de ter asma.
Apesar do uso generalizado, há poucos dados científicos disponíveis para apoiar o valor do Ayurveda. No entanto, existem evidências indicando que as ervas usadas nos tratamentos ayurvédicos podem trazer benefícios para as pessoas com asma.
Tratamento ayurvédico e asma
Os praticantes ayurvédicos usam várias técnicas para trazer o corpo para um estado equilibrado e livre de doenças. Eles incluem:
- dizendo mantras
- massagem
- ioga
- uso oral e tópico de ervas
- mudanças na dieta e no estilo de vida
- exercícios de respiração
Para o tratamento da asma brônquica e asma alérgica, os profissionais ayurvédicos relataram o uso bem-sucedido de vários tratamentos com ervas. Esses incluem Argemone mexicana, uma erva comum que pode ser encontrada crescendo selvagem em toda a Índia. Outras ervas incluem:
- Cassia sophera
- Piper betel
- manjericão sagrado (tulsi)
- Euphorbia hirta, geralmente chamada de erva daninha da asma
Estas e outras ervas podem ter propriedades anti-histamínicas, broncodilatadoras e anti-asmáticas.
Os profissionais ayurvédicos também se concentram nas técnicas de dieta, exercício e respiração profunda para ajudar a reduzir os sintomas da asma.
Benefícios pretendidos
Alguns pequenos estudos, como este publicado em 2012 no International Quarterly Journal of Research em Ayurveda, indicam que as ervas usadas na medicina ayurvédica podem ter benefícios para o tratamento da asma. Outros estudos incluem o uso de modificações na dieta e mudanças no estilo de vida, além de tratamentos com ervas.
Outro pequeno estudo de 2016, realizado sem controles, descobriu que o tulsi era benéfico para liquefazer a fleuma e reduzir a tosse associada à asma e bronquite alérgica.
Esses e outros estudos são convincentes, mas não foram replicados em grandes populações de estudo. Alguns estudos relatados também usam linguagem vaga sobre o tipo de tratamentos com ervas e estratégias utilizadas.
Precauções
Os curandeiros aryuvédicos não são regulamentados ou licenciados nos Estados Unidos, por isso é importante escolher um praticante com sabedoria.
Se você estiver pensando em tratamentos ayurvédicos para asma, converse primeiro com seu médico. Não substitua a medicina ayurvédica pelos seus protocolos atuais até que o seu médico dê o seu aval.
Lembre-se de que faltam evidências científicas sobre a eficácia e a segurança das práticas ayurvédicas. Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) alertou que metais, minerais e gemas potencialmente perigosos, incluindo chumbo, mercúrio e arsênico, foram encontrados nas misturas de ervas ayurvédicas.
Outros tratamentos
A medicina ocidental geralmente começa com um plano escrito de asma que inclui a identificação dos gatilhos da asma e como evitá-los. Seu plano de asma também incluirá instruções para lidar com crises e informações sobre quando ligar para o seu médico em caso de emergência.
Medicamentos bem estudados são usados para controle a longo prazo e alívio imediato dos sintomas. Esses medicamentos incluem:
- Inaladores de resgate. Dispositivos portáteis que fornecem uma dose pré-medida de medicamentos para reduzir o inchaço e a irritação. Alguns inaladores são projetados para interromper os ataques de asma rapidamente.
- Broncodilatadores de ação prolongada. São medicamentos inalados ou uma combinação de medicamentos que proporcionam abertura de ação prolongada das vias aéreas. Eles são medicamentos de manutenção e incluem coisas como corticosteróides inalados.
- Nebulizadores. Nebulizadores não são portáteis. Eles podem usar alguns dos mesmos inaladores de medicamentos e são altamente eficazes para interromper os ataques de asma.
- Comprimidos. Medicamentos orais para asma podem ser prescritos para uso diário ou ocasional. Isso inclui medicamentos corticosteróides e moduladores de leucotrieno, projetados para reduzir a inflamação nas vias aéreas.
- Imunomoduladores. Também conhecidos como biológicos, esses medicamentos injetáveis são usados para tratar sintomas graves de asma. Eles trabalham reduzindo a sensibilidade para acionar alérgenos no ambiente, como ácaros ou pólen.
Quando consultar um médico
Os ataques de asma são graves. Se estiver tossindo, sibilando, com dores no peito ou com dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente. Em alguns casos, seu inalador de resgate pode não fornecer alívio. Em caso afirmativo, chame seu médico.
A linha inferior
A medicina ayurvédica é um sistema médico antigo que tem origem na Índia. Ayurveda é praticada hoje em todo o mundo. Alguns tratamentos ayurvédicos, como alterações na dieta ou o uso de ervas, podem trazer benefícios para a asma, embora faltem evidências científicas sobre sua eficácia.
Também se descobriu que algumas formulações à base de plantas contêm substâncias nocivas, como o chumbo. Ayurveda não deve ser substituído pelo seu protocolo padrão de asma ou sem a aprovação do seu médico.